Tempo de Leitura: 4 minutos

O seu RH, com certeza, já conhece campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e o Setembro Amarelo. Mas você sabia que existem iniciativas como essas ao longo de todo o ano? 

Neste artigo, explicaremos melhor as campanhas de cada mês para você criar um calendário de programações e garantir colaboradores mais saudáveis e conscientes. Confira na leitura.  

O que são as campanhas de conscientização?

imagem de duas mãos lado a lado formando uma concha. Em cima delas estão vários laços coloridos de tecido que representam diferentes campanhas de conscientização.

As campanhas de conscientização são iniciativas voltadas para a prevenção de doenças e o estímulo a hábitos saudáveis. Elas acontecem ao longo de todo o ano e podem ser excelentes oportunidades para que as empresas incentivem seus colaboradores a cuidarem melhor da saúde. 

Esse tipo de campanha promove informação sobre doenças e condições de saúde, incentiva os profissionais a realizarem exames e consultas de rotina e, ainda, serve como suporte para que eles repliquem o que aprenderam para as pessoas de seu círculo social. 

Dessa forma, empresas que focam em campanhas de conscientização ao longo do ano promovem ações que impactam positivamente não só os próprios colaboradores, mas toda a sociedade. 

Calendário para realizar campanhas de conscientização na sua empresa

Nos últimos anos, surgiram diversas iniciativas voltadas para a conscientização sobre doenças. Por conta disso, foi criado um calendário que costuma ser lembrado pela mídia e pela sociedade. 

Banner com uma foto escrito em roxo

Conhecendo as datas, você conseguirá criar uma programação completa de ações para o RH. A seguir, confira as principais campanhas. 

Janeiro Branco

Janeiro é o mês da saúde mental e envolve ações focadas em conscientizar os indivíduos sobre os males e as consequências do estresse, da ansiedade e da depressão. O foco do Janeiro Branco é garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores. 

Fevereiro Roxo

A campanha de fevereiro tem foco na conscientização sobre três doenças: Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. 

As três patologias têm origens incertas e não contam com uma cura definitiva, por isso, a campanha busca trazer mais conhecimento sobre elas, estimular exames preventivos e mostrar que é possível conviver com o problema e buscar mais qualidade de vida. 

Março Azul-Marinho

Março é o mês de conscientização do câncer de colorretal, uma doença bastante comum, mas que, muitas vezes, é diagnosticada de forma tardia. A campanha visa conscientizar a população sobre sintomas e exames preventivos que podem evitar o desenvolvimento da doença e garantir um diagnóstico mais ágil.

Você também pode se interessar por esses artigos:

Abril Verde e Azul

O mês de abril traz duas campanhas importantes, o Abril Verde, que foca na segurança do trabalho e o Abril Azul, voltado para os Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

As duas causas são interessantes e podem ser trabalhadas pelo RH. A primeira por meio da conscientização sobre uso de equipamentos de segurança e a segunda com foco em diagnóstico, inclusão social e valorização da diversidade cognitiva

Maio Amarelo

O mês de maio não tem o foco em doenças, e sim na conscientização sobre a segurança no trânsito. Pesquisas mostram que, a cada 7 minutos, uma pessoa é vítima de um acidente de trânsito no Brasil. Dessa forma, a campanha pode ajudar a esclarecer dados e trazer mais prudência aos condutores. 

Junho Vermelho e Laranja

O Junho Vermelho é uma campanha de incentivo à doação de sangue e o Junho Laranja representa a luta contra a anemia e a leucemia. Para participar de ambas as campanhas, o RH pode passar informações sobre doação de sangue, plasma e medula, além de promover mutirões convidando os colaboradores a participarem. 

Julho Verde e Amarelo

O mês de julho também reúne duas campanhas de conscientização, o Julho Verde, destinado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e o Julho Amarelo, focado no controle de hepatites virais. O mês serve de alerta para sintomas e tratamentos de ambas as doenças e ajuda no diagnóstico precoce. 

Agosto Dourado

A campanha de agosto serve para a conscientização da importância da amamentação na primeira infância. Esse é um bom momento para pensar em ações voltadas para a maternidade e carreira para além da licença-maternidade, como a criação de salas de aleitamento, creches na empresa e pausas maiores para as colaboradoras com filhos pequenos.  

Setembro Amarelo

Uma das campanhas de conscientização mais famosas, o Setembro Amarelo busca conscientizar a sociedade a respeito da prevenção ao suicídio. Nesse mês, é indicado que as empresas ampliem a conversa sobre segurança psicológica no trabalho e fora dele. Ou seja, falem mais sobre saúde mental, trazendo especialistas no assunto, criando salas de bate-papo e incentivando os profissionais a buscarem auxílio psicológico caso não se sintam bem. 

Outubro Rosa

Outra campanha bastante conhecida, o Outubro Rosa dedica o mês à conscientização a respeito do câncer de mama. Também muito comum, esse tipo de câncer mata mais de 680 mil pessoas por ano no planeta e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. 

O foco da campanha são as mulheres e é interessante pensar em ações que incentivem a realização de exames preventivos, como a mamografia. 

Novembro Azul

O Novembro Azul é a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com dados do Inca, a doença representa quase 30% do total de tumores em indivíduos do sexo masculino. A ideia é pensar em ações que combatam o preconceito contra o exame de próstata e incentivem os colaboradores a monitorarem sua saúde. 

Dezembro Laranja

Por fim, dezembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pele. O RH pode aproveitar a época de calor para mostrar números e informações sobre a doença, além de distribuir protetores solares e explicar sobre a importância da proteção contra os raios solares. 

Baixe os materiais a seguir e aprimore a gestão de pessoas em sua empresa:

Como vimos, ao longo do ano, existem diversas campanhas de conscientização que podem trazer discussões interessantes e informações para que os colaboradores cuidem melhor da saúde e se previnam contra o aparecimento de doenças. Assim, é válido pensar em ações criativas, que tenham uma boa adesão dentro dos times. 

Agora que você já conhece as principais campanhas do ano, acesse o RH Portal e confira outros materiais interessantes para garantir uma gestão de pessoas eficiente.

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro