Tempo de Leitura: 6 minutos

Você sabe o quão negativa é uma contratação inadequada? Esse tipo de ação pode gerar diversos malefícios para a empresa, desde altos custos de processos até desligamentos recentes e piora no clima organizacional. Dessa forma, para garantir mais eficiência e efetividade nos processos seletivos, foi criado o recrutamento preditivo

Neste post, explicaremos melhor como esse modelo funciona, quais os benefícios ao aplicá-lo em seus processos e como a organização pode começar a usar dados para trazer mais inteligência e estratégia ao recrutamento. 

Ficou interessado? Então, confira a leitura na íntegra ou navegue pelo conteúdo.

O que é Recrutamento Preditivo?

recrutamento preditivo

O recrutamento preditivo é uma técnica de gestão de pessoas que utiliza People Analytics e Big Data para encontrar os melhores candidatos e colocá-los no lugar certo.

Por meio da coleta e análise de dados, é possível avaliar o perfil e o fit cultural dos profissionais para entender se existe uma boa aderência à vaga. 

Como o próprio nome sugere, o recrutamento preditivo permite que o RH preveja a escolha de um determinado candidato, o que torna o processo de recrutamento e seleção muito mais otimizado e melhora a qualidade da tomada de decisões dos gestores.

Além disso, esse tipo de ferramenta aumenta as chances de sucesso na contratação, garantindo que os novos colaboradores estejam alinhados à cultura organizacional, o que impacta na motivação e produtividade, além de minimizar o turnover recente.

Top Of Mind de RH

No entanto, para que o recrutamento preditivo seja realizado, é preciso que o setor conte com uma plataforma completa e inteligente de RH com recursos capazes de realizar o mapeamento de perfil comportamental e o fit cultural. 

Como o recrutamento preditivo faz a diferença no RH?

Esse tipo de recrutamento é uma forma de antecipar respostas e tornar o processo seletivo mais ágil e eficiente. Isso porque, agrega inteligência aos processos, facilitando atividades que antes demandavam muito esforço dos profissionais de RH. 

Na prática, o recrutamento preditivo aumenta as chances do recrutador potencializar o processo de seleção, principalmente nas áreas em que é difícil preencher vagas e encontrar perfis com as qualificações exigidas.

Ademais, com base no histórico de vagas anteriores, o RH passa a identificar os padrões de profissionais que costumam se candidatar e aqueles que apresentam problemas de candidatura. 

Além disso, a ferramenta permite ordenar currículos automaticamente com base em outros profissionais que já ocupam a mesma posição da vaga em aberto. 

Cruzando dados de candidatos com os dos profissionais de melhor desempenho da organização, é possível identificar padrões que podem servir como uma base para a seleção de pessoas.  

Qual a relação do recrutamento preditivo com as hard e soft skills?

As hard e soft skills são fatores muito importantes dentro do recrutamento preditivo. Isso porque, essas habilidades são utilizadas para reconhecer as forças e pontos de melhoria nos candidatos, além de identificar necessidades.

Assim, é fundamental que o RH utilize uma ferramenta de mapeamento de perfil comportamental, além de avaliações técnicas em seus processos de R&S

O levantamento desses dados é importante tanto para avaliar os candidatos quanto para cruzar informações e entender, por exemplo, os motivos pelos quais a empresa perde bons talentos. 

Que tal se aprofundar nesse assunto sobre talentos? Aproveite alguns artigos de nosso blog.
👉 Qual a Melhor Estratégia para a Retenção de Talentos?
👉 Reter talentos: 11 ações para diminuir a rotatividade de colaboradores
👉 Gestão de Talentos: Entenda Esse Conceito e Comece a Colocar em Prática na Sua Empresa

Por que implementar o recrutamento preditivo na sua empresa?

O recrutamento preditivo traz diversos benefícios para a organização, tanto no que diz respeito ao próprio processo de seleção quanto ao bem-estar corporativo, consequência de um processo seletivo bem-feito

A seguir, explicaremos melhor cada um desses benefícios. 

Automatiza processos

O recrutamento preditivo só é possível graças ao uso da tecnologia no RH, que veio para otimizar processos e proporcionar mais ganho de tempo

Além disso, vale lembrar que tempo é um recurso muito importante no R&S, afinal, enquanto você estrutura seus processos, o candidato ideal já pode estar sendo abordado por outras empresas. 

Portanto, a automatização vem para trazer mais inteligência e agilidade no recrutamento, permitindo que as escolhas sejam feitas de forma eficiente, mas sem que o time de RH precise se dedicar exclusivamente a isso. 

A estimativa é que seja possível economizar cerca de 23 horas utilizando o método para a seleção de currículos e atração de talentos. 

Garante mais efetividade ao R&S

Um RH estratégico não ganha só tempo ao realizar o recrutamento preditivo, ele também ganha eficiência. 

As chances de sucesso ao apostar na ferramenta são muito maiores do que se você fizesse tudo de forma manual.

Com o grande volume de dados e informações coletadas por meio de questionários, postagens e histórico, o RH consegue entender a fundo cada candidato, não só no que diz respeito às habilidades técnicas, mas também à forma como ele se comporta e reage a diferentes situações. 

Melhora o clima organizacional

Quando os processos de contratação consideram mais do que apenas as habilidades técnicas, entendendo a personalidade, o comportamento e o fit cultural, aumentam as chances de que os colaboradores recém-contratados se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho.

Planejamento e Tendências 2022

Essa satisfação desperta o senso de pertencimento e ajuda a construir um time colaborativo e unido, que entende as diferenças e trabalha em equipe, tornando o ambiente mais harmonioso e minimizando atritos. 

Reduz as taxas de turnover

O recrutamento preditivo também garante que os recém-contratados se identifiquem com a empresa e sua cultura, o que reduz as chances de desligamento recente, tanto por parte do empregado quanto por parte da organização. 

Além disso, possibilita entender os pontos de melhoria de cada profissional desde o início, ajudando o RH a potencializar habilidades e desenvolver competências necessárias por meio de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Aumenta a produtividade

Esse modelo de recrutamento possibilita a criação de equipes com habilidades complementares, o que melhora consideravelmente a performance do time, a agilidade na produção e a qualidade das entregas.

Além disso, entendendo a fundo os perfis comportamentais de cada indivíduo, o RH pode planejar ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e melhoria de desempenho, criando planos estratégicos e personalizados. 

Torna o RH mais estratégico

Por fim, o recrutamento preditivo é uma importante transformação digital no RH que torna o setor mais estratégico dentro da organização. 

Com o auxílio da análise de dados, o departamento tem uma visão mais ampla das pessoas e consegue embasar a tomada de decisões em dados reais e confiáveis.

Como utilizar o recrutamento preditivo no seu processo?

Como vimos, a análise de dados é uma grande aliada nos processos de atração e recrutamento de profissionais. 

Com a predição, é possível encontrar candidatos com maior aderência e montar times de alta performance. Mas como fazer isso na prática? A seguir, listamos algumas dicas. 

Adote uma plataforma de RH

O recrutamento preditivo precisa de tecnologia para funcionar. 

Assim, o primeiro passo é buscar uma plataforma de RH que seja completa e conte com People Analytics. Um bom software de RH vai reunir todas as informações que você precisa em um só lugar.

Além disso, é importante utilizar o mapeamento de perfil comportamental, tanto nos processos seletivos quanto na gestão de pessoas.

Isso te ajudará a avaliar competências técnicas e comportamentais e entender os pontos de melhoria de cada profissional. 

Capacite seu time

Não basta contratar uma ferramenta completa e esperar que tudo esteja resolvido. O departamento de RH também precisa ser estruturado e treinado.

Isso porque, é essencial que todo o time entenda quais os objetivos do negócio e conheça a fundo a cultura organizacional.

Além disso, o gestor do setor precisa proporcionar treinamento e capacitação para que o time saiba como operar a plataforma, aproveitando ao máximo todos os seus recursos e funcionalidades. 

Utilize o employer branding

É claro que o modelo de recrutamento utilizado faz total diferença para o sucesso dos processos seletivos. Contudo, é preciso criar estratégias que façam sua empresa ser mais interessante para os melhores profissionais do mercado.

E é aí que entram as técnicas de employer branding. Esse conceito, que envolve estratégias de marketing, é utilizado para fortalecer a imagem da empresa como marca empregadora, despertando o desejo dos profissionais.

Entre as estratégias, estão ações destinadas à divulgação da cultura da empresa, valorização dos colaboradores, elaboração de um bom job description, possibilidades de desenvolvimento de carreira e benefícios corporativos. 

Temos um Tangerino Talks especial sobre Employer Branding. Assista agora mesmo.

Prefere ouvir? Então escute agora no nosso Spotify! 🎧

Invista em desenvolvimento de talentos

Hoje, uma boa remuneração não é mais o único atrativo de uma vaga no mercado. Os profissionais das novas gerações estão preocupados com outros diferenciais, como a possibilidade de desenvolvimento de carreira.

Assim, o RH pode utilizar as informações levantadas pelo recrutamento preditivo para pensar em outras soluções de gestão de pessoas, como a criação de programas de desenvolvimento personalizados que ajudem a aprimorar os pontos destacados na análise comportamental. 

Esse tipo de investimento não só melhora a imagem da empresa e ajuda na motivação e retenção dos talentos, como também garante times com melhor performance e desempenho,  trazendo resultados ainda mais satisfatórios para a empresa. 

Concluindo, o recrutamento preditivo é uma técnica de recrutamento que utiliza People Analytics e Big Data para analisar informações e garantir processos seletivos mais eficientes e ágeis.Agora que você já sabe o que é esse método e como ele auxilia nos processos de R&S, acesse o RH Portal e confira outros artigos essenciais para melhorar sua gestão de pessoas.

Esse texto foi feito pelos parceiros do RH Portal!

Conheça o novo Módulo Gestão de Férias