Tempo de Leitura: 9 minutos

Com as épocas festivas em vista, as confraternizações nas empresas começam a acontecer. Muito disso se dá pelo seu importante impacto na promoção da cultura organizacional.

Além disso, por incentivar um ambiente de trabalho mais harmonioso e a socialização entre colaboradores, também impacta positivamente em sua produtividade.

Apesar da relevância desse momento para a manutenção do bom ambiente corporativo, ainda estamos vivendo em tempos incertos e é necessário atentar-se à segurança sanitária de todos.

Sendo assim, separamos algumas dicas importantes para planejar confraternizações nas empresas de diversas formas.

Confira abaixo os tópicos que trabalhamos neste texto e boa leitura!

O que é a confraternização na empresa?

confraternização na empresa

A confraternização na empresa é um evento com o objetivo de promover as relações interpessoais no ambiente de trabalho, finalizando um ciclo, normalmente anual.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Costuma acontecer no final do ano, aproveitando-se da simbologia de encerramento e recomeço e das festas típicas.

Apesar de ser um claro momento de descontração e reconhecimento de um longo período de dedicação, este momento também possui alguns objetivos estratégicos.

A integração entre os colaboradores fortalece o senso de pertencimento, estimulando projetos interdepartamentais e promovendo maior entrosamento entre líderes e liderados.

Qual a importância de uma confraternização de empresa?

A confraternização na empresa é importante porque gera uma sensação de união, uma celebração do resultado que todos alcançaram trabalhando juntos, fortalecendo a cultura organizacional e a imagem corporativa.

Assim, apesar de ser um momento de descontração, essa confraternização cria pontes para que novas relações possam existir e assim, abre portas para inovação.

Também é o momento perfeito para melhorar o relacionamento interpessoal entre gestores e seus liderados. Muitas vezes, as nuances pessoais dos indivíduos passam despercebidas na rotina empresarial.

Sendo assim, também é um momento para se destacar e fazer networking.

A confraternização na empresa também traz uma sensação de recompensa, demonstrando ao colaborador que a empresa sabe dos esforços realizados para entregar os resultados desejados. Desta forma, também ajuda a motivar os colaboradores.

7 dicas de confraternização de empresas para um evento inesquecível

Você deve estar doido para ler sobre algumas ideias para confraternização, não é?

Abaixo, preparamos 7 dicas para que você consiga planejar um momento realmente memorável para todos os colaboradores. Confira abaixo.

1. Experiências interativas para construção de trabalho em grupo

Todo mundo gosta de brincadeiras, ainda mais aquelas que é preciso trabalhar em equipe para chegar a uma solução.

Sendo assim, é possível pensar em uma infinidade de cenários que podem colocar a colaboração no centro da experiência.

Um exemplo prático e disponível na maioria das capitais são os Escape Rooms

Trata-se de uma série de cômodos que também são um quebra-cabeça. O objetivo? Fazer com que todos trabalhem juntos para encontrar a saída do local.

Existem diversas outras dinâmicas de grupo que você pode encontrar online para te ajudar a planejar um momento divertido para todos.

2. Presenteie com um kit incrível

A Vinho Tinta oferece experiências em que os colaboradores podem pintar uma obra de arte enquanto apreciam um bom vinho. Toda a experiência é guiada por um artista e rende resultados surpreendentes de engajamento e criatividade.

Além da experiência de pintura, a empresa oferece também uma atividade chamada “Academia do Vinho”, na qual os participantes são divididos em equipes e são desafiados a criar seu próprio vinho.

O melhor de tudo é que as dinâmicas podem ser personalizadas de acordo com o modelo de trabalho (presencial, online ou híbrido) ou idioma (português, inglês ou espanhol). E o melhor, podem ser realizadas em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

3. Aposte em brincadeiras divertidas

O que não faltam são ideias para confraternização de empresa, estejam elas acontecendo no ambiente online ou fisicamente.

Uma abordagem interessante é fazer um quiz para toda a empresa, para entender quais brincadeiras serão mais populares entre os colaboradores da sua empresa.

Esse questionário pode estar associado a ações de endomarketing para promoção do evento que está para acontecer.

Algumas ideias populares são:

  • karaokê;
  • amigo secreto;
  • inimigo secreto;
  • show de talentos;
  • bingo.

Alguns dos itens acima servem para eventos no forma remoto e presencial, mas seguem alguns mais indicados para o primeiro:

  • quiz de perguntas sobre a empresa;
  • adedonha (Stop) online;
  • Gartic;
  • dinâmicas diversas.

4. Premie os colaboradores que se destacaram

Ainda com o objetivo de valorizar os colaboradores, premiar aqueles que se destacaram durante o ano faz toda a diferença.

Mas, para evitar que essa atitude tenha o efeito contrário, instigar rivalidade entre os colaboradores, é necessário que a premiação seja feita com base na performance mensurável dos colaboradores.

Ou seja, ela pode estar ligada às metas específicas de cada um e o grau de qualidade da sua entrega; assim como os resultados obtidos dos projetos do premiado.

As categorias das premiações são diversas e pode até mesmo ser subdividido por departamento para deixar a experiência ainda mais pessoal.

5. Utilize temáticas interessantes

Seja na decoração, nos pratos escolhidos ou nas vestimentas para a festa, escolher um tema certamente é algo que aumenta e muito o engajamento dos colaboradores com o evento.

Afinal de contas, tudo fica muito mais divertido com uma festa de confraternização em uma empresa diferente. Algumas ideias que podem ser implementadas são:

  • Tema Oscar (e combinar com a dica anterior, sobre a premiação);
  • Tema de épocas como anos 80, 90, 00 etc.;
  • Celebridades do cinema;
  • Festa a fantasia;
  • Glamour…

O que não faltam são ideias para deixar esse momento com uma cara única e todos se divertiram muito ao se transfigurar para a festa. 

6. Investir em atrações

Imagine o tamanho da excitação dos colaboradores após saberem que, além de comes e bebes, a festa do escritório vai contar com uma banda, show de teatro ou mesmo comediantes!

Claro que a atração ideal para a sua empresa pode não estar dentre uma dessas opções, mas sim uma palestra motivacional.

Apesar de difícil dizer não a uma festa, é importante levar em consideração o perfil comportamental dos colaboradores nessa decisão.

Sendo assim, as pesquisas institucionais podem levantar todos os dados que o RH precisa para que a confraternização online ou física seja um sucesso.

7. Dedique parte do orçamento pensando nos benefícios

Este é um evento que deve ser cuidadosamente planejado para que não saia demasiadamente caro. Contudo, também é importante levar em consideração que esse é um momento de comemoração para todos.

Sendo assim, é importante começar a organização financeira desde cedo para evitar que este seja um momento inesquecível para os colaboradores.

O colaborador é obrigado a ir para confraternização de final de ano?

Depende. Se a confraternização for fora do horário de trabalho, o colaborador não é obrigado a ir. Caso seja um evento durante a jornada de trabalho, o dia será contado como horário de expediente. Nesse caso, o líder pode, sim, requerer a presença da pessoa.

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Caso o funcionário se recuse, é necessário não só entender os motivos, mas também avaliar uma forma de não acarretar uma falta.

Nessa situação, o mais indicado é mesmo entender os motivos que o faz não querer comparecer e compensar seja com o uso do banco de horas ou mesmo abono – mas isso não é uma obrigação da empresa.

Mesmo que o funcionário não seja obrigado a ir fora do trabalho, procure saber se os motivos sejam relacionados ao ambiente de trabalho, afim de mitigar qualquer desajuste na empresa.

Quais seriam os prejuízos ao não se fazer uma confraternização de final de ano?

A confraternização na empresa é uma forma comum de mostrar ao colaborador, com ações, que seus esforços estão sendo vistos e a contribuição é valorizada.

Não somente, é uma prática adotada por uma grande parte das empresas. Ou seja, os colaboradores podem sentir-se desprezados pela gestão e impactar diretamente o seu rendimento no ano seguinte.

Assim, as principais consequências de não contar com uma confraternização é ter colaboradores menos motivados e abrir mão de todos os benefícios que mencionamos anteriormente.

Este é o momento ideal para comemorar as conquistas do ano e tanto a gestão quanto os funcionários podem aproveitar bastante disso!

Sendo assim, é interessante trocar o mindset de que a confraternização é um gasto e passar a pensar nela como um investimento no bem-estar dos colaboradores

O que não pode faltar em uma confraternização de final de ano?

A confraternização é um momento para apaziguar os ânimos e comemorar o ano que se passou.

Mas também é a oportunidade perfeita para refletir sobre os resultados apresentados.

Dessa forma, é muito comum que as empresas, antes de começarem as festividades de fato, tirem um momento para apresentar os números aos colaboradores.

Isso não só aumenta a transparência como também demonstra que eles são parte importante para alcançar aquele resultado.

Também é um bom momento para apresentar os desafios para o ano que se inicia de forma mais descontraída, ainda que institucional.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para que a festa não saia do controle e vire algo que não é condizente com uma festa de empresa. Por isso, veja abaixo alguns cuidados para se ter durante seu planejamento.

Temos sugestões de leitura para você:

Quais os principais cuidados ao se tomar em fazer uma confraternização

Apesar de ser uma festa, a confraternização da empresa não é um evento qualquer.

Sendo assim, é extremamente importante que as pessoas responsáveis pelo seu planejamento tenham bastante cuidado em cada etapa.

Sendo assim, veja algumas dicas para se atentar neste momento tão importante:

Saiba quantos colaboradores comparecerão

A primeira questão de qualquer festa é saber quantas pessoas irão. Sendo assim, levantar quais colaboradores moram no local, quem são os terceirizados, se será possível levar parceiros etc.

