Nos últimos anos, muitas empresas precisaram se adaptar ao home office. Apesar de já ser um modelo válido e adotado por muitos empreendedores, a pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade do distanciamento social. Por isso, muitas equipes precisaram realizar suas atividades remotamente. E a Sólides pensou nisso!
Além da preocupação óbvia com os novos desafios da gestão de equipes nesse momento, as empresas também precisam pensar nos processos internos que não podem ser deixados de lado, como o controle de ponto.
Nesse momento, softwares como a Sólides são essenciais para que o controle de jornada dos colaboradores da empresa não seja prejudicado com o home office.
Vamos falar mais sobre as dificuldades encontradas com o distanciamento e como a Sólides ajuda empresas a manter a ordem e continuar dentro das leis trabalhistas. Boa leitura!
O controle de ponto no home office
Existem muitas interpretações sobre a necessidade do controle de ponto durante o home office.
Apesar de o teletrabalho ser um modelo que dispensa o controle de horas convencional, o momento de home office atual é extraordinário, o que faz com que seja mais seguro continuar esse processo.
Aquelas empresas que ainda utilizam um controle de ponto que depende de dispositivos únicos encontrados nas sedes podem passar por grandes dificuldades nesse momento.
Afinal, como fazer o controle de ponto dos funcionários que não podem estar presentes?
Por esse motivo, o controle de ponto digital se tornou a principal escolha das empresas que querem continuar executando tarefas tão importantes como o controle de horas.
Com o controle de ponto digital é possível permitir que os colaboradores façam a gestão da jornada de trabalho de forma acertada, sem criar grandes dificuldades para os responsáveis pela apuração e validação dos dados.
Na escolha de um sistema de controle de ponto digital, a empresa precisa ser atenciosa a detalhes, já que ele será responsável por garantir um trabalho bem executado pelos gestores. Entre aquilo que não pode faltar em um controle de ponto digital, está:
- segurança de dados;
- métodos antifraude;
- mobilidade;
- disponibilidade da informação;
- fácil acesso.
Em casos como o home office ou o trabalho externo, a Sólides oferece ferramentas pensadas para facilitar o compartilhamento de informações e a segurança dos dados registrados pelos funcionários.
Aproveite que está por aqui e confira também:
- Reduza gastos com horas extras com app de ponto eletrônico Sólides Tangerino
- Case da ACCT: como a Sólides Tangerino facilitou o controle de ponto no home office
- App de controle de ponto com reconhecimento facial? É possível com a Sólides Tangerino!
- MP do Home Office: Conheça as novas regras do Teletrabalho
Por que a Sólides é a escolha certa para o home office
Se uma empresa teve que se adaptar ao home office durante a pandemia, os responsáveis pela gestão da equipe são também encarregados de superar as grandes dificuldades que aparecem nesse momento.
Por esse motivo, é importante entender quais soluções oferecem as maiores vantagens nesse momento.
Quando o assunto é o controle de ponto, a Sólides é uma das opções mais completas, desenvolvido para atender prontamente as principais necessidades dos setores de RH e Departamento Pessoal, enquanto simplifica o processo de registro de jornada para os colaboradores.
Abaixo estão algumas das principais vantagens que colocam a Sólides à frente de outras plataformas no controle de ponto para o trabalho remoto.
1. Facilidades do no home office
O home office vem com desafios próprios e, por esse motivo, a Sólides se propõe a oferecer soluções simples.
Como alternativa no controle de horas remoto, a Sólides permite que os funcionários realizem seus registros de onde estiverem, garantindo rapidez ao processo.
Além disso, a Sólides também conta com etapas de validação, como a biometria facial, a assinatura eletrônica da folha de ponto e o georreferenciamento.
Com essas ferramentas, é possível criar uma conexão entre as pessoas que estão realizando suas atividades de forma remota.
Pensando também nessa situação, a Sólides possibilita o envio de atestados diretamente pela plataforma, evitando que os funcionários tenham que se deslocar até a empresa.
2. Simplificação do processo de controle de ponto
Independentemente do modelo de trabalho adotado, o controle de horas deve prezar pela rapidez e eficiência, de forma que não atrapalhe o dia a dia dos colaboradores e facilite a ação dos gestores.
Pensando nisso, o serviço de controle de ponto oferecido pela Sólides permite que os funcionários registrem suas horas de trabalho diretamente pelo celular, com poucos cliques.
O sistema também funciona em tablets e pela web, garantindo uma gama de possibilidades às empresas que já o adotaram.
Quando avaliamos o lado dos gestores, a Sólides possibilita a geração e exportação de diversos relatórios que dão acesso rápido a informações importantes sobre as equipes, como banco de horas, horas extras e controle de presença.
O sistema da Sólides também permite aos gestores o envio de mensagens diretamente às equipes.
Assim, a comunicação durante o home office se mantém contínua, facilitando a gestão das equipes e o compartilhamento das informações.
Além disso, em suas funcionalidades premium, a Sólides permite a organização de ordens de serviço para garantir que as equipes estejam alinhadas sobre as atividades que precisam ser realizadas e os gestores saibam como anda o desenvolvimento de cada uma delas sem grandes dificuldades.
3. Segurança dos dados
Um dos pontos de maior importância para as empresas é a segurança dos dados durante o home office. Afinal, como garantir a veracidade das informações que são registradas remotamente?
Como já citamos, a Sólides conta com várias etapas de validação que registram os dados fornecidos pelo funcionário de forma segura e antifraude, permitindo maior confiabilidade no processo.
É possível solicitar a localização dos funcionários no momento do registro de ponto e, também, solicitar que o mesmo tire uma foto. Assim, os gestores conseguem verificar que o funcionário executou o processo corretamente.
Em caso de alterações, a Sólides permite que os funcionários criem solicitações a serem aprovadas pelos gestores.
Assim, se um funcionário esquecer de bater ponto ou realizar o registro fora de um dos locais de interesse, é possível que os responsáveis analisem e aprovem as informações sem grandes dificuldades.
E caso os dados de ponto fiquem sem sincronização, tudo bem: é bem fácil fazer a sincronização pelo a Sólides.
4. Mobilidade corporativa
Apesar de o home office dar a entender que o trabalho será realizado apenas da casa dos funcionários, a realidade não é bem essa.
Afinal, existem funcionários que podem precisar se deslocar ou utilizar espaços diferentes na execução de suas atividades.
Por esse motivo, a Sólides preza pela integração de suas plataformas para garantir uma maior mobilidade corporativa.
Assim, seja viajando, em casa ou no escritório, os funcionários podem realizar o registro de horas trabalhadas sem nenhum problema, até mesmo sem acesso à internet.
Com a possibilidade de configuração de locais de interesse, os gestores podem registrar localizações em que o funcionário já espera realizar suas atividades, fazendo com que os dados sejam registrados automaticamente no sistema sem a necessidade de validação e aprovação.
Aproveite para conferir nossos materiais sobre o assunto:
- Manual do controle de ponto
- Gestão de pessoas remota: o guia completo para sua empresa!
- Ponto eletrônico: aprenda a escolher o ideal para a sua empresa
5. Adaptação ao modelo híbrido
Enquanto o