Tempo de Leitura: 9 minutos

No mercado de trabalho, as tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço para otimizar o tempo e o sucesso da organização. O app de banco de horas é um dos aliados do departamento pessoal para monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários. 

Imagine uma ferramenta desenvolvida para simplificar a vida do setor, tornando o controle de horários e saldos uma tarefa acessível e incrivelmente prática. Isso é o que promete um aplicativo de banco de horas.

Essa solução não só agiliza, mas revoluciona a gestão do tempo e da produtividade. Mas, antes de embarcar nessa jornada tecnológica, é importante conhecer a regulamentação que norteia essa inovação. 

Por isso, neste artigo, vamos apresentar todos os detalhes sobre o app de banco de horas. Confira abaixo os principais tópicos:

O que é um app de banco de horas?

app de banco de horas

O app banco de horas é uma forma de controle de ponto que permite monitorar as horas trabalhadas dos colaboradores ao longo da jornada. De forma automatizada, as informações são armazenadas para saber o saldo de horas e o horário em que cada funcionário bateu ponto.

Apesar de existir apps que funcionam como uma planilha de banco de horas, esses são sistemas que dependem de um registro externo, isto é, precisam da marcação de ponto. Por isso, são fáceis de serem fraudados, seja inserindo horários diferentes da realidade ou digitando informações erradas.

Por esse motivo, a melhor escolha é um app de banco de horas vinculado ao ponto eletrônico, como é o Sólides Tangerino, que usa as marcações de ponto originais para determinar o saldo de horas extras, sendo à prova de erros e fraudes. 

Banner rosa claro com o texto

Assim, todo o processo é automático e online, de forma que é possível acompanhar o saldo de horas de cada trabalhador.

Leia também:

O que a lei diz sobre app de banco de horas? 

Quando uma empresa possui 20 funcionários registrados ou mais, ela deve registrar os horários de entrada e saída de todos. Essa obrigatoriedade está prevista na Lei n.º 7.885, de 24 de outubro de 1989, e pode acontecer de algumas formas:

  • Livro de ponto
  • Crachá pessoal
  • Cartão de ponto
  • Biometria

Logo, a empresa pode usar equipamentos eletrônicos, mecânicos ou manuais para registrar o ponto. A escolha do tipo de registro depende da empresa, mas a melhor alternativa é contar com um meio de registro eletrônico que facilita todos os processos e garante exatidão dos dados.

Atualmente, a lei do Ministério Público do Trabalho (MTP) que regulamenta o uso de app de banco de horas é a Portaria 671. Também conhecida como MP do ponto eletrônico, trata-se de um conjunto de artigos que substituem portarias antigas, como a 373 e a 1510, que foram extintas.

Publicada em 8 de novembro de 2021, no Diário Oficial da União, a Portaria está de acordo com o Programa de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais. Isso significa que aumentam os mecanismos de transparência das normas trabalhistas. 

Sobre a Portaria 671

A Portaria 671 envolve diferentes pontos que devem ser conhecidos pelos profissionais do departamento pessoal. São eles:

  • Comprovação do registro de ponto
  • Carteira de trabalho e registros
  • Reembolso ou auxílio-creche
  • Jornada de atividades insalubres
  • Assinatura digital
  • Menor aprendiz
  • Espelho de ponto

Quer saber mais sobre a Portaria 671? É só assistir ao vídeo que preparamos sobre o tema e, claro, inscrever-se no canal da Sólides Tangerino:

No caso, especificamente sobre aplicativo de banco de horas, ele entra como um Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) previsto na Portaria 671. O artigo 77 da Portaria diz:

“Art. 77. O REP-A é o conjunto de equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho, autorizado por convenção ou acordo coletivo de trabalho”.

Isso quer dizer que se trata de um sistema composto pelo equipamento de registro eletrônico do ponto do trabalhador e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto. 

Para tanto, o REP-A precisa identificar o empregador e empregado, assim como disponibilizar no local da fiscalização ou remotamente, a extração eletrônica ou impressão do registro fiel das marcações feitas pelo empregado.

Além disso, o uso de REP-A deve ser autorizado em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Logo, o departamento pessoal requer cuidado para que o uso do app não seja feito após o término do acordo com o sindicato.

Como funciona um app de banco de horas?

O funcionamento do aplicativo visa facilitar o registro de ponto e ter todas as informações para consulta sempre que desejar. 

Para isso, o app banco de horas permite o acompanhamento das horas da jornada de trabalho, uma vez que é configurado de acordo com a escala de trabalho do colaborador. 

Ao registrar o ponto nos horários de entrada e saída do expediente e no horário de almoço, o aplicativo consegue reconhecer a jornada de trabalho do colaborador e calcular automaticamente o saldo de horas. 

Esses dados ficam armazenados na nuvem, de forma totalmente segura, garantindo a transparência sempre que for feita a consulta.

Mas também existem aqueles app para registrar horas de trabalho que servem meramente como ferramentas de cálculo: o usuário insere os horários diariamente e obtém seu saldo diário, semanal e mensal. 

Nesse aspecto, esse tipo de aplicativo é muito semelhante à tradicional planilha de banco de horas, pois são sistemas que dependem de um registro externo (a marcação de ponto).

Ambos são fáceis de fraudar, seja inserindo horários diferentes da realidade ou simplesmente digitando errado.

O colaborador consegue acompanhar seu banco de horas pelo app?

dicas de whatsapp business

Sim, o colaborador pode acompanhar o banco de horas pelo aplicativo a qualquer momento. Essa funcionalidade traz mais transparência nas relações entre empresa e empregado.

Por exemplo, uma planilha de horas trabalhada, diferentemente do aplicativo, podem ser facilmente corrompidas ou perdidas e há mais chances de erros manuais que podem comprometer a confiabilidade das informações.

No aplicativo de banco de horas, o colaborador tem a garantia de que os dados não foram alterados, e nem mesmo a necessidade de esperar o fim do mês para ter acesso à folha de ponto. 

Na hora que desejar, ele consegue verificar as horas extras, os atrasos, o banco de horas e outros detalhes sobre sua rotina na empresa.

Por isso, o app de banco de horas vinculado ao ponto eletrônico é a melhor opção. Esse é o caso da tecnologia da Sólides, que usa as marcações de ponto originais para determinar o saldo de horas extras, sendo à prova de erros e fraudes. 

Banner com fundo cinza o texto

Todo o processo é automático e online, de forma que é possível acompanhar o saldo de horas de cada trabalhador diariamente.

O app de banco de horas da Sólides é seguro?

O aplicativo de banco de horas da Sólides Tangerino garante que a gestão da jornada de trabalho digital seja automatizada e segura.

A plataforma possibilita para o usuário a proteção dos dados, torna a consulta prática e reduz os gastos e o tempo com a conferência manual. 

Entre alguns destaques do app de banco de horas, tem-se:

  • Controle total — que pode ser realizado todos os dias;
  • Simplicidade — otimiza o fechamento da folha de ponto;
  • Integração — possibilita juntar outros softwares na gestão da jornada de trabalho;
  • Relatórios — elabora relatórios diversos para tomada de decisões;
  • Personalização — permite ajustar conforme as necessidades.

Outro destaque é o reconhecimento facial, que impede fraudes no registro. Além disso, a empresa consegue delimitar quais são os locais onde as pessoas conseguem registrar o ponto, que fica salvo na nuvem. 

Esse tipo de sistema de registro de ponto eletrônico pode ser personalizado para enviar automaticamente os comprovantes de marcação para o e-mail de cada funcionário, proporcionando acesso fácil e rápido às informações.

Dessa forma, os dados ficam prontamente disponíveis para conferência, fornecendo tanto  segurança quanto transparência no processo. Vale ressaltar que também é viável visualizar os registros diretamente no aplicativo, com atualizações em tempo real.

Quais os benefícios do app de banco de horas?

banco de horas

A implementação do app de banco de horas na empresa vai trazer um conjunto de benefícios para o departamento pessoal. Além de reduzir o tempo na gestão dos dados, há uma diminuição dos custos e não para por aqui!

Confira as principais vantagens do aplicativo de banco de horas:

  • eficiência na gestão de dados 
  • redução de custos
  • conformidade legal 
  • prevenção de fraudes
  • geração automática de relatórios
  • personalização da solução

Abaixo vamos falar de cada uma delas de forma mais detalhada:

Eficiência na gestão de dados 

O uso do app de banco de horas elimina a necessidade de fazer planilhas manuais, ter arquivos físicos e gastar com impressão e papel. Isso resulta em uma gestão eficiente e ágil dos dados, proporcionando um controle preciso das informações.

Redução de custos

Ao eliminar o uso de planilhas manuais, arquivos físicos e gastos com impressão e papel não apenas se otimiza a gestão de dados, mas também se contribui para uma significativa redução de custos operacionais, promovendo eficiência financeira.

O app está em total conformidade com as diretrizes da Portaria 671, garantindo que a empresa opere dentro das normas legais. 

Além disso, fortalece a integridade e segurança da empresa e proporciona um ambiente de trabalho alinhado às regulamentações vigentes.

Prevenção de fraudes

Além da conformidade das vantagens anteriores, os recursos como o reconhecimento facial oferecem uma robusta prevenção contra fraudes no registro de ponto. 

Essa camada adicional de segurança garante a integridade dos dados e evita inconsistências, protegendo a empresa contra práticas fraudulentas.

Geração automática de relatórios

A facilidade de criar relatórios com poucos cliques, gerados automaticamente a partir dos dados armazenados, eleva a confiabilidade das informações. 

Essa funcionalidade agiliza o fechamento da folha de ponto. Isso permite a criação rápida de relatórios detalhados em qualquer momento.

Personalização da solução

Impossível deixar de citar que o app de banco de horas garante vantagens estratégicas também. Ele inclui a personalização integral da solução conforme as exigências específicas da empresa, o que proporciona flexibilidade para o registro de ponto em qualquer local. 

Além disso, fortalece a autonomia dos colaboradores, agiliza a manipulação de dados pelo setor de Recursos Humanos e consolida centralizadamente as informações, promovendo uma gestão mais estratégica e personalizada.

Tire suas dúvidas sobre o app de banco de horas!

Ficou com alguma dúvida? Reunimos as respostas para algumas questões importantes sobre app banco de horas. Confira!

O que é um app de banco de horas?

Um app de banco de horas é uma ferramenta tecnológica desenvolvida para otimizar a gestão das horas trabalhadas por funcionários em uma empresa. Pode ser configurado conforme as necessidades da empresa e da jornada de cada um dos colaboradores. 
Assim, o processo de registro de ponto é automatizado e adaptado à realidade dos colaboradores.

O app de banco de horas é legal?

Sim, o app de banco de horas está em conformidade com a legislação mais recente — Portaria 671. É reconhecido como um Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A). 
A utilização dessa tecnologia não apenas atende às exigências legais, como também torna a administração do banco de horas mais simplificada, o que aumenta a eficiência e a transparência no gerenciamento do tempo de trabalho.
O Sólides Tangerino é homologado pela Portaria 671 desde fevereiro de 2022. Logo, o app de banco de horas pode ser usado de forma legal pelo departamento pessoal.

Quais as vantagens de um app de banco de horas?

São muitas vantagens de um app para registrar horas de trabalho. As principais estão relacionadas à gestão do tempo e dos recursos.
O aplicativo oferece controle preciso e detalhado das horas trabalhadas por cada um dos colaboradores. Outro benefício é a adaptabilidade para diferentes escalas de trabalho, o que torna ideal para ambientes dinâmicos.
A transparência nas horas trabalhadas é outro benefício que fortalece a relação de confiança entre a empresa e os colaboradores. 
Além disso, vale destacar que não há necessidade de planilhas manuais. Isso reduz erros decorrentes do compilamento manual de dados e diminui o tempo despendido no processamento das informações individuais.
Esses atributos fazem do app de banco de horas um aliado não apenas na gestão do tempo, mas também na promoção da sustentabilidade ambiental
Ao reduzir o consumo de papel e materiais para armazenagem, contribui para a preservação do meio ambiente. A praticidade de ter todos os dados disponíveis na nuvem não apenas reforça a segurança, mas também agrega eficiência operacional ao processo.

Como funciona um app de banco de horas?

O funcionamento do app de banco de horas é muito simples, já que ele foi desenvolvido pensando na otimização da gestão do tempo, na eficiência dos processos e na precisão das informações. 
Ao registrar o ponto digital, o colaborador consegue ter acesso aos horários de entrada, saída e almoço na empresa. Com poucos cliques, a consulta pode ser feita a qualquer momento para saber as horas extras, o banco de horas e mais detalhes sobre a jornada. Tudo isso é calculado automaticamente.
O app também é personalizável e permite que a empresa tenha diferentes escalas de trabalho, tornando a gestão mais flexível e eficaz.

Próximo passo: simplifique os processos

Como abordamos ao longo deste artigo, a implementação de um app de banco de horas é uma ferramenta eficaz para otimizar a gestão do tempo e recursos no departamento pessoal. 

Ao oferecer controle preciso e detalhado das horas trabalhadas e promover transparência nas relações entre empresa e colaborador, o app aparece como uma solução integral para a administrar a jornada de trabalho. 

Além disso, a conformidade com a legislação, como a Portaria 671, e a segurança proporcionada pela tecnologia, incluindo o reconhecimento facial, garantem a confiabilidade dos processos e respaldo legal.

Por isso, a Sólides Tangerino centraliza todas as etapas do departamento pessoal em um único software e automatiza processos de admissão digital, controle de ponto, gestão de férias e diversas outras tarefas.

Ou seja, em um só lugar, nosso software elimina fraudes de identidade, possibilita o monitoramento de rota, acompanhamento das atividades executadas pela equipe, coleta de assinaturas de forma totalmente digital e muito mais.

Ficou interessado no nosso software para gestão da jornada de trabalho? Essa tecnologia automatiza processos manuais e eleva o setor de Recursos Humanos a um patamar estratégico.

Registre-se para centralizar toda a jornada do DP em um único software!

Banner com fundo cinza o texto