Tempo de Leitura: 10 minutos

Uma green skill (habilidade verde) é também conhecida por habilidade sustentável. Como podemos deduzir do seu nome, essas habilidades têm relação com a sustentabilidade, com a consciência a respeito da utilização dos recursos naturais.

Este é um tema relevante na atualidade, especialmente considerando o aquecimento global e suas consequências. Os cuidados com a natureza são agora uma necessidade para pessoas e empresas de todo o mundo.

Por isso diversas organizações estão se direcionando a incorporá-los nos negócios, por meio do trabalho com ESG (Environment, Sustainable and Governance, ou Ambiental, Social e Governança). A “Governança” da sigla, visa reforçar a importância dos sistemas de gestão, da ética empresarial, da transparência e da prestação de contas, para a adoção de uma economia verde.

O desenvolvimento de habilidades verdes está atrelado a ações que são amigas da natureza. Mas elas também promovem a imagem da empresa de forma positiva, impactando diretamente na sua reputação e tornando-a diferenciada.

Continue acompanhando este artigo para compreender melhor o que é uma green skill e como aplicá-la na sua empresa!

O que são habilidades verdes?

habilidade verde

Podemos definir uma habilidade verde como a capacidade para adotar posturas em apoio a uma sociedade sustentável. O termo green skill ganhou visibilidade internacional após ser tema de debates na WorldSkills Conference 2019, que aconteceu em Kazan, na Rússia.

No evento, legisladores e organizações participaram do painel “What are green skills? Making sense of the green economy”, definindo habilidades sustentáveis como aquelas necessárias para enfrentar as mudanças na forma como obtemos energia e no desenvolvimento da economia.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

É possível incorporá-las nos mais diversos setores, através de ações que visam a economia de energia e água, da utilização de tecnologias construtivas e da prevenção à poluição, por exemplo. Ou seja, é possível adotar medidas sustentáveis em uma empresa, qualquer que seja sua área de atuação.

Podemos observar as habilidades verdes tanto nos colaboradores de uma organização, como nas ações da própria empresa. Exemplificamos isso, abaixo.

Habilidades verdes de um profissional

Podemos dizer que um profissional tem habilidade verde quando ele possui as seguintes capacidades e conhecimentos:

  • capacidade de adotar posturas em apoio a uma sociedade sustentável, ou seja, de agir de forma responsável em relação aos recursos naturais e ao meio ambiente;
  • competências necessárias para enfrentar as mudanças na forma de obtenção de energia e no desenvolvimento da economia. Por exemplo, mediante a redução do consumo de recursos naturais ou a reciclagem;
  • capacidade de aplicar medidas sustentáveis no desempenho de suas atividades profissionais, identificando oportunidades de implementar ações sustentáveis em sua profissão ou setor específico. Por exemplo, em relação ao uso de materiais e recursos sustentáveis, ou ao gasto de energia e água;
  • conhecimento sobre práticas e tecnologias sustentáveis, como a eficiência energética, gestão de resíduos.

Leia também:

Habilidades verdes de uma empresa

Podemos dizer que uma empresa tem green skills quando ela adota as seguintes posturas:

  • incorporação de ações sustentáveis nos diversos setores da empresa, mediante a adoção de práticas que envolvem desde a gestão dos recursos naturais até a promoção de uma cultura organizacional com foco na sustentabilidade;
  • implementação de medidas para economia de energia e água em suas operações. Por exemplo, através do monitoramento do consumo, da adoção de sistemas de gestão de energia e água, e de medidas para conscientizar os colaboradores sobre o uso responsável desses recursos;
  • prevenção da poluição, de forma a minimizar os danos causados pelas atividades empresariais ao meio ambiente. Por exemplo, através de sistemas de gestão ambiental, da adoção de tecnologias mais limpas e do direcionamento de resíduos para o tratamento adequado;
  • busca por profissionais que possam adotar medidas sustentáveis em suas áreas de atuação, valorizando suas habilidades verdes;
  • preparação do time e do departamento de Recursos Humanos para selecionar candidatos com perfil sustentável, de forma que possam agir conscientemente em suas ocupações;
  • planejamento estratégico para se adaptar às novas necessidades da natureza e da sociedade, considerando as demandas e desafios ambientais do presente e do futuro.

As habilidades verdes, tanto de profissionais quanto de empresas, são importantes para promover a sustentabilidade, enfrentar as mudanças climáticas e contribuir para um mundo mais consciente.

Qual a importância das green skills?

Não podemos ignorar que estamos enfrentando grandes desafios ambientais, que podem prejudicar não apenas as pessoas, como toda a biodiversidade e os recursos naturais do mundo.

Além disso, atualmente, o mundo conta com jovens cada vez mais conscientes, que pressionam por mudanças, por conscientização e por ações reais no sentido de estabilizar o planeta.

Este cenário indica que o mercado está mudando, e as pessoas valorizando empresas que prezam por ações sustentáveis.

Por isso, a procura por profissionais com habilidades verdes e a adoção de medidas sustentáveis nas organizações é crescente e é uma tendência sem retorno.

Mas se preocupar em incorporar medidas amigas da natureza vai além dos cuidados com o próprio mundo (o que já é muito importante), porque também oferece um diferencial à empresa.

Isso porque mostra o comprometimento da marca com ações responsáveis, com o bem-estar das pessoas, com o futuro do planeta e com a conservação dos recursos naturais.

Em uma concorrência acirrada, como a atual, esse diferencial pode representar uma grande vantagem competitiva, que gerará a preferência do seu cliente pelo seu negócio, em detrimento da concorrência.

Mas além de tudo isso, as green skills são muito importantes para as empresas porque elas trazem como vantagem a redução de custos.

A partir da redução do gasto de energia e do consumo de água, por exemplo, reduz-se os gastos desnecessários do negócio. O dinheiro economizado pode ser mais bem empregado em questões mais relevantes para o crescimento da marca.

Portanto, considerando tanto o motivo pelo qual as habilidades verdes vêm sendo muito requisitadas (conservação do ambiente), quanto os benefícios que elas trazem para as empresas (econômicos e de imagem), investir no seu desenvolvimento é muito importante!

Quais são os grupos de habilidades verdes no mercado?

habilidade verde

Entenda os grupos de habilidade verde como aqueles que reúnem conjuntos de habilidades, práticas e conhecimentos relacionados à sustentabilidade.

Ou seja, em cada um desses grupos, nós encontramos profissionais com competências específicas, capazes de impulsionar a economia verde.

Conheça alguns deles:

  • análise e planejamento sustentável;
  • conservação e gestão de recursos naturais;
  • design sustentável;
  • economia circular;
  • educação ambiental e conscientização;
  • eficiência energética;
  • energia renovável;
  • gestão de resíduos.

Análise e planejamento sustentável

Grupo composto por pessoas com a habilidade verde de analisar projetos, políticas e seus impactos ambientais. Essas análises possibilitam o desenvolvimento de estratégias realistas e sustentáveis.

Conservação e gestão de recursos naturais

Este grupo abarca as pessoas com habilidades para uma gestão sustentável de recursos naturais, levando à sua preservação.

Design sustentável

Pessoas deste grupo possuem habilidades para escolher materiais e processos de produção sustentáveis, que compõem produtos duráveis.

Economia circular

As habilidades verdes dos profissionais deste grupo, consistem na capacidade de atuar em um modelo de economia circular. Ou seja, onde há reutilização, reciclagem, reaproveitamento, de forma a reduzir o desperdício.

Agora, aproveitando o assunto: quer saber como evitar, por exemplo, o uso excessivo de papel na sua empresa? É só conferir o post abaixo, publicado no Instagram da Sólides Tangerino:

Educação ambiental e conscientização

As habilidades que as pessoas deste grupo possuem estão relacionadas à implementação de ações de educação ambiental, visando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Eficiência energética

Neste grupo de profissionais encontram-se aqueles cujo trabalho está relacionado, por exemplo, aos sistemas de aquecimento/resfriamento e iluminação de um local.

Energia renovável

Neste grupo estão os profissionais que atuam na geração de energia solar, eólica, hidrelétrica e outras fontes renováveis. Sua atuação se dá através da sua instalação, manutenção ou da sua gestão.

Banner com fundo roxo e o texto

Gestão de resíduos

Por fim, o último dos principais grupos de habilidades verdes é este, composto por aqueles profissionais com conhecimento para oferecer destino adequado aos resíduos.

Por exemplo, aqueles que atuam no tratamento de águas residuais ou gestão de resíduos perigosos. Ou aqueles que conseguem reciclar alguns materiais, reutilizar outros e fazer compostagem com outros.

Qual a relação das habilidades verdes com o futuro?

habilidade verde

É de conhecimento público que o mundo está passando por mudanças drásticas relacionadas ao clima. A longo prazo, isso coloca em risco não só a vida humana, como a fauna e flora como conhecemos.

A adoção de práticas que preservam o meio ambiente é importante em todos os aspectos e o destaque para o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) exige movimentação das organizações para reduzir o impacto das suas operações na natureza.

Neste cenário, ter uma habilidade verde se torna necessário para que as empresas participem ativamente de um futuro sustentável.

Em se tratando das organizações, essas habilidades contribuem para a preservação dos recursos naturais e para amenizar os efeitos das mudanças climáticas no mundo.

Portanto, a sua adoção colabora na manutenção de um planeta habitável para as gerações futuras.

Além disso, com as green skills em evidência também há o estímulo no mercado pela procura por profissionais com essas competências, o que gera novas oportunidades de emprego.

São esses profissionais, com habilidades verdes, os responsáveis por criar e implementar práticas e tecnologias que são amigas do meio ambiente.

Eles são capazes, por exemplo, de desenvolver soluções que reduzem o consumo de recursos naturais, diminuem a emissão de poluentes e promovem o reaproveitamento de materiais e o uso de materiais duráveis.

Assim, a implementação dessas habilidades tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico, além de promover a transição para uma economia mais sustentável.

Aproveite a visita e confira alguns materiais gratuitos sobre desenvolvimento pessoal e empresarial!

Como desenvolver habilidade verde?

Como você pôde perceber, ter uma habilidade verde é essencial para enfrentar os desafios ambientais atuais.

Por isso, preparamos este pequeno passo a passo sobre o que é possível fazer, como empresa, para incentivar o seu desenvolvimento pela sua equipe e aplicar práticas sustentáveis no dia a dia!

  • Ofereça oportunidades de aprendizado;
  • esteja atualizado com o mercado;
  • proporcione experiências práticas aos seus colaboradores;
  • desenvolva uma cultura organizacional sustentável;
  • identifique os impactos ambientais gerados pela empresa;
  • invista em certificações e selos de sustentabilidade;
  • monitore os resultados.

Ofereça oportunidades de aprendizado

Ainda que os temas relacionados à preservação do meio ambiente sejam urgentes, eles são relativamente novos.

Por isso é natural que seus colaboradores não tenham conhecimento de práticas amigas do meio ambiente e que precisem adquirir conhecimento sobre elas.

Dessa forma, a empresa pode oferecer cursos, workshops e outros materiais que abordem temas relacionados à sustentabilidade e à conservação dos recursos naturais.

Esteja atualizado com o mercado

Diariamente, saem pesquisas, estudos e tecnologias relacionadas à sustentabilidade, as quais é possível adaptar a diferentes contextos.

É muito importante que uma organização acompanhe essas novidades e conheça as tendências e avanços na área ambiental, para saber o que está ao seu alcance aplicar.

Proporcione experiências práticas aos seus colaboradores

Para que seus funcionários adquiram habilidades verdes, além do conhecimento advindos de cursos e materiais, eles precisam praticar.

Por isso, se puder, procure desenvolver atividades nas quais eles possam gerir recursos e reduzir desperdícios em seus respectivos setores.

Desenvolva uma cultura organizacional sustentável

Adote estratégias que promovam a sustentabilidade, incorporando-as nas práticas empresariais. Para isso, é preciso que todos, da direção ao nível operacional, estejam envolvidos com conhecimento, ideias e ações.

Identifique os impactos ambientais gerados pela empresa

Para começar a adotar ações sustentáveis, é preciso, primeiro, identificar onde a empresa deixa suas pegadas ambientais.

Portanto, avalie os possíveis danos que suas atividades causam, como a geração de resíduos, emissões de gases poluentes, alto consumo de energia e água, dentre ouros.

Com essas informações em mãos, é possível estabelecer planos e metas para reduzir esses danos e colaborar com a preservação ambiental.

Invista em certificações e selos de sustentabilidade

Com as habilidades verdes conquistadas e postas em prática, você já pode buscar por selos que atestem o compromisso da empresa com práticas sustentáveis.

Essa é uma forma de comprovar o empenho da empresa nos cuidados com o meio ambiente, melhorando sua imagem no mercado e diante de seus clientes.

Monitore os resultados

As práticas sustentáveis apenas podem ganhar este título se conseguirem cumprir com o seu papel de reduzir os danos ao meio ambiente.

Por isso, é fundamental estabelecer indicadores de desempenho e acompanhar o processo, para fazer ajustes que forem necessários ao longo dele.

Aliás, quer saber um pouco mais sobre esses indicadores de desempenho (também conhecidos como KPI’s)? É só apertar o play e, claro, inscrever-se no canal da Sólides Tangerino!

Entenda melhor sobre green skills tirando as principais dúvidas!

Te explicamos de forma simples e rápida o que são habilidades verdes, sua importância no contexto atual e como desenvolvê-las, respondendo às perguntas abaixo!

O que é green skill?

Uma habilidade verde é a capacidade de adotar posturas em apoio a uma sociedade sustentável.

Habilidades deste tipo são necessárias para minimizar os danos ao meio ambiente, que já chegaram muito longe e agora precisam de contenção.

Empresas das mais diversas áreas podem adotar práticas sustentáveis em seus mais diversos setores.

Basta se preparar para isso, estruturando estratégias que estejam alinhadas às demandas da natureza e da sociedade atual.

Qual a importância?

Atualmente, testemunhamos a crescente conscientização a respeito do meio ambiente, especialmente entre os jovens.

Isso leva a uma cobrança social por ações sustentáveis das empresas, que precisam adotar um posicionamento mais consciente no mercado.

Além disso, considerando a sustentabilidade como um tema em alta e de importância mundial, a adoção de medidas sustentáveis é um diferencial competitivo importante.

E, ainda, empresas que adotam ações sustentáveis promovem economia financeira para si mesmas, a partir da redução das contas de água e luz, por exemplo.

Portanto, além de ações que priorizam o meio ambiente colaborarem com o futuro do planeta, elas colaboram com o próprio crescimento da empresa.

Como desenvolver habilidades verdes

O desenvolvimento de uma habilidade verde, como qualquer outra, exige conhecimento, estratégias e práticas.

Como empresa, é possível adotar ações sustentáveis e educar seus colaboradores por meio do seguinte passo a passo:

• se atualizando no mercado com relação a pesquisas, estudos e tecnologias;
• oferecendo oportunidades de aprendizado aos seus colaboradores, como cursos, workshops e materiais de estudo;
• proporcionando experiências práticas aos seus colaboradores;
• desenvolvendo uma cultura organizacional sustentável, que abarca desde profissionais do operacional até membros da diretoria;
• investindo em certificações e selos de sustentabilidade, que comprovem o comprometimento da empresa com ações sustentáveis;
• monitorando resultados e fazendo alterações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos.

Próximos passos…

Além dessas medidas, é possível contratar profissionais que de destaquem por suas habilidades verdes. Para isso, é possível realizar entrevista por competências e identificá-las nos seus candidatos.

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro