Tempo de Leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar no termo “pessoa outlier

Ele caracteriza pessoas consideradas “fora de série”; aquelas que sempre buscam fazer o seu melhor e que entregam resultados acima da média. Com certeza você conhece alguém assim.

Para o RH, saber identificar pessoas com esse perfil ajuda a criar um time de alto desempenho, engajado e comprometido com os objetivos da empresa. 

Neste artigo desenvolvido em parceria com a Feedz, vamos trazer luz sobre esse assunto e te ajudar a identificar o perfil de uma pessoa outlier. Vamos lá?

O que é uma pessoa outlier?

Profissional com perfil de pessoa outilier entregando resultados e acertando o alvo da empresa

Em termos estatísticos, outlier significa um valor atípico ou resultado que foge da média.

Para o pesquisador Douglas Hawkins, outlier é um resultado que se diferencia das demais observações a ponto de levantar suspeitas se ela foi gerada por um mecanismo distinto

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, controle e cálculos efetivos 
de ponto, férias e hora extra, avaliação de desempenho, PDI, pesquisa de clima. e um botão escrito baixe agora.

O livro “Outliers”, de Malcolm Gladwell (em português intitulado Fora de Série), explica com base científica os perfis de pessoas que estão acima do padrão em ações e comportamentos que geram resultados bem-sucedidos.

Em sua obra, o autor traz como exemplos de outliers Bill Gates e os Beatles e diz que uma pessoa outlier é aquela que combina trabalho duro com o fato de estar no lugar certo na hora certa. 

Por que ter uma pessoa outlier na sua empresa?

A pessoa outlier é aquela que vai trazer a sua empresa para outro nível, pois ela leva o que faz muito a sério e não desiste até alcançar os objetivos propostos. 

Aumenta os resultados da organização

Contratar as pessoas certas para o seu negócio é pensar a longo prazo, uma vez que os resultados da sua empresa e a satisfação dos seus clientes dependem diretamente do compromisso de cada colaborador

Nesse sentido, a pessoa outlier vai:

  • estar aberta a novos desafios e experiências;
  • buscar a melhor forma de encantar os clientes;
  • trabalhar em equipe para alcançar os objetivos da empresa;
  • trazer novas ideias com criatividade;
  • ser um apoio das lideranças nas estratégias. 

Confira também os artigos a seguir:
KPI: a Importância dos Indicadores de Desempenho
Avaliação de Desempenho por Competências: Aprenda Como Implementar
Gestão de Desempenho: Como Estruturar um Sistema Eficiente?
High Potential: Como Identificar um Funcionário Extraordinário?
Competitividade no Trabalho: Saiba Como Gerenciar

Fortalece a diversidade e a cultura organizacional 

Pessoas com esse perfil são aquelas que trazem diversidade à sua empresa, isso porque a pessoa outlier não é aquela com pensamento engessado e ultrapassado. Ela pensa à frente do seu tempo – e isso só tem a agregar ao seu negócio. 

Pense bem: no lugar em que você trabalha, as pessoas são contratadas com base no desempenho ou em julgamentos precipitados?

O modelo mais antigo de contratação prezava pelo “Eu me daria bem com essa pessoa, pois temos muito em comum”, mas uma empresa inovadora pensa em agregar criatividade e diversidade. 

Mas, o que isso tem a ver com cultura organizacional e os seus resultados no mercado? A resposta é TUDO. 

Veja alguns dados que comprovam essa afirmação:

  • De acordo com um estudo da McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica têm 33% mais chances de sucesso, e as com diversidade de gênero são 21% mais lucrativas.
  • Em organizações onde se desenvolvem ações voltadas à diversidade, os colaboradores mostram 17% mais engajamento, enquanto a ocorrência de conflitos é 50% menor. Esses resultados são apresentados em um estudo da Harvard Business Review, de 2016.
  • Uma pesquisa de 2015 da Randstad, aponta que 87% dos profissionais de todo o mundo valorizam o tema da diversidade. No Brasil, esse dado chega a 91% das pessoas, uma vez que a diversidade está relacionada com respeito, produtividade, bem-estar e relações de qualidade.

Leia também:
?   Diversidade cognitiva: o que é e quais os benefícios para a empresa
?   Como e por que criar um comitê de diversidade na empresa
?   10 motivos para ter diversidade etária dentro da sua empresa

5 passos para identificar o perfil de uma pessoa outlier no trabalho

Você realmente conhece o perfil das pessoas que trabalham na sua empresa? Se você quer reter os melhores talentos, esse passo é muito importante. 

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Siga nossas dicas abaixo para identificar o perfil de uma pessoa outlier:

  1. não foque em pessoas com o mesmo perfil de personalidade e habilidades, lembre-se: os outliers são pessoas diversas.
  2. considere as hard e soft skills com a mesma importância, não foque apenas em habilidades e experiências comprovadas pelo currículo; as pessoas outliers são autodidatas e aprendem rapidamente. 
  3. apresente candidatos diversos e de destaque que podem não atender a todos os critérios formais;
  4. pense estrategicamente sobre os principais fatores de sucesso da função e como você pode encontrar os melhores candidatos;
  5. cultive bons relacionamentos e mantenha o talento no seu radar até que surja a oportunidade certa.

Leia também: 
?   Recrutamento e seleção: o guia mais completo para RHs
?   4 estratégias de recrutamento para atrair candidatos talentosos

O que fazer quando encontrar candidatos outliers?

Quando você encontrar uma pessoa outlier, é normal querer encontrar ainda mais pessoas com esse perfil. Mas, o que há nessas pessoas que as torna tão bem-sucedidas?

Antes de mais nada, observe e converse com todas as pessoas outliers que você identificar, assim você pode descobrir padrões de comportamento e habilidades que podem ser aprendidas pelos outros trabalhadores

O processo de reunir as habilidades se assemelha com o de uma investigação. Para descobrir as habilidades a serem propagadas, você pode se perguntar “como essa pessoa consegue ser um colaborador tão participativo em várias atividades e ainda ser gerente de um projeto?”. 

O processo para entender isso pode ser demorado, mas é absolutamente essencial. 

Faça download dos materiais gratuitos abaixo!
As melhores técnicas para melhorar gestão de pessoas nas organizações
A importância da tecnologia no controle do absenteísmo e presenteísmo
Guia: como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?
Avaliação de Desempenho por Competências

Ideias de perguntas para entrevistar uma pessoa outlier

O ideal é que as questões sejam diferentes para cada pessoa. Mas reunimos aqui alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para uma pessoa outlier:

  • Como você costuma se organizar com as demandas diárias?
  • Como você motiva a sua equipe?
  • Quantas pausas você faz e o que costuma fazer nesse período?
  • O que você mais valoriza no seu trabalho?
  • Como você define a produtividade?
  • O que você costuma fazer quando quer aprender algo novo?

No caso dos gestores, após o bate-papo, você pode passar um dia os acompanhando a fim de entender como eles trabalham. Em seguida, você pode acompanhar um ou dois outros gestores que não têm esse perfil para ver o que eles fazem de forma diferente. 

Provavelmente você notará que muitas dessas pessoas outliers costumam ser exigentes em termos de qualidade e agilidade. E isso é bom, pois a diferença entre uma empresa eficiente e uma ineficiente geralmente se resume a um padrão que preza pela qualidade e agilidade.

A qualidade deve ser sempre a prioridade, mas a otimização do tempo também determinará quantos trabalhos você pode gerenciar. 

Enquanto algumas pessoas gastam mais tempo fazendo pausas extras para o café ou para conversar, outras irão se esforçar em um nível elevado de produtividade durante todo o dia.

É provável que a pessoa que se esforce continuamente seja pelo menos duas vezes mais eficaz do que os outros colaboradores.

Conclusão

Relembre os tópicos esclarecidos neste artigo!

O que é uma pessoa outlier?

É um profissional acima do padrão em ações e comportamentos que geram resultados bem-sucedidos.

Por que ter uma pessoa outlier na sua empresa?

O profissional aumenta os resultados da organização e fortalece a diversidade e a cultura organizacional.

O que fazer quando encontrar candidatos outliers?

Descobrir padrões de comportamento e habilidades que podem ser aprendidas pelos outros trabalhadores.

E aí, você já conhecia o conceito de uma pessoa outlier? Percebe que incluir um profissional desse em sua equipe pode ser um fator para garantir um melhor desempenho do time

Aproveite que está estudando sobre gestão de pessoas e confira 7 dicas para garantir o engajamento de funcionários!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!