Tempo de Leitura: 8 minutos

Uma das maiores preocupações das empresas, em especial do setor de recursos humanos, é estabelecer uma boa relação entre as equipes e entre os profissionais envolvidos. O desenvolvimento de estratégias que favorecem o trabalho em equipe é um dos pontos-chave para alcançar bons resultados. 

O trabalho colaborativo é o responsável pela melhor comunicação interna, pela construção de ambiente laboral saudável, onde a competitividade nociva não tem vez, pelo aumento da produtividade e do bem-estar dos colaboradores e tudo isso traz resultados importantes, como alcançar as metas e objetivos propostos. 

Nesse artigo vamos falar sobre a importância do trabalho em equipe e como aperfeiçoar esse importante elemento na sua empresa. 

Para facilitar a leitura, veja tudo o que você vai aprender desse conteúdo:

O que é um trabalho em equipe?

Implementação da gamificação

Trabalhar em equipe significa se unir a outras pessoas e desenvolver uma atividade em conjunto, tendo um mesmo objetivo em comum. 

Dessa forma é possível unir diferentes habilidades e talentos para que a tarefa seja realizada da melhor maneira possível e no menor tempo também. 

Indicadores de RH

Mas é preciso que as pessoas envolvidas saibam lidar umas com as outras, para que a interação, produtividade, sinergia e interação possam ser desenvolvidas em harmonia, e que todos trabalhem direcionados, buscando os mesmos resultados. 

Qual a importância do trabalho em equipe?

Há alguns anos, saber trabalhar bem em equipe é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Isso se deve à necessidade de interagir e conciliar talentos ao desenvolver algum trabalho mais elaborado e complexo. 

Na maioria das atividades, é preciso seguir uma linha de produção ou raciocínio que, muitas vezes, exige conhecimentos diferentes. Por isso existem os especialistas contratados, os profissionais que conhecem bem o trabalho e dão o seu melhor no que fazem. 

Mas essa pessoa, apesar de ser boa no que faz, pode não saber desenvolver outras etapas do projeto, e precisa de outros profissionais para complementar ou mesmo sugerir melhorias, outras formas de realizar o trabalho. 

Para que uma equipe seja multidisciplinar tenha bons resultados, é fundamental que todos os envolvidos sejam capazes de fazer a sua parte sem interferir negativamente do trabalho do outro, além de se dispor a ajudar e a estar aberto para conversar sobre ideias de melhorias. 

Qual o benefício do trabalho em equipe para a empresa?

Benefícios do trabalho em equipe escrito no topo. Abaixo, quebra-cabeça de quatro peças, sendo que cada uma delas diz objetivos mais rápido, melhor qualificação da equipe, clima organizacional e produtividade mais alta.

Quando a empresa incentiva, e mantém em seu quadro de funcionários, pessoas que desenvolvem bem o trabalho em equipe, ela alcança seus objetivos mais rapidamente e consegue crescer com mais consistência. 

Outro benefício do trabalho em equipe é o clima organizacional harmonioso, que favorece o desenvolvimento das atividades com mais foco, produtividade e eficácia.  

E para os colaboradores?

Os profissionais que desempenham bem suas atividades trabalhando em equipe se tornam mais eficientes e alcançam resultados melhores, melhorando sua qualificação e percepção pela empresa. 

Eles também têm a oportunidade de aumentar o seu conhecimento, trocando informações com outros profissionais, que podem ter maneiras diferentes de pensar e agir, além de poderem conhecer diferentes soluções para o desenvolvimento da atividade. 

Aproveite a visita e confira também:
👥 
Novos Modelos de Organização do Trabalho: o Que Muda e Qual é o Papel do RH
👥  Veja 5 Modelos de Plano de Carreira
👥  Fit Cultural: Por Que se Atentar no Momento do Recrutamento e Seleção
👥  Downsizing: Por Que Você Precisa Entender Esse Conceito?

Como estimular o trabalho em equipe?

A habilidade do trabalho em equipe pode ser estimulada, mas o ideal é que a empresa já contrate funcionários com traços que favoreçam esse desenvolvimento

Por isso, o momento do recrutamento e seleção de novos profissionais para uma vaga é tão importante e precisa de processos de recrutamento muito bem mapeados. É fundamental saber quais características são essenciais para determinada vaga, e buscar candidatos que já os possuam ou que tenham traços de talentos que possam ser desenvolvidos nesse sentido. Ou seja, fazer uma seleção por competências.

No caso de empresas que já tenham um quadro de funcionários preenchido, também é possível treinar e estimular o desenvolvimento dessa habilidade lançando mãos, por exemplo, de treinamentos no formato de EAD para empresas, ou estratégias de upskilling

Nesse processo, é importante dar atenção para alguns aspectos essenciais:

Respeito

O respeito é a base de qualquer relacionamento, seja ele familiar, afetivo ou profissional. Um ambiente em que as pessoas não se respeitam se torna conturbado e influencia no clima organizacional e também na produtividade e bem-estar das pessoas em volta. 

É fundamental que o profissional saiba respeitar opiniões, ideias e pensamentos que sejam diferentes dos seus. A empresa também tem papel fundamental nisso, que pode ser incentivado por meio da sua cultura organizacional

Confiança

Em uma estrutura organizacional, cada profissional possui uma função que deve desenvolver da melhor forma. Também faz parte do trabalho em equipe confiar que as outras pessoas farão o mesmo. Quando existe essa confiança, o gestor consegue delegar tarefas sem duvidar que ela será realizada, ou então que, caso ocorra algum problema, ele será avisado. 

O gestor precisa confiar em sua equipe e acreditar em sua capacidade de realizar seu trabalho e de encontrar soluções. E, por outro lado, quando o profissional percebe que tem a confiança do seu líder, sente-se que possui autonomia no trabalho e fica motivado a fazer o melhor sempre. 

Boa comunicação

A comunicação assertiva é a base do trabalho em equipe, já que é fundamental transmitir informações claras e precisas à equipe e se fazer entender. 

A comunicação interpessoal deve ser a principal habilidade a ser desenvolvida, pois assim todos conseguem entender quais são os seus papéis e funções dentro das tarefas, assim como os dos outros. Os profissionais podem trocar informações pertinentes, visando sempre a entrega de melhores resultados e o aprimoramento profissional de todos os integrantes da equipe.

Proatividade

A pessoa proativa consegue antever problemas e sugerir soluções mais rapidamente. Por isso, a proatividade é mais um componente que incentiva a confiança do gestor na equipe, pois tendo pessoas proativas, ele acredita que as situações com potencial de dificuldade serão identificadas e resolvidas antes mesmo de acontecerem. 

As capacitações internas são importantes para desenvolver esse pontos, assim como a aplicação de testes comportamentais, como o teste QUATI, que ajudam a identificar as características de cada funcionário, para desenvolver ou aprimorar aquelas necessárias para o trabalho em equipe. 

Outro ponto importante é a realização de atividades que favoreçam a integração entre colaboradores. Assim, os relacionamentos poderão ser construídos mais facilmente.  

Os materiais gratuitos a seguir podem te auxiliar na gestão de pessoas! Baixe agora:
📋  [PLANILHA E CHECKLIST] Pesquisa de clima organizacional
📚  [EBOOK] Bem-estar no trabalho
📚  [EBOOK] Gestão de pessoas remota
🎁  [KIT] Produtividade no Trabalho

Quais os principais desafios do trabalho em equipe?

As empresas são formadas por pessoas, que podem ter diferentes costumes, conhecimentos e hábitos.  

Justamente por isso, o trabalho em equipe geralmente enfrenta alguns desafios que podem colocar em risco toda a atividade desenvolvida e também comprometer o clima organizacional da empresa. Veja alguns deles.

Individualismo

Se entre os funcionários da equipe existir alguém que não busca se integrar com os demais, buscar conhecimento e nem age para colaborar com propostas aos projetos do time, e está ali apenas para cumprir o seu papel e receber o salário, dificilmente você conseguirá montar uma equipe de trabalho eficiente. 

Desenvolvimento de lideranças

Além de não contribuir para o aprendizado mútuo dos colegas, as pessoas individualistas pensam apenas em si mesmo e em benefício próprio. Portanto, em situações que dependem da cooperação, ele sempre irá gerar falta de confiança.

Diversidade

Em um ambiente profissional existe uma grande diversidade de pessoas com diferentes culturas, estilos, pensamentos e crenças. Até mesmo a diferença geracional pode se desdobrar em divergências de ideias e ritmo de trabalho. 

Sabendo disso, é essencial saber lidar bem com as divergências, sendo flexível e respeitoso com os outros membros da equipe, evitando impor verdades e, ao contrário, estando aberto a ouvir diferentes ideias e opiniões. 

Ser flexível é entender que o respeito é a base para o relacionamento entre pessoas e agir dessa forma diante de situações desafiadoras. 

Comunicação falha

Quando há problemas de comunicação a equipe não consegue compreender o que é esperado e acaba gerando retrabalho, críticas e entregas fora da qualidade desejada

Para o trabalho em equipe é fundamental que todos tenham liberdade para sugerir mudanças, trocar ideias e perguntar sobre possíveis dúvidas, assim como a receber feedbacks quando for necessário. 

Como trabalhar em equipe no home office?

Antes de absorver as dicas de gestão, relembre os aspectos legais do home office, que impactam diretamente na relação entre gestores e seus times. Assista rapidamente ao vídeo a seguir da série RH em Pauta:

Um dos grandes desafios do trabalho em home office certamente é manter o engajamento de colaboradores e a interação das equipes. 

Embora o trabalho fora da empresa proporcione inúmeros benefícios, como o aumento da qualidade de vida, redução de custos, entre outros, a produtividade pode ser comprometida, dependendo do caso. 

Mas a base do trabalho em equipe é a mesma, seja na sede da empresa ou em casa. E o gestor precisa ter atenção e garantir que seus subordinados consigam se manter motivados. 

Diga quais são as expectativas 

A comunicação se torna ainda mais importante quando a equipe está em home office, portanto é preciso encontrar maneiras de manter seus colaboradores informados e também oferecer suporte para que consigam se comunicar entre si de maneira eficiente. 

O gestor pode oferecer ferramentas de comunicação e também de gestão de tarefas, para que saibam o que está sendo feito, por quem, e assim consigam acompanhar também os processos, tirar dúvidas e dar sugestões, como se estivessem na empresa. 

Estabelecer rotinas semanais, por exemplo, com reuniões de equipe (produtivas e que valham o tempo utilizado) pode ajudar a manter a interação e a motivação da equipe.

Mas é preciso evitar o controle excessivo, também chamado de micromanagement. Defina tarefas, estabeleça prazos e metas e acompanhe.

Estabeleça regras de trabalho e de tecnologia

No home office é preciso ter cuidado com limite de horários. Defina horário de trabalho, almoço, etc. Também estabeleça expectativas em relação ao tempo de resposta às demandas e, se necessário, estabeleça um padrão de comunicação assíncrona. Limite o horário das mensagens e cuide do bem-estar dos seus colaboradores. 

Estabeleça quais ferramentas serão utilizadas para não haver erros.

Mostre-se próximo à equipe

Participe das conversas, dê feedback, elogie projetos e trabalhos. Após uma reunião, envie os principais tópicos e coloque à disposição para tirar dúvidas e conversar. E sempre compartilhe os acontecimentos e notícias com todos os envolvidos, assim minimiza o risco de gerar desconfianças.

Garanta a estrutura necessária

Organize a lista de equipamentos e ferramentas necessárias para que o trabalho possa ser desenvolvido em home office e garanta que todos os colaboradores tenham acesso aos itens. 

Contar com uma plataforma de gestão de equipes também pode ajudar a gerenciar melhor todas as demandas. 

Está gostando dessas dicas de gestão de pessoas? Que tal se atualizar sobre alinhamento entre colaboradores e gestores, processo de vivências e adaptações e até mesmo conferir dicas sobre como intermediar duas visões geracionais?

Ouça agora esse episódio do Tangerino Talks!

Conclusão

Relembre os tópicos que abordamos ao longo deste conteúdo:

O que é um trabalho em equipe?

Se unir a outras pessoas e desenvolver uma atividade em conjunto, tendo um mesmo objetivo em comum.

Qual a importância do trabalho em equipe?

Garantir que todos os envolvidos sejam capazes de fazer a sua parte sem interferir negativamente do trabalho do outro, permitindo que a empresa alcance seus objetivos.

Qual o benefício do trabalho em equipe para a empresa?

Ela alcança seus objetivos mais rapidamente e consegue crescer com mais consistência.

Como estimular o trabalho em equipe?

O gestor deve se atentar para fomentar respeito, confiança, boa comunicação e proatividade em seu time.

Quais os principais desafios do trabalho em equipe?

Lidar com profissionais individualistas, gerenciar a diversidade e solucionar falhas de comunicação.

Como trabalhar em equipe no home office?

• Diga quais são as expectativas;
• estabeleça regras de trabalho e de tecnologia;
• mostre-se próximo à equipe;
• garanta a estrutura necessária.

Como você pode ver, o trabalho em equipe é essencial para as empresas e está se consolidando como uma das habilidades mais desejadas no mercado de trabalho. Portanto, tanto os profissionais precisam se esforçar para desenvolver essas características, como as empresas precisam incentivar e desenvolver as pessoas, orientando-as rumo ao que precisam. 

No home office, sem dúvida, essa necessidade se torna ainda mais desafiadora, mas as equipes de RH devem buscar soluções eficientes para amparar os trabalhadores e possibilitar a melhor forma de trabalhar nessas condições, garantindo a continuidade dos trabalhos e resultados. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como melhorar as interações e o engajamento do trabalho em equipe dos colaboradores em home office, confira agora esse outro artigo sobre as melhores ferramentas para manter a produtividade no home office.

Teste Grátis Tangerino