Tempo de Leitura: 7 minutos

O controle de ponto para bares e restaurantes é fundamental. Especialmente neles, o estabelecimento precisa adotar uma forma de controle eficiente, já que as jornadas dos colaboradores variam muito. 

A aplicação de um sistema de controle de ponto que possibilite atualização em tempo real é a ideal. Assim, os gestores conseguem visualizar o andamento de escalas, revezamentos, atrasos e faltas e agir na hora para minimizar seus impactos. 

Além disso, por meio de um sistema assim, o estabelecimento se mantém em dia com a legislação. A seguir, falamos sobre as principais formas de fazer controle de ponto e explicamos quais são as melhores.

Portanto, continue sua leitura para saber como fazer o controle de ponto para bares e restaurantes de forma eficiente!

Como deve ser feito o controle de ponto para bares e restaurantes?

Controle de ponto para bares e restaurantes

As empresas precisam procurar uma forma de controle de ponto para bar e restaurante que seja simples de usar, rápida e intuitiva, colaborando com a dinâmica do negócio, garantindo o cumprimento da carga horária e oferecendo fácil acompanhamento pela gestão.

Em alguns negócios, como estabelecimentos de saúde, bares e restaurantes, a distribuição da carga horária é por turno ou por escalas de trabalho. Dessa forma, pode ser mais difícil para eles trabalharem com uma escala fixa.

É possível que eles atuem com a escala 6 x 1, em que o colaborador trabalha 6 dias e folga 1, ou que eles utilizem a escala 5 x 2, onde o colaborador trabalha 5 dias na semana e folga dois. 

Planilha de Folha de Pagamento Gratuita

Geralmente, em bares e restaurantes, essas folgas acontecem em dias da semana com movimento menor. Entretanto, é preciso respeitar o direito dos colaboradores de folgarem, pelo menos, 1 domingo no mês. 

Outra forma desses estabelecimentos atuarem, é contratando funcionários que só trabalham durante o dia e aqueles que trabalham à noite

Assim, aqueles que permanecem abertos por mais tempo durante o dia conseguem manter o negócio funcionando pelo tempo que precisam.

Para lidar com toda essa dinâmica, o ideal é contar com um controle de ponto digital, que oferece flexibilidade, facilidade no uso e concentra todas as informações importantes sobre a jornada de trabalho dos colaboradores em um só local.

Leia também:

O que a lei diz sobre controle de ponto em bares e restaurantes?

O controle de ponto em restaurante e bar é obrigatório sempre que o estabelecimento possuir mais de 20 funcionários celetistas. Assim está estipulado no § 2º, do art. 74 da CLT, que dispõem que:

“Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Qual a carga horária em bares e restaurantes?

A carga horária em bares e restaurantes, assim como em todos os estabelecimentos que possuírem funcionários sob o regime celetista, está disposta no art. 58, da CLT, nas seguintes palavras:

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

Desse modo, a carga horária dos colaboradores não pode ultrapassar as 44 horas semanais. Essas horas podem ser distribuídas pelos dias da semana em escalas 5 x 1, 5 x 2 ou 6 x 1. 

Além disso, o comércio pode reduzir o horário de trabalho dos funcionários durante a semana, para que eles complementem o horário no sábado.

Quais os principais aspectos sobre o controle de ponto em bares e restaurantes?

O controle de ponto para bares e restaurantes ajuda na gestão das informações dos colaboradores e oferece precisão de dados, para uma tomada de decisão informada. A seguir, confira como isso é possível!

Folgas

Por meio do controle de ponto digital, é possível registrar o horário preciso de entrada e saída dos colaboradores, incluindo informações sobre seus dias de folga. 

Assim, o gestor consegue acompanhar faltas programadas, identificar o saldo de cada colaborador e garantir que as folgas estejam conforme as legislações trabalhistas.

Turnos de trabalho

Com o sistema de controle de ponto, é possível criar uma gestão de escalas, acompanhar horas extras e realizar mudanças nos turnos, quando necessário. 

Dessa forma, o empreendimento consegue adaptar-se de forma rápida a mudanças nos turnos e garantir a continuidade dos serviços, sem prejuízos.

Domingos e feriados

Outra das vantagens do sistema de controle de ponto é o monitoramento dos dias de trabalho aos domingos e feriados. Isso possibilita que a empresa faça corretamente o pagamento de horas compensatórias ou horas extras, cumprindo as leis trabalhistas.

Banner com fundo cinza o texto

Trocas de horários

É mais fácil de fazer ou monitorar a troca de horário entre funcionários quando o registro é em tempo real. A facilidade oferecida pelo controle de ponto digital, nesse sentido, contribui para que as trocas sejam sempre registradas e autorizadas.

Quais são as principais formas de se fazer o controle de ponto em bares e restaurantes? 

formas de se fazer o controle de ponto em bares e restaurantes

A lei determina que as empresas com mais de 20 funcionários devem fazer o controle de ponto, mas não as obriga a seguir um modelo específico. Portanto, conheça abaixo modelos de controle de ponto para bares e restaurantes, suas vantagens e desvantagens!

Controle manual

O controle de ponto manual, ainda que datado, é utilizado por empresas para gerir a jornada de seus colaboradores. Ele funciona por meio de um livro de ponto, onde o funcionário escreve manualmente seus dados, horário de entrada, pausas e saída. 

Ele é um controle simples e barato de se fazer. Entretanto, é fácil de fraudar, pode ser assinado a qualquer momento e por qualquer pessoa, extraviado ou mesmo danificado por água, ou fogo. 

Controle de ponto cartográfico

O controle de ponto cartográfico é mais conhecido como controle de ponto mecânico, ou o famoso relógio de ponto

Ele funciona por meio de um equipamento eletrônico que fica na empresa, em local acessível para todos os funcionários, que registra o horário com um cartão de ponto

Cada funcionário possui um cartão de ponto individual, mas ele também não é tão seguro quanto a fraudes, já que um colaborador pode bater o ponto pelo outro

Controle de ponto biométrico

O controle de ponto biométrico é todo aquele que utiliza biometria, ou características únicas de cada pessoa, para aceitar o registro de ponto. Por exemplo, as digitais de um dedo da mão, os pontos específicos do rosto ou a íris do olho.

Esse ponto é extremamente seguro porque impede que fraudes aconteçam: apenas aquele colaborador é capaz de registrar seus horários por si mesmo. 

Controle de ponto digital!

Por fim, há o controle de ponto digital que, como o nome diz, pode ser acessado de qualquer lugar com internet. Além disso, o registro é preciso, rápido e pode ser implementado em aparelhos como celulares, tablets, computadores e outros.

O controle digital pode usar a biometria como medida de segurança, conferindo proteção anti-fraude aos registros de ponto, de modo que o colaborador pode registrar seus horários de onde estiver, com segurança.

E ele oferece grande economia às empresas, porque não exige espaço para infraestrutura, gasto com papéis, nem manutenção de equipamentos. Quem conta isso é Gabriela Souza, supervisora de DP na Who, empresa que é cliente da Sólides:

“Notamos uma economia não só na parte de manutenção mecânica, mas por trazer a plataforma que proporcionou uma redução. Anteriormente tínhamos dois modelos de registro (relógio e login), e tínhamos que contar com a manutenção e bobina. Era o custo de duas ferramentas e hoje temos o custo de uma. Reduzimos em torno de 70% de custo.”

Como a Sólides pode ajudar a fazer o controle de ponto em bares e restaurantes? 

aplicativo sólides tangerino

A Sólides desenvolveu aplicativo exclusivo, o Sólides Tangerino, para controle de ponto para bares e restaurantes, além de empresas de outros setores. Confira quais são suas principais vantagens!

Registro de ponto offline

O colaborador faz seu registro de ponto de seu próprio aparelho, que pode ser o seu celular, de modo que ele pode fazê-lo de onde estiver. Mas, caso não haja internet no local para confirmar o registro, é possível fazê-lo offline mesmo.

Tão logo ele tenha acesso à rede, os dados serão sincronizados com o aplicativo, e o horário marcado será validado.

Registro de ponto por geolocalização

Aplicativos como o Sólides Tangerino também possuem geolocalização, para que a empresa consiga monitorar as rotas de seus colaboradores e saber onde eles estão, quando registram o ponto. Se assim a empresa desejar, é possível autorizar o registro de locais previamente autorizados por ela.

Fechamento de folha simplificado

É possível fazer a integração do ponto digital a softwares que fecham a folha de ponto, dessa forma, o cálculo é feito de forma automática, considerando horas extras, atrasos, faltas e outros.

Isabela Sá, gerente de RH da FACISB, deixa o depoimento dela sobre antes e depois da implementação do Sólides Tangerino. Ela conta que, antes, precisava trabalhar em conjunto com sua assistente e demoravam até 10 dias para o fechamento da folha. Entretanto, essa situação mudou:

“Hoje, só uma pessoa fica responsável pelo fechamento da folha de ponto. A assistente fecha tudo sozinha e eu só confiro para fechar a folha de pagamentos. O ganho de tempo foi excelente”.

Antifraudes

Por fim, este tipo de controle de ponto é muito seguro, já que ele possibilita a utilização de biometria para registro de ponto. Dessa forma, como você já soube, o próprio funcionário deve bater seu ponto, ou o aplicativo não aceitará o registro.

Por todos esses motivos, o controle de ponto para bares e restaurantes ideal é o Sólides Tangerino. Ele oferece praticidade, economia de tempo e dinheiro, possibilidade de acompanhamento em tempo real dos registros dos funcionários e é muito seguro, podendo ser utilizado de qualquer lugar!

Já sabe tudo sobre controle de ponto para bares e restaurantes?

Agora que você entendeu qual a melhor forma de fazer controle de ponto para bares e restaurantes, conheça a solução de controle de ponto da Sólides!

Banner com fundo cinza o texto