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O engajamento de colaboradores é a melhor maneira de reduzir o turnover e gastos nas empresas. Ter funcionários engajados é sinônimo de produtividade e bons resultados

Investir no engajamento de colaboradores passou a ser uma necessidade para as empresas que desejam crescer no mercado e criar um ambiente de trabalho saudável e feliz

Foi-se o tempo em que apenas organizar processos, equilibrar finanças e manter os clientes satisfeitos eram recursos suficientes para manter um negócio de pé. 

Se você deseja ter uma empresa de sucesso, precisa reconhecer a importância das pessoas, investir em um modelo de gestão sustentável e promover engajamento. 

E é isto que nós vamos te apresentar neste artigo, produzido pela Feedz: a definição de engajamento, sua importância, dicas de como desenvolver e como mensurar. Vamos lá? 

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O que é engajamento de colaboradores? 

engajamento de colaboradores

Antes de tudo, vamos ao conceito de engajamento de colaboradores. 

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De acordo com a definição da revista Forbes, o engajamento do colaborador é o compromisso emocional que ele tem com a organização e seus objetivos.

Esse comprometimento demonstra quanto os funcionários engajados realmente se preocupam com o que fazem e com a empresa. 

Ou seja: funcionários engajados não trabalham apenas pelo salário ou tendo em vista a próxima promoção, eles têm objetivos, propósitos e, acima de tudo, se sentem realizados naquilo que estão fazendo. 

Proatividade, comprometimento, brilho nos olhos e satisfação são características visíveis nos funcionários engajados.

Por outro lado, indisposição, desinteresse pelas atividades e falta de visão de futuro na empresa demonstram baixo engajamento. 

Envolver os funcionários é um fator decisivo no sucesso dos negócios hoje. Altos níveis de engajamento aumentam a retenção de talentos, fidelidade do cliente e o desempenho organizacional. 

4 maneiras de engajar os colaboradores

Se você chegou até aqui e se deu conta que precisa melhorar o engajamento dos seus colaboradores, não se preocupe, nós preparamos 4 dicas para mudar esse cenário e incentivar na sua empresa: 

1. Invista em um onboarding estruturado

O incentivo ao engajamento começa quando o colaborador entra na empresa

Em português, o termo onboarding de funcionários quer dizer “embarque”. 

Trata-se de um período de integração que começa quando o novo colaborador aceita a proposta de trabalho e vai até o momento em que ele passa a desempenhar suas funções produtivas, podendo ser feita de forma presencial ou remota.

Essa fase não pode ser ignorada, pois é por meio dela que a pessoa se sente integrada à empresa e à sua equipe de trabalho.

Sendo assim, defina quanto tempo vai durar seu onboarding – 15, 20 ou 30 dias, por exemplo – e proporcione atividades como: 

  • reuniões para apresentar os setores da empresa;
  • atividades e treinamentos relacionados à área de atuação do funcionário;
  • apresentação das ferramentas de trabalho e o passo a passo das tarefas que serão desempenhadas por ele;
  • apresentação dos valores e pilares culturais da empresa. 

Realizar um bom onboarding trará resultados como: integração, alinhamento de comunicação e expectativas, colaboradores bem preparados, produtividade, conexão com a cultura e os valores da empresa e, claro, mais engajamento

Confira esses artigos em nosso blog!
? Cultura Organizacional: o Que É e Como Criar a Sua?
? Missão, Visão e Valores: definindo os conceitos da sua empresa
? Fit Cultural: Por Que se Atentar no Momento do Recrutamento e Seleção
? Qual a Importância da Comunicação Clara para as Empresas?

2. Ofereça um ambiente de trabalho saudável e seguro

Vamos falar a verdade, ninguém se sente engajado em um ambiente de trabalho insalubre, baseado em pressões, competitividade e que traz prejuízos à saúde mental, né?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um ambiente de trabalho saudável e seguro é aquele em que trabalhadores e gestores colaboram entre si para proteger e promover saúde, segurança e bem-estar. 

Então aí vai um checklist para você saber se o seu ambiente de trabalho é saudável: 

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  • possui infraestrutura adequada;
  • incentiva a preservação da saúde mental e física;
  • preza pelo conforto;
  • investe em suporte emocional;
  • possui ética e respeito;
  • apoia a diversidade e inclusão;
  • tem uma comunicação clara;
  • reconhece os funcionários. 

Lembrando que esses são apenas alguns passos para manter a saúde do seu clima organizacional. Para saber mais, aplique os próximos passos ?

3. Promova uma cultura de feedbacks

Um ambiente de trabalho aberto ao diálogo e à troca de feedback é sinônimo de engajamento.

As pessoas esperam poder falar livremente sobre falhas e possibilidades de melhoria, pois isso faz com que elas se sintam respeitadas no trabalho. 

Sua empresa tem investido nisso? Se você acha que precisa melhorar, está na hora de criar uma cultura de feedbacks. Confira algumas dicas práticas: 

Lembre-se: para começar, esteja disposto a ouvir as pessoas. Isso muda tudo. 

Quer saber mais sobre cultura de feedbacks? Confira esse episódio do Me Explica Aí!

4. Reconheça as conquistas e avanços

É gratificante quando recebemos reconhecimento das nossas conquistas, isso incentiva o engajamento. 

Sendo assim, procure valorizar o trabalho individual e coletivo dos seus colaboradores. 

Faça elogios, ofereça prêmios e bonificações quando as metas forem alcançadas e valorize as ideias inovadoras. Essa atitude vai criar um incentivo à inovação e à produtividade. 

Aprenda como mensurar o engajamento de colaboradores

Como você já viu até aqui, funcionários engajados podem melhorar os resultados do seu negócio, mas antes de saber como medir o nível do engajamento, é importante atentarmos para um aspecto importante: a subjetividade

O engajamento dos colaboradores é influenciado por muitos fatores – desde a cultura da empresa, comunicação organizacional e tipos de liderança até a confiança e reputação que a empresa tem no mercado. 

Um bom engajamento é identificado quando:

  • os colaboradores se sentem motivados com os objetivos empresa;
  • o relacionamento entre equipes e líderes se mantêm estimulante e saudável;
  • a equipe demonstra prazer em realizar suas atividades diárias; 
  • a taxa de turnover se mantém baixa; 
  • a retenção de clientes se mantém crescente. 

Para mensurar o engajamento de colaboradores, analise os fatores mencionados e procure aplicar uma pesquisa de engajamento.

É ela que vai mostrar onde está a raiz do problema e indicará o caminho para realizar melhorias. 

A importância da pesquisa de engajamento de colaboradores 

Com a  pesquisa de engajamento é possível medir se os funcionários se sentem valorizados na empresa. 

Esse tipo de análise promove um grande impacto no sucesso dos negócios e vai te ajudar a: 

  • entender em que sua empresa se destaca e o que precisa melhorar;
  • dar voz aos colaboradores;
  • passar confiança e segurança aos funcionários;
  • detectar os diferentes perfis de funcionários presentes na empresa;
  • facilitar a tomada de decisões para gestão de pessoas; 
  • trazer dados relevantes sobre o clima organizacional;
  • proporcionar insights para melhorar a produtividade;
  • mostrar como está o humor e a felicidade dos seus colaboradores.

Confira esses materiais ricos do Tangerino!
? [Planilha] Calculadora Turnover e Absenteísmo
? [Planilha e checklist] Pesquisa de clima organizacional
? [Ebook] Desenvolvimento de lideranças: invista em uma equipe de sucesso!
? [Ebook] Guia: como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?

Conclusão

Como você viu aqui, manter seus funcionários engajados e satisfeitos afeta todas as áreas da sua empresa, desde a produtividade até a satisfação do cliente final. 

Nos dias de hoje, as organizações e os gestores precisam, cada vez mais, tomar decisões baseadas em dados e com foco no bem-estar das pessoas. 

Nesse sentido, priorize ações com foco na satisfação dos colaboradores e aplique regularmente a pesquisa de engajamento; esses passos são fundamentais para que a sua empresa se mantenha saudável, lucrativa e no caminho certo. 

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