O universo das empresas está em constante evolução, principalmente com o surgimento de novas tecnologias, metodologias e formatos de negócios que surgem a cada dia. Um grande exemplo é a liderança 4.0.
Com o ritmo acelerado das organizações, os profissionais têm se desenvolvido para atender e superar as expectativas exigidas pelo mercado de trabalho.
E isso inclui os líderes, que precisam se desenvolver acima da média para alcançar resultados extraordinários.
Neste artigo, vamos explicar o que é liderança 4.0, como esse conceito surgiu e o que é preciso desenvolver para se tornar um líder de destaque. Confira!
- O que é liderança 4.0?
- Quais as características da liderança 4.0?
- Quais as vantagens de desenvolver um líder 4.0?
- Como desenvolver um líder 4.0?
O que é liderança 4.0?
A liderança 4.0 é um conceito criado a partir da transformação digital. Esse termo foi impulsionado por conta do avanço tecnológico e também pela constante mudança do ambiente, chamado de mundo VUCA.
Liderança 4.0 é a responsável por conduzir colaboradores em um ritmo ditado pelas mudanças do mercado, muitas vezes baseadas em novas tecnologias.
Ao mesmo tempo em que lida com as transformações estratégicas e operacionais, os líderes 4.0 precisam construir bons relacionamentos com seus liderados, baseados na solidez da cultura organizacional, estrutura de trabalho e valores da empresa.
A humanização das relações e a empatia no trabalho são pilares muito importantes da liderança 4.0, bem como o desenvolvimento das aptidões de cada colaborador, as chamadas soft skills e hard skills.
O autoconhecimento, os relacionamentos saudáveis e uma visão ampla do presente também são valores muito importantes e que são considerados para formar um líder 4.0.
Evolução das lideranças
Como houve três Revoluções Industriais antes da mais recente, na qual vivemos atualmente, a liderança também passou por três grandes fases:
- liderança 1.0: ocorreu após a Revolução Industrial inglesa e tinha como objetivo potencializar o sistema de produção;
- liderança 2.0: preocupada com a performance e qualidade das empresas;
- liderança 3.0: principal objetivo era criar modalidades de negócios que culminaram com as novas tecnologias.
Agora que você já teve uma ideia do que é a liderança 4.0 e quais fatores motivaram o seu surgimento, veja como desenvolver as características ideais nos líderes da sua empresa!
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Quais as características da liderança 4.0?
O modelo tradicional de gestão, marcado por hierarquia, padronização e controle, está ficando para trás.
O progresso tecnológico e a chegada de gerações hiperconectadas ao mercado de trabalho exigem das empresas uma gestão mais compartilhada e menos hierárquica.
Nessa nova era, a convergência de tecnologias disruptivas, como robótica, inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem, tem impacto radical no modo de vida das pessoas, no consumo, no jeito de se relacionar e, claro, de fazer negócios.
O ambiente empresarial, consequentemente, tem que contar com líderes verdadeiramente dispostos a estimular a inovação em seus times para lidar com os desafios da nova era digital.
Veja, a seguir, quais são as principais características da liderança 4.0!
Colaboração e autogestão
Equipes formadas por millennials e centennials buscam maiores desafios, autonomia e responsabilidades.
Para engajar e motivar essas novas gerações movidas por propósito, é preciso que o líder delegue as tarefas e, ao mesmo tempo, faça com que cada um se sinta parte do todo.
Ao estimular a comunicação, a autogestão e a colaboração, é possível colher resultados extraordinários, mesmo com os integrantes do time trabalhando a distância.
Foco nas pessoas
Em um ambiente de cadeias produtivas conectadas e processos adaptáveis, é papel da liderança focar nas pessoas.
O líder 4.0 atua como um facilitador, alguém que promove o diálogo e empodera os colaboradores.
Sua principal característica é a capacidade de entender o outro e extrair dele todo seu potencial.
Empatia, facilidade de comunicação e habilidade para lidar com a diferença são aspectos fundamentais.
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Rapidez na tomada de decisões
Diante de informações disponibilizadas na nuvem e em tempo real, o líder 4.0 deve tomar decisões rápidas e ter inteligência emocional para lidar com pressões.
No dia a dia, deve compreender a totalidade do negócio e ser ágil para encontrar oportunidades.
Saber gerenciar conflitos e ter foco nos resultados também são habilidades necessárias ao perfil moderno de gestão.
Quais as vantagens de desenvolver a líderança 4.0?
Essa técnica de gestão facilita a obtenção de benefícios estratégicos com maior facilidade. As principais vantagens são:
- feedbacks mais pontuais e eficazes;
- melhor gerenciamento de conflitos e problemas;
- produtividade de acordo com padrões de pedido;
- maior liberdade para compartilhar informações operacionais;
- geração de oportunidades (mercadológicas e profissionais);
- inclusão (tolerância às diferenças comportamentais, culturais e ideológicas).
Ao conseguir as vantagens mencionadas, a liderança 4.0 alcança resultados nunca antes vistos no negócio como um todo, seja para favorecer a inovação interna, seja para garantir um relacionamento mais humano entre funcionários e líderes.
O lider é fundamental para a retenção de talentos. Nesse Tangerino Talks, falamos sobre isso. Confira!
Como desenvolver um líder 4.0?
Durante muito tempo, o mercado enxergou as lideranças em um papel centralizador, com estruturas hierárquicas engessadas, pouca comunicação e dificuldades para se adaptar a grandes mudanças.
No entanto, esse papel mudou. Atualmente, o líder empresarial 4.0 é aquele profissional que chegou para descentralizar tomadas de decisões, quebrar padrões visando o crescimento da equipe e da organização, sendo um líder aberto, receptivo e ágil.
Além disso, o líder 4.0 está atento às tecnologias disponíveis e às habilidades de cada integrante de sua equipe, visando extrair o máximo potencial do seu capital humano, e buscando alcançar a excelência de resultados por meio da sua própria equipe.
Veja, a seguir, quais características são necessárias para desenvolver um excelente líder 4.0!
Coerência
Vamos iniciar por esse aspecto importantíssimo na gestão 4.0: a coerência, que não é um aspecto tão desconhecido dos líderes, afinal, é uma competência que sempre existiu no perfil de todo líder de sucesso.
A coerência que citamos aqui se refere a conectar fala e ação no mesmo discurso.
Um líder que afirma reconhecer as limitações pessoais de cada colaborador não pode agir de forma opressiva e invasiva.
Caso contrário, essa incoerência resultará em instabilidade na forma como a equipe enxerga essa liderança, não gerando confiança e impactando na produtividade tanto da equipe quanto do líder.
Liderar pelo exemplo é a grande diferença entre líder e chefe.
Inteligência emocional
Essa habilidade é essencial para um profissional de sucesso, na liderança 4.0, então, ela se torna praticamente obrigatória.
A inteligência emocional é a capacidade de gerir as suas emoções no contexto profissional, não permitindo que elas influenciem nas tomadas de decisões ou afetem sua tratativa com seus colegas e liderados.
Basicamente, é separar e processar suas emoções de forma inteligente e racional, evitando que elas afetem seu julgamento.
A inteligência emocional ajudará o líder 4.0 a lidar com conflitos dentro da equipe e dar e receber feedbacks de forma construtiva, além de garantir uma gestão imparcial e coesa.
Aproveite e assista a esse nosso vídeo no Explica Aí sobre feedbacks.
Gestão descentralizada
Esse talvez seja um dos aspectos mais difíceis para atingir a liderança 4.0. Isso porque a cultura do líder naturalmente é de centralizar decisões importantes, grandes projetos e assim por diante.
Para se tornar um líder 4.0, é necessário que o profissional saiba empoderar a equipe. Para ganhar em agilidade, foco e produtividade, o seu time deve ser capaz e estar preparado para tomar decisões sozinho, assumir riscos e resolver problemas com autonomia.
Claro que o líder tem o papel de apoiar a equipe e deve estar acessível sempre que necessário, porém essa sensação de poder e responsabilidade também precisa ser compartilhada com a equipe.
Gestão estratégica
O líder 4.0 é um profissional focado em resultados e em pessoas, buscando sempre formas de inovar, fazer mais e melhor.
Contudo, para que isso ocorra, esse líder precisa estar em constante processo de aprendizagem. Conhecimento nunca é demais e na liderança 4.0 essa premissa é muito bem empregada.
A busca por conhecimento vai resultar em um líder mais bem preparado, que saberá usar melhor os recursos disponíveis e vai dirigir a equipe com maior disposição e organização,
Além disso, o líder 4.0 deve descentralizar também o seu conhecimento, resultando em uma equipe altamente preparada e eficiente.
Perceba que as características da gestão 4.0 são muito semelhantes às da gestão convencional. Porém, aqui falamos em excelência e alta performance de gestão, dedicando tempo e investindo em pessoas para que os resultados sejam obtidos.
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Conclusão
Embora em passos bem mais lentos que nos dos países desenvolvidos, as tecnologias e a indústria 4.0 também já são realidade no Brasil.
A revolução que realmente precisa acontecer agora para o país atingir outro patamar é a mudança no mindset dos profissionais. E é aí que entra o foco do líder 4.0.
Ele deve preparar seus colaboradores, a fim de fazê-los aceitar os novos processos suportados pelas tecnologias, instruí-los da maneira correta, estimulando o desenvolvimento para extrair o melhor para colaborar com o avanço da empresa.
Nada adianta ter acesso às tecnologias, se elas não são utilizadas da maneira correta pelos colaboradores. A verdade é que as pessoas movimentam as empresas e, sim, precisam estar aptas a utilizá-las para aprimorar a rotina de trabalho.
Pensando nisso, veja como valorizar e desenvolver o capital humano da sua empresa!
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