Uma vez que se tenha uma aproximação confiável deste número é possível começar a desenhar os atrativos.

Defina como será o evento

Este evento será um almoço, um coquetel, churrasco, festa na piscina ou um happy hour?

Mais à frente neste artigo, preparamos uma série de ideias de confraternização da empresa para que você surpreenda todos!

A escolha do local

Isso dependerá muito do tema escolhido e também é muito comum escolher um local externo já que o escritório raramente comporta todos os colaboradores em clima de festa.

Aqui, uma dica é que seja um local confortável, espaçoso e, se possível, em uma localização conveniente para todos.

Envie os convites e exija confirmação de presença

Uma vez que os detalhes temáticos da confraternização estejam decididos, agora é hora de começar a convidar os colaboradores.

Aqui, pode ser utilizada uma abordagem física ou um convite físico. Independente da via escolhida, é muito indicado que o ele tenha a mesma identidade visual do tema escolhido para a festa.

Outra questão é exigir a confirmação de presença para que se possa planejar a próxima etapa.

Definir comes, bebes e atrações

Agora chegou a melhor parte de toda a festa, seus atrativos, comes e bebes.

Aqui, é bom levar em consideração que todos devem ser contemplados, ou seja, nada de só comida carnista ou bebidas alcoólicas.

Consulte seus colaboradores a respeito de possíveis restrições alimentares e arrase na escolha do menu.

Dicas do que NÃO fazer na confraternização da empresa

O cuidado para que a confraternização não se torne um motivo para demissão deve ser constante. Por mais que seja um momento de descontração, ainda é um evento da empresa e o comportamento de todos deve ser condizente.

Sendo assim, é interessante publicar direcionamentos para que todos compreendam o que é esperado neste momento. Seguem alguns exemplos:

  • Evitar a paquera e brincadeiras de gosto questionável: já que é um ambiente corporativo as atitudes devem corresponder, sendo assim, é importantíssimo evitar qualquer comportamento que possa resultar em uma situação constrangedora;
  • Beber em excesso: é comum que esse seja o  pivô de diversos desentendimentos e confusões. Sendo assim, exagero na bebida alcoólica é um grande não!;
  • Evite fotografias sem autorização: nem todos gostam de serem fotografados em uma festa com bebida na mão, por exemplo. Sendo assim, evite fotografias além de seu grupo de amigos;
  • Dançar sem exageros: assim como qualquer conduta, quando feita como se estivesse entre amigos íntimos pode gerar desconforto. Sendo assim, agir com cautela na pista de dança é indicado a todos;
  • Evitar fazer reclamações: este é um evento da empresa, mas as questões práticas do dia a dia devem ser deixadas para outro momento.

No fim das contas é importante que a empresa se adiante de possíveis problemas que podem acontecer em um cenário festivo e tomar medidas para mitigá-los.

Veja agora algumas dicas que separamos para deixar essa confraternização para sempre na mente dos colaboradores.

Que tal baixar os materiais gratuitos a seguir?

O que você precisa saber sobre confraternização da empresa?

Confira agora um grande resumo de todo o texto que falamos acima na forma das principais perguntas feitas sobre como planejar uma confraternização de empresa de sucesso!

Qual a importância da confraternização?

A confraternização é um momento para comemoração e integração de toda a empresa, gerando uma sensação de união em todos que fazem parte dela.
Não somente, também é o momento ideal para networking e outras atividades interpessoais que podem fazer com que o indivíduo se destaque.

O que não pode faltar?

Esse é um momento de festa, mas também é importante que a gestão apresente os resultados obtidos durante o ano, preparando os colaboradores para os desafios posteriores.
Ademais, o que também não pode faltar são atrativos especialmente desenhados para o seu público interno.

Principais cuidados

Planejar um momento tão importante quanto esse não é uma tarefa nada fácil. Por isso sugerimos essas etapas para garantir que a festa seja um verdadeiro sucesso.
• saiba quantos colaboradores comparecerão;
• defina como será o evento;
• a escolha do local;
• envie os convites e exija confirmação de presença;
• definir comes, bebes e atrações.

Quais as melhores confraternizações para empresas?

As melhores confraternizações são aquelas que, além de reunir todos os colaboradores da empresa, também os entretém e informa de maneira efetiva.

Para isso, é preciso ir além dos comes e bebes e apostar em algumas atrações específicas.

Confira abaixo um resumo das dicas que trouxemos neste artigo:

  • Experiências interativas para construção de trabalho em grupo
  • Presenteie com um kit incrível
  • Aposte em brincadeiras divertidas
  • Premie os colaboradores que se destacaram
  • Utilize temáticas interessantes
  • Investir em atrações
  • Procure não economizar demais

A confraternização de empresa é algo extremamente importante e faz parte do employer branding da mesma. Leia mais sobre esse assunto e descubra os inúmeros benefícios de aplicar esta estratégia, na prática.

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias