Tempo de Leitura: 10 minutos

Não é segredo para ninguém que tem app pra tudo, não é mesmo? Assim, para quem é do DP ou RH, a dúvida não é saber se existe, mas qual o melhor app de controle de ponto do mercado.

O básico é permitir a marcação de ponto com base na lei, mas existem uma série de outros fatores que você pode considerar para analisar as soluções existentes e fazer uma escolha consciente.

Para ajudar com isso, vamos explicar o que é e como funciona um aplicativo de ponto e apresentar suas vantagens. E para facilitar ainda mais sua decisão, vamos compartilhar a opinião de quem já usa esse tipo de solução!

Oriente sua leitura a partir dos tópicos abaixo:

O que é um app de controle de ponto?

app de controle de ponto

Um app de controle de ponto é a solução mais moderna, prática e segura para fazer o registro de jornada de equipes presenciais, híbridas, remotas ou externas.

O termo app sugere exatamente o que você está pensando: falamos de um programa ou aplicativo via web que pode ser facilmente baixado, seja para um computador, tablet ou outro tipo de dispositivo móvel.

Aliás, é justamente isso que caracteriza o ponto móvel e traduz essa solução que permite que as pessoas façam o registro de ponto de qualquer lugar, a qualquer hora e em poucos cliques.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

É possível bater ponto pelo celular?

Sim. O aplicativo de ponto foi pensado para ser usado em smartphones. Isso significa que cada pessoa pode ter, ao alcance das mãos (literalmente!), tudo o que precisa para registrar seus horários de entrada e saída.

É por essa razão que o app de controle de ponto torna o processo mais prático. O que, por sua vez, contribui para que ninguém deixe de fazer as marcações corretamente, evitando problemas para o DP no momento do fechamento da folha de ponto.

E não pense que permitir que cada pessoa use seu próprio dispositivo para registrar a jornada abre margem para registros inconsistentes, tá? Mais adiante, explicaremos como a tecnologia funciona e o que a torna uma alternativa bastante segura para todas as partes envolvidas.

Leia também:

O que a lei diz sobre app de controle de ponto?

A Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) é o texto legal que regulamenta o  aplicativo de controle de ponto gratuito ou pago, apresentando as diretrizes para que cada ferramenta tenha permissão para estar disponível no mercado.

Essa portaria reúne todos os sistemas eletrônicos de registro de jornada a partir de três categorias:

  • REP-C: relógio de ponto tradicional;
  • REP-P: registrador via programa, completamente digital, que inclui os coletores de marcações, o armazenamento de registro de ponto e o programa de tratamento de ponto;
  • REP-A: solução alternativa composta por equipamento + programas de computador usados para o registro da jornada de trabalho.

É a solução alternativa que leva à existência do aplicativo de ponto eletrônico com validade jurídica, desde que siga regras como:

  • permitir  a identificação de empregador e empregado;
  • não permitir restrições à marcação de ponto;
  • não fazer a marcação automática do ponto;
  • possibilitar a extração eletrônica ou impressa do registro de ponto;
  • não permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados;
  • permitir a assinatura eletrônica com base nos parâmetros definidos.

Quem precisa fazer controle de ponto?

Desde que a Lei de Liberdade Econômica ― Lei n° 13.874 ― entrou em vigor, em 2019, empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas a ter um sistema de controle de ponto.

Art. 74 – CLT: “Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso”.

Para tanto, essas empresas podem escolher entre os aplicativos de ponto do mercado, outras soluções eletrônicas ou até soluções mecânicas e manuais (embora essas sejam significativamente menos seguras e práticas).

Antes de continuarmos, confira uma publicação que fizemos para o nosso Instagram sobre quais empresas são obrigadas a bater ponto:

No mais, ainda que organizações menores não tenham obrigação legal de registrar a jornada das pessoas contratadas, podem fazê-lo também. Algo que tende a ser muito positivo para o fechamento da folha de pagamentos e a gestão de pessoas.

Em todo caso, cabe ressaltar que a existência do app de controle de ponto permite que todos batam ponto diariamente, inclusive trabalhadores externos e híbridos.

Uma vez que a possibilidade existe, se a empresa deseja cumprir a obrigação legal, precisa assegurar que todos seus profissionais registrem suas jornadas.

A exceção vai para as pessoas em cargos de confiança que, com base na CLT, não têm jornada de trabalho fixa ou direito a horas extras.

Como funciona o app de controle de ponto?

Como já indicado, o app de controle de ponto é um software que pode ser instalado em celulares com sistema Android ou iOS, além da possibilidade de uso em computadores também. Agora, vamos entender como a solução funciona na prática.

Cadastro e login

Uma vez baixado, o app demanda que cada pessoa faça seu cadastro. Isso pode demandar que o DP da empresa forneça ao software informações de cada profissional da empresa antes, de modo a configurar as possibilidades de uso adequadamente.

Assim, pode ser necessário que o DP informe quais informações devem ser utilizadas para o primeiro login (sabendo que cada usuário pode escolher uma nova senha de acesso depois).

Registro de ponto

app de controle de ponto

Com tudo em ordem, todo dia as pessoas devem entrar no app de controle de ponto e fazer a marcação. Para que isso ocorra, o aplicativo exigirá uma forma de identificação para garantir o máximo de segurança e correção acerca das informações registradas. Isso pode ocorrer por meio de:

  • biometria (leitura da digital cadastrada);
  • reconhecimento facial (que também lê pontos do rosto de cada pessoa).

Ambas as formas de identificação dispensam o uso de cartões ou outros dispositivos físicos que podem ser esquecidos ou até perdidos. Além disso, usam traços de identificação únicos, impedindo que uma pessoa tente marcar o ponto em nome da outra.

Registro de ponto por GPS

Bons apps de controle de ponto são equipados com uma ferramenta de GPS que permite a marcação por geolocalização. Isso é interessante para empresas que têm colaboradores no regime híbrido, em equipes externas ou atuando como motoristas.

A funcionalidade utiliza o sinal de GPS do celular em uso para mostrar o local exato em que cada pessoa está. Gestores podem verificar essa informação em tempo real, certificando-se de que o ponto tenha sido marcado em um contexto real de trabalho.

Considerando pessoas que têm a liberdade de atuar de qualquer lugar, o app permite que o DP cadastre endereços previamente informados por cada colaborador como seus locais de trabalho. Dessa forma, marcações feitas em outros endereços podem ser sinalizadas e verificadas.

Ainda, no caso de motoristas, é possível acompanhar rotas e, a partir daí, melhorar a gestão de jornadas individuais e da equipe como um todo.

Registro de ponto offline

Além disso, um bom aplicativo de ponto possibilita que as marcações sejam feitas mesmo sem acesso a internet, garantindo que os registros sejam atualizados no sistema tão logo a conexão seja retomada.

Em outras palavras, sua empresa pode contar com um sistema de registro de ponto offline, de modo a evitar que exista qualquer motivo para que o DP não tenha acesso a dados completos e consistentes sobre a jornada de cada colaborador.

Quais as vantagens de controle de ponto pelo celular?

marcação de ponto

Entender como o app de controle de ponto funciona foi o primeiro passo para compreender as vantagens dessa solução. A seguir, apresentamos as principais:

Mais praticidade

Sem filas, sem cartões que podem ser esquecidos ou perdidos e sem a necessidade de ir ao local de trabalho para bater ponto. Toda a praticidade que existe nos smartphones tem a ver com a existência dos aplicativos.

Assim, é algo que também se aplica ao app de controle de ponto. O que permite que as pessoas batam ponto com rapidez e facilidade, usando um recurso que está ao alcance de suas mãos. Algo útil inclusive para quem trabalha presencialmente todos os dias.

