Competitividade no Trabalho: Saiba Como Gerenciar

Tempo de Leitura: 5 minutos A competitividade no trabalho é um desafio para colaboradores, mas também para líderes e gestores de pessoas. Saiba como gerenciar isso.

12 setembro 2022 5 abril 2023 5 minutos FotoPOR: Isabella Furbino
Início > Gestão de pessoas > Competitividade no Trabalho: Saiba Como Gerenciar
Tempo de Leitura: 5 minutos

Muito se fala sobre competitividade no trabalho. Mas, em que grau isso se torna um problema?

Esse assunto é um desafio para colaboradores que desejam se manter atraentes para o mercado, ao mesmo tempo que também querem desfrutar de um bom relacionamento com os colegas

Para líderes e gestores de pessoas, estimular uma competitividade saudável pode ser um dilema. 

A verdade é que nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio, mas é possível. E é isso que vamos tratar no artigo de hoje: como líderes podem gerenciar uma competitividade saudável com seus times. 

Vamos lá?

O que é competitividade no trabalho?

pessoa em escritório fazendo gesto comemorativo em meio a demais colegas simulando competitividade no trabalho

Desde que equilibrada, a competitividade no trabalho estimula o profissional a procurar maneiras de se superar todos os dias para dar o seu melhor e se destacar.

Banner de fundo claro, com texto

Assim, o desenvolvimento individual cria maiores chances de crescimento e promoções no ambiente de trabalho, além de colaborar com a excelência nos resultados.

A competitividade saudável é aquela que faz com que o profissional deseje superar a si mesmo e não necessariamente aos seus colegas. 

6 dicas para ser competitivo no mercado de trabalho da forma certa

Quando você está na mesma função e na mesma empresa por um longo tempo, pode ser que você fique acomodado. Mas, como você deve saber, no mercado de trabalho de hoje não se pode ficar parado.

Você nunca sabe o que está por vir, então manter sua vantagem competitiva é sempre uma boa ideia, não importa o quão “seguro” você se sinta no momento.

E quem sabe que tipos de oportunidades podem surgir em seu caminho?

As dicas a seguir irão ajudá-lo a buscar uma competitividade saudável. Confira!

  1. Desenvolva suas habilidades e aprenda novas – isso vai te manter um profissional atraente para o mercado de trabalho. Aposte em aprimorar soft skills e hard skills.
  2. Invista em você – faça treinamentos, cursos, se aperfeiçoe, participe de eventos da sua área de trabalho e esteja sempre atento às novidades. 
  3. Faça trabalhos voluntários – um profissional requisitado é aquele que tem empatia, valores e que tem um perfil colaborativo. 
  4. Fortaleça seu networking – sabe aquela história de “quem não é visto não é lembrado”? Ela faz muito sentido no ambiente profissional, sendo assim, troque ideias, faça benchmarking e tenha bons contatos por onde você for. 
  5. Aprimore suas habilidades de liderança – trabalhar um perfil de liderança é um diferencial competitivo, pois te dá oportunidade de crescimento na empresa. Se isso é o que você almeja, comece estudando e exercendo as competências necessárias. 
  6. Desafie a si mesmo – tem algo que você não sabe, mas acredita que precisa desenvolver? Se jogue! Não tenha medo de errar, tenha medo de permanecer no mesmo lugar sempre. 

Confira também os artigos a seguir!

Como líderes podem estimular a competitividade saudável no trabalho?

Os líderes têm uma grande influência no clima organizacional. A depender do estímulo que eles dão, o time pode ser colaborativo ou competitivo.

A competição amigável, muitas vezes pode ajudar as equipes profissionais a ultrapassar limites e identificar soluções exclusivas para problemas complexos

Por outro lado, ser excessivamente competitivo com seus colegas de trabalho pode promover um ambiente de trabalho improdutivo e tóxico. 

É importante evitar ser um líder que estimula a competição para que você possa ajudar sua equipe a manter a produtividade e atingir metas de alto nível. 

Confira nossas dicas práticas para líderes que desejam manter o equilíbrio entre competitividade no trabalho e cooperação.

Faça com que as pessoas desejem competir consigo mesmas

Embora ser excessivamente competitivo com seus colegas de trabalho possa ter suas desvantagens, competir consigo mesmo pode levar seus colaboradores a produzir um trabalho de melhor qualidade e superar obstáculos que podem impedir seu progresso. 

Trabalhe com metas e OKRs para definir desafios. Fazer isso pode ajudar a alimentar a chama competitiva enquanto se busca auto aperfeiçoamento, produtividade e crescimento profissional.

Incentive o trabalho em equipe

Não há como estimular competição e trabalho em equipe em um mesmo time. Ou você escolhe um lado ou outro. 

Desenvolvimento de lideranças

Sem um trabalho em equipe eficaz, a produtividade e a qualidade do trabalho provavelmente sofrerão, mesmo com um grupo composto por grandes talentos. 

Da mesma forma, sem equipes engajadas em trabalhar com o mesmo objetivo, as empresas terão dificuldade para superar a concorrência.

Em um estudo recente de Stanford, os participantes que trabalhavam em equipe em vez de trabalhar sozinhos perseveraram por mais tempo em tarefas difíceis, mostraram mais interesse e prazer em trabalhar nas tarefas, exigiram menos esforço autorregulatório para concluir as tarefas e tiveram melhor desempenho. 

Anote essas dicas para líderes que desejam incentivar o trabalho em equipe:

Estimule a troca de feedbacks

Não há como negar: a liderança precisa dar o exemplo das atitudes que deseja ver no time. E quando o assunto é feedback a história não é diferente. 

O feedback é uma resposta devolutiva sobre as reações que o colaborador teve a uma determinada experiência, tarefa ou comportamento. E lembre-se: seu objetivo sempre é a melhoria.

É uma área desafiadora, porque, para muitos de nós, o pensamento de dar feedback (especialmente feedback de melhoria) é assustador, mas não precisa ser assim.

Desta forma, ensine seus liderados a dar um feedback que tenha os seguintes pontos:

  • propósito;
  • clareza;
  • gentileza;
  • que seja baseado em fatos e acontecimentos, não em achismos;
  • que passe confiança. 

Que tal fazer um curso completo sobre feedback de forma gratuita e com direito a certificado? 

Acesse a plataforma Feedz Educa e faça sua inscrição!

Mostre que você confia na equipe

É comum que a competitividade decorra da falta de confiança profissional. Então, se o colaborador se sentir inseguro sobre suas habilidades ou competências, tente trabalhar ativamente para mostrar que você acredita no potencial dele. 

Você pode fazer isso identificando seus pontos fortes pessoais, analisando seu progresso profissional ao longo do tempo e entregando novos desafios a ele.

Estimule o aperfeiçoamento das habilidades

Outra maneira de superar o excesso de competitividade é incentivar que cada pessoa foque em melhorar a si mesmo profissionalmente. 

Esforços de auto aperfeiçoamento andam de mãos dadas com atividades de construção de confiança. Sendo assim, lembre-se de dar feedback sobre áreas de melhoria, incentivar a superação das fraquezas e o aprendizado de novas habilidades.

Assim, o colaborador pode aprimorar seus pontos fortes e se tornar mais confiante a longo prazo. Faça com que eles reconheçam seus valores e trabalhem para aumentá-los, isso vai evitar situações de competição com os demais colegas de trabalho.

Uma boa maneira de incentivar isso é implementando Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) com indicações de cursos, treinamentos e atividades ao longo de um determinado período. 

Baixe os materiais gratuitos a seguir!

Reconheça seus colaboradores 

Quando foi a última vez que você reconheceu os membros da sua equipe de forma pública e intencional? 

Experimente fazer isso através de e-mails, mensagens nos grupos de trabalho, reuniões e plataformas de interação. Isso esbarra nos tópicos que já citamos anteriormente como: a construção de confiança, o desafiar a si mesmo e a troca de feedbacks. 

Se você é líder ou trabalha na área de gestão de pessoas, chegou a hora de entender sua responsabilidade na construção de um ambiente mais colaborativo e menos competitivo. O clima organizacional e o engajamento da empresa só têm a ganhar.

Baixe agora este material sobre como garantir um ambiente saudável na empresa!

Banner com fundo roxo e o texto
Foto de Isabella Furbino

Isabella Furbino

Graduada em Psicologia (UFMG) e Especialista em Gestão de Negócios (IBMEC). Possui 7 anos de experiência na área de Recursos Humanos. Hoje é responsável pela área de Gente e Gestão na Sólides Tangerino, e nos últimos 5 anos tem atuado ativamente na estruturação de operações de RH no mercado de Tecnologia. Começou sua carreira atendendo profissionais de RH e DP, como CS, na Sólides e pouco tempo depois fez a migração para a área de Gente, passando por importantes subsistemas como T&D, People Analytics e Business Partner. Atua dando mentorias para profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados