Tempo de Leitura: 7 minutos

Os aplicativos de ponto são uma solução moderna e prática para registrar a jornada de trabalho em empresas de todos os portes e segmentos. Contudo, muitas ferramentas deixam a desejar no quesito registro de ponto offline.

O ponto offline é uma solução para registrar a jornada de trabalho em empresas de todos os portes, onde quer que seus colaboradores estejam. Por isso, é uma ferramenta usada por organizações que adotam o trabalho externo ou home office.

Se você quer saber o que é e como funciona o registo de ponto offline, continue acompanhando o conteúdo e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?

O que é registro de ponto offline?

Imagem de celular com tela mostrando registro de ponto offline sendo segurado pela mão esquerda de uma pessoa. Ao fundo se vê o corpo da pessoa, que estã sentada ao lado de notebook.

Registro de ponto offline é uma ferramenta com a qual o colaborador pode fazer a marcação de ponto mesmo quando não há conexão com a internet. Isto é, o registro é realizado dentro ou fora da empresa, em qualquer hora e lugar.

Portanto, o registro de ponto offline é uma forma de marcação em que não existe a obrigatoriedade de o colaborador estar conectado à internet no momento da marcação do ponto. 

No registro de ponto offline, o trabalhador bate o ponto mesmo sem ter conexão, e o sistema armazena os dados. Assim que a conexão for restabelecida, a sincronização de informações é realizada e o ponto é registrado.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, controle e cálculos efetivos 
de ponto, férias e hora extra, avaliação de desempenho, PDI, pesquisa de clima. e um botão escrito baixe agora.

Para entender mais sobre o assunto, confira o vídeo que preparamos:

Registro de ponto offline é legal?

Sim, o registro de ponto offline é legal! Ele é possível em função da transformação digital e das mudanças realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que desburocratizou diversas questões em torno do controle de jornada dos colaboradores. 

A principal mudança foi a introdução do modelo de registro REP-P ou Registrador Eletrônico de Ponto via Programa, que criou novas possibilidades quanto ao controle de jornada, como o registro de ponto offline.

O REP-P é uma maneira completamente digital de registrar a jornada de trabalho dos empregados, sendo um processo muito mais prático e moderno que o tradicional, facilitando a rotina do RH e também do colaborador.

Essa é uma resposta natural ao desenvolvimento do mercado que precisa de soluções cada vez mais eficientes para lidar com a rotina de seus empregados.

Apesar dessa demanda, somente recentemente no Brasil, com a publicação da Portaria 671 de 2021, é que o uso dessas ferramentas tecnológicas foi devidamente regulamentado.

Vale mencionar que o REP-P se refere exclusivamente ao software de registro de ponto, que precisa ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Essa inovação legislativa é de máxima importância para que situações de trabalho remoto, como o home office, tenham cada vez mais respaldo jurídico, protegendo todos os envolvidos nessa relação de trabalho.

Quais são as vantagens do ponto offline?

Muito além de otimizar a rotina de trabalho do RH, adquirir um sistema de ponto eletrônico offline e online traz uma série de benefícios para as empresas e seus funcionários. 

Confira, a seguir, as principais vantagens do ponto offline: 

Marcação em tempo real

Por meio de um aplicativo de ponto eletrônico, que dispõe da função de registro de ponto offline, o funcionário consegue fazer a marcação em tempo real, mesmo sem acesso à internet. 

Isso permite que o gestor de RH tenha acesso automaticamente aos dados e possa corrigir ou controlar os atrasos e outras pendências durante o mês, facilitando o seu trabalho.

Mobilidade

Uma das maiores facilidades do registro de ponto offline é a possibilidade da marcação em qualquer lugar, mesmo que o funcionário esteja sem acesso à internet. 

Essa vantagem é ideal principalmente para empresas que mantêm um alto fluxo de colaboradores atuando fora do escritório, em trabalho externo ou home office.

Ainda, esse recurso conta com um monitoramento de GPS, sendo útil para o acompanhamento e gerenciamento de rotas ou ainda verificar se o profissional está, de fato, acompanhando o trabalho externo da empresa.

Cálculos precisos

O sistema de registro de ponto offline e online também oferece o benefício de automatizar os cálculos das horas trabalhadas, intervalos da jornada e do banco de horas, sendo um ótimo artifício para a equipe de RH. 

Além de evitar possíveis erros humanos e esquecimentos, esse sistema dá mais autonomia aos gestores de RH.

Trabalho remoto

A possibilidade de trabalhar à distância é uma realidade para muitos trabalhadores. Fez com que empresas apostem cada vez mais nesse regime, inclusive realizando contratações de profissionais que não precisam estar na mesma cidade que a empresa.

Para isso, foi necessário adotar sistemas de controle de ponto offline e online. O home office diminui os custos fixos da empresa, que pode investir em melhorias no sistema de ponto eletrônico e melhorar os benefícios para os funcionários já contratados.

Confira as sugestões de leitura a seguir!

Lembretes

Por ser um sistema muito simples, normalmente instalado no celular do trabalhador, é comum que alguns se esqueçam de registrar o ponto

Contudo, para evitar que esse tipo de falha prejudique o profissional no futuro, o aplicativo de ponto offline também conta com lembretes para que a equipe não saia prejudicada no fim do mês.

Banner escrito:

Legalidade do sistema

Como já mencionamos, o registro de ponto offline é legal. O ponto eletrônico foi regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a partir da Portaria 671, cujo objetivo foi justamente encontrar alternativas mais eficientes no controle de pessoal.

Reconhecimento facial

Outro benefício presente em alguns sistemas do ponto offline é contar com a tecnologia do reconhecimento facial

Além de ser um recurso ainda mais rápido para o colaborador, essa tecnologia evita fraudes no sistema, além de garantir a proteção de dados do profissional, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Baixo custo de implementação

Com a adesão ao registro de ponto offline e online, a empresa consegue reduzir os custos com a instalação e manutenção do aparelho que antes fazia parte da rotina da organização.

Além disso, a empresa economiza recursos para o funcionamento das máquinas, como cartucho e papel, e passa a enviar os comprovantes de ponto por e-mail.

O empreendimento também consegue fazer um controle de acesso ao sistema, ou seja, é possível que o gestor monitore as marcações, evitando também a possibilidade de fraudes nas informações enviadas.

Como funciona o registro de ponto offline?

Para que o funcionário utilize o sistema e registre o ponto offline ou online em seu celular, é necessário que você autorize o registro do smartphone dele. 

Após essa permissão inicial e a instalação, já é possível bater ponto a qualquer momento, em qualquer lugar. 

O sistema documenta entradas e saídas com uma foto do funcionário e identifica o local de onde ele está marcando o ponto, a fim de evitar fraudes.

O aplicativo de controle de ponto é uma maneira segura de controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários, sendo inclusive aceito em processos judiciais.

Esse sistema consegue funcionar através de um armazenamento na nuvem em qualquer dispositivo móvel. 

Ou seja, ele pode ser instalado em smartphones, tablets ou laptops, enviando os dados diretamente ao seu setor de RH e podendo também, posteriormente, ser consultado pelo próprio funcionário.

Uma das grandes vantagens em se utilizar esse sistema é a diminuição de fraudes ou adulterações nos registros realizados pelos colaboradores, garantindo assim uma maior transparência e diminuindo o retrabalho do seu RH em juntar as informações ao final do mês.

Além disso, o ponto offline permite que a empresa adote o trabalho remoto e se una às maiores organizações mundiais, que comprovaram a eficácia desse modelo de trabalho.

Como fazer o registro de ponto offline?

Como já mencionamos, o aplicativo de ponto não necessita de uma conexão de internet para que o registro seja computado.

Quando não houver sinal, os empregados podem marcar o ponto normalmente. O sistema armazenará os dados e eles serão registrados assim que uma conexão for estabelecida.

Portanto, o registro de ponto offline é essencial para as empresas que contam com colaboradores externos.

Na verdade, o aplicativo de ponto é a única forma de funcionários que trabalham externamente registrarem seus horários sem a possibilidade de fraudes.

O sistema conta com um GPS, que indica o local onde o colaborador estava no momento do registro.

É a melhor solução para organizações da área do agronegócio, com motoristas, entregadores e representantes de vendas em seu quadro de pessoal. 

Baixe os materiais que separamos para você:

Tire outras dúvidas sobre registro de ponto offline!

Caso ainda tenha dúvidas quanto ao registro de ponto offline, confira o resumo que preparamos para você:

O que é ponto offline?

Registro de ponto offline é uma ferramenta com a qual o colaborador pode fazer a marcação de ponto mesmo quando não há conexão com a internet. Assim, o registro é realizado em qualquer hora e lugar, seja dentro ou fora da empresa.

A lei permite o uso do ponto offline?

Sim! Com a publicação da Portaria 671 de 2021, o uso de ferramentas tecnológicas para registro de ponto offline e online foi devidamente regulamentado.

Quais as vantagens do ponto offline?


O ponto offline permite maior mobilidade, tem menor custo de implementação, conta com reconhecimento facial, lembretes e gestão em tempo real. Ainda, é a melhor alternativa para empresas que adotam o trabalho remoto.

Que tal começar a usar o ponto offline?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é o registro de ponto offline e quais os benefícios em adotar essa ferramenta na sua organização.

Ao optar por um aplicativo offline, o empregador tem acesso a várias funcionalidades, que mudam a organização para melhor.

Por um custo mensal baixo, é possível garantir o registro de ponto de funcionários externos e criar relatórios confiáveis sobre cada colaborador.

Quer ter mais agilidade e confiança na hora de fechar o ponto dos seus colaboradores? Conheça o Tangerino! Faça uma demonstração da plataforma e conheça todos os nossos benefícios.

Banner com fundo cinza o texto