Banner com fundo cinza o texto

Menos falhas e erros

Em razão da praticidade, atrasar ou deixar de marcar o ponto são situações que se tornam menos comuns. Inclusive porque, a depender da solução escolhida, existe a possibilidade de enviar lembretes em tempo real para quem tiver se esquecido.

Com isso, o app garante registros mais consistentes e condizentes com a realidade, evitando erros de anotação que levem a problemas como o cálculo errado da remuneração de cada profissional.

Ainda, como todas as marcações feitas no aplicativo de ponto ficam registradas em um software e salvas na nuvem, não há a possibilidade de perder dados importantes para o fechamento da folha de pagamento.

Sendo assim, a empresa não sofre prejuízos com o pagamento de honorários indevidos.

Mais transparência e segurança

Outra vantagem é o nível de segurança do app de controle de ponto pelo celular que conta com recursos de identificação biométrica e criptografia de dados.

Falamos de algo que assegura a validade de cada marcação de ponto e inviabiliza qualquer tentativa de fraude, seja por parte de um colaborador ou de um representante da organização.

Cabe esclarecer que um aplicativo que está em conformidade com as regras do MTP emite comprovantes que permitem às pessoas verificar os registros feitos, bem como qualquer alteração no histórico de marcações.

Assim, ninguém pode bater ponto para um colega que se atrasou ou faltou, e nem a empresa pode tentar burlar os registros para reduzir a despesa com horas extras, por exemplo.

Redução de custos

É possível que o app de controle de ponto reduza custos por eliminar os gastos com papel e com a manutenção de equipamentos. Isso porque, usando a solução eletrônica, tudo pode acontecer no campo do virtual, sem demandar o uso de maquinário exclusivo.

Existem outras possibilidades de redução de custos, sobre as quais falaremos adiante.

Mais facilidade nos processos

Rotina de Departamento pessoal

O cenário estressante de fim do mês em que o DP passa horas analisando os dados da folha de ponto, buscando informações faltantes e confirmações é extinto com o app de controle de ponto. Afinal, esse processo é automatizado.

Uma boa solução de ponto pelo celular, por contar com o software de gestão, entrega relatórios automatizados que facilitam a rotina do DP, inclusive a do fechamento da folha de pagamento. Algo que evita atrasos e permite que o setor tenha tempo livre para uma atuação mais estratégica.

Garantia de legalidade

Ainda, o app de controle de ponto assegura que a empresa esteja em conformidade com as normas legais de forma a garantir os direitos dos trabalhadores e contar com um mecanismo de proteção caso a organização seja acionada judicialmente.

Qual o melhor aplicativo para acompanhar o controle de ponto dos funcionários?

Fique à vontade para pesquisar; são várias as opções de app de controle de ponto no mercado. Contudo, antes de ir, confira os motivos que fazem do aplicativo da Sólides Tangerino a melhor alternativa para a sua empresa, com base na opinião dos nossos clientes.

Controle offline e ponto por geolocalização

Além da marcação de ponto em si, funcionalidades básicas para empresas que têm pessoas remotas, no regime híbrido ou equipes externas são as que permitem o registro em qualquer situação.

A solução da Sólides conta com a ferramenta do ponto offline para que não exista qualquer risco de “queda do sistema” para bagunçar o processo de marcação de ponto e causar dor de cabeça para o DP.

Além disso, usa o GPS para que o DP e as lideranças se certifiquem de que trabalhadores estejam onde deveriam estar, além de permitir o acompanhamento de rotas no caso de vendedores externos ou motoristas.

Facilidade no fechamento da folha de ponto

Otimizar o tempo e reduzir burocracias é o sonho de qualquer DP ou RH. O app de controle de ponto Tangerino contribui para isso porque garante o acesso a informações sempre atualizadas e processos automatizados.

O case SIMASLOG reflete isso muito bem com a diminuição do gasto para o fechamento da folha de ponto em 42%, em um processo que compila as informações de cerca de 170 funcionários e é realizado somente pela Catarina Lopes, analista de RH.

Algo similar também é relatado no case Central dos Benefícios, que indica uma redução de 93% no tempo gasto para o fechamento da folha, saindo de dois dias para apenas uma hora!

Antes de continuarmos, inscreva-se no canal da Sólides, confira o vídeo que preparamos junto à SIMASLOG e entenda como o nosso aplicativo agilizou o processo de fechamento de ponto dessa empresa:

Agilidade nos processos e setor estratégico

Com a solução da Sólides, a SIEG conseguiu tornar os processos do seu RH mais ágeis e dispor de recursos importantes para uma atuação mais estratégica do setor.

Além de ter mais facilidade na gestão de jornada e fechamento da folha de ponto, Renata Moura, head de RH da empresa, destaca o seguinte:

“Preciso trabalhar com indicadores e com a Sólides tenho os indicadores na mão. Os dashboards me mostram as inconsistências e ter isso muito visível, simples e fácil me ajuda na gestão do ponto e de qualquer outro processo”.

E, embora não tenha relação direta com o controle de ponto ― e sim com outra funcionalidade da nossa ferramenta ― cabe dizer que a organização reduziu em 80% seu tempo de admissão.

Se saber sobre isso também te interessa, fica a sugestão para que confira mais sobre o case SIEG.

Redução de custos

Talvez você já tenha percebido que onde há uma vantagem, existem muitas outras. É por isso que o case FACISB também mostra que nosso app de controle de ponto reduziu o tempo gasto com o fechamento da folha da empresa.

Contudo, o que queremos destacar é que a solução da Sólides gerou economia de 99% para a FACISB, que:

  • deixou de gastar R$4.000 ao ano com a bobina que era usada no relógio de ponto tradicional que a empresa usava;
  • parou de ter gastos com a manutenção desses relógios;
  • conseguiu economizar 80% em horas extras que eram pagas em razão da demora para a gestão da folha de ponto.

Vale explicar que a FACISB opera sobre o regime de banco de horas, mas acabava sendo obrigada a pagar o saldo excedente dos colaboradores porque não conseguia verificar a situação e conceder folgas em tempo hábil.

Tire suas dúvidas sobre o app de controle de ponto!

Vamos recapitular o básico sobre o app de controle de ponto para que você não tenha nenhuma dúvida sobre esse tipo de solução antes de escolher a ferramenta que vai fazer parte do dia a dia do seu DP!

O que é o app de controle de ponto?

O app de controle de ponto é uma solução eletrônica e digital que permite que os registros de jornada sejam feitos via celular, de forma prática e segura.

O que a lei diz sobre app de controle de ponto?

A Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) regulamenta o aplicativo de controle de ponto e apresenta as diretrizes básicas que a ferramenta deve ter para garantir validade jurídica às empresas.

Quais as vantagens do app de controle de ponto?

Entre as principais vantagens do app de controle de ponto, destacam-se:

  • mais praticidade para a marcação de ponto;
  • menos falhas e erros no processo;
  • mais transparência e segurança (com impossibilidade de fraudes);
  • redução de custos;
  • mais facilidade nos processos de gestão (como o fechamento da folha de ponto);
  • garantia de legalidade.

Solicite uma demonstração gratuita do app de controle de ponto da Sólides!

Quer saber qual é o melhor app de controle de ponto para a sua empresa? Conheça o Sólides Tangerino:

Entenda que não compartilhamos cases, que trazem depoimentos de clientes da Sólides, sem motivo. São provas de valor da nossa ferramenta, trazidas por quem a utiliza no dia a dia e conhece, na prática, seus benefícios.

Assim, agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de aplicativo, te fazemos um convite: agende uma demonstração gratuita e conheça nossa solução!

Banner com fundo cinza o texto