Como Funciona o Check-in Georreferenciado de Atividades?
Tempo de Leitura: 4 minutos O check-in georreferenciado de atividades é responsável por permitir que as tarefas finalizadas sejam anexadas às informações de localização para conferência posterior.
Ter certeza de que os colaboradores externos estão cumprindo com suas atividades dentro do prazo e com a qualidade que a sua empresa e os seus clientes merecem já é possível.
Por meio do check-in georreferenciado de atividades, trabalhadores externos podem sinalizar para a empresa o local e a hora em que realizam determinada ação, como a entrega de uma encomenda, por exemplo.
Dessa forma, os gestores têm maior controle sobre a jornada de trabalho de vendedores externos, motoristas, entregadores e outros profissionais que atuam fora da empresa.
Quer saber melhor como funciona essa solução? Vem com a gente!
O que é check-in georreferenciado?
Check-in georreferenciado de atividades é o ato de indicar qual a localização de uma pessoa por meio do uso do GPS de um aparelho celular ou semelhante.
Uma vez que o GPS esteja ativo, ele indica para outra aplicação, que pode ser um aplicativo de controle de ponto, qual é a localização do dispositivo e assim faz a marcação de local e horário em que a atividade ocorreu.
Para aproveitar ainda mais a leitura, confira também estes artigos:
? BYOD: os prós e contras desta prática
? Marcação de ponto online é realmente seguro?
?Ponto mobile é realidade no mundo corporativo
? Modelo de trabalho híbrido: sua empresa está preparada para o futuro?
Como funciona o check-in georreferenciado de atividades?
Sabe quando alguém faz check-in em determinado lugar pelo Facebook e ele mostra a localização na timeline do usuário? Essa é uma espécie de check-in georreferenciado.
Ele é possível porque o aplicativo da rede social se conecta ao GPS do smartphone e pode ler a informação de localização do dispositivo.
Quando o usuário faz o check-in, autoriza que o Facebook compartilhe essa informação em sua plataforma.
No caso das empresas, é possível saber a localização de cada colaborador por meio de aplicativos de controle de ponto com GPS, geralmente instalados no smartphone ou tablet do colaborador.
O app de ponto eletrônico instalado no dispositivo do colaborador também é conectado a um outro aplicativo ou software de gestão, o qual é operado pela empresa.
Dessa maneira, o gestor da equipe monitora em tempo real todo o time, assim como o deslocamento desse.
Quando chega no destino, o colaborador sinaliza, através do aplicativo, que chegou ao local por meio de uma anotação de check-in (chegada).
Com isso, o gestor sabe se o colaborador chegou ao local no horário marcado, quanto tempo levou para se deslocar até lá e quanto tempo permaneceu na mesma localização.
Esses dados são fundamentais para acompanhar uma série de indicadores, como você verá na sequência.
Por que usar o check-in georreferenciado de atividades?
O check-in georreferenciado de atividades é ideal para empresas que trabalham com equipes externas e desejam monitorar a jornada de trabalho bem como a produtividade de cada colaborador. Veja quais são as vantagens dessa tecnologia!
Controle de jornada
Integrado ao controle de ponto digital, o check-in georreferenciado de atividades permite ter maior domínio sobre a rotina de cada colaborador que trabalha externamente.
O gestor da equipe sabe exatamente a que horas o colaborador inicia seu expediente e quanto tempo demora para chegar ao primeiro compromisso. Monitora o tempo de cada atividade e também é capaz de conhecer os trajetos utilizados.
A marcação do fim do expediente é igualmente registrada e, a partir daí, o gestor tem um mapa de todos os locais que foram visitados pelo profissional contratado e o tempo dedicado a cada compromisso.
Atingir as metas
Com o mapa de localização mencionado anteriormente, o gestor da equipe externa também tem em mãos informações valiosas para saber que o time está cumprindo com as metas diárias propostas.
Um entregador, por exemplo, tem um número determinado de entregas a fazer no dia. Com base nisso, é criado um roteiro de entregas e calculado quanto tempo deve ser destinado em cada uma delas.
Essas informações podem ser monitoradas por meio do check-in georreferenciado, em tempo real.
Assim, caso o entregador esteja atrasado, o gestor fica sabendo antes que o dia termine e pode tomar providências para acelerar o trabalho, como inserir outro profissional na mesma rota para dividir as entregas.
Maior produtividade
Além do cumprimento de metas, o check-in georreferenciado de atividades também fornece dados importantes para medir o índice de produtividade de cada colaborador externo.
Isso é possível porque, ao saber diariamente quantas entregas foram feitas por colaborador, o gestor pode comparar os desempenhos e monitorar melhoras ou pioras de performance.
Com estas informações, é possível fazer uma avaliação de desempenho da equipe externa e estipular metas individuais e coletivas a serem alcançadas, a fim de melhorar não só a performance do time como um todo, mas também os resultados da organização.
Separamos estes materiais para você, confira:
? Gestão de presença em tempo real
? Gestão de equipes externas: como otimizar os processos de RH e DP
? Você sabe como controlar a presença de colaboradores internos e externos?
? Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!
Mais engajamento
Ter uma ferramenta que possibilite o check-in georreferenciado também mantém os profissionais que trabalham externamente mais conectados à empresa.
Somando essa tecnologia a outras, como o controle de ponto digital, o envio de mensagens instantâneas e a troca de informações relevantes por meio de aplicações específicas, como CRMs, a comunicação entre empresa e empregados flui de forma mais consistente e as pessoas se engajam mais com os objetivos da organização.
Menos custos
Contar com uma tecnologia como o check-in georreferenciado de atividades poupa tempo, ordena processos e evita o desperdício de recursos com deslocamentos desnecessários e relatórios em papel.
É uma excelente solução para aquelas empresas que já adentraram a transformação digital e veem no BYOD (Bring Your Own Device) uma alternativa estratégica para fomentar negócios e facilitar a rotina dos colaboradores.
Também é recomendada para empresas que buscam a redução de custos e maximização de resultados por meio do uso de tecnologias inteligentes e de fácil acesso a todos.
Você ainda não conhece uma solução que traga o check-in georreferenciado? Conheça a nossa ferramenta e melhore sua capacidade de gestão com essa tecnologia!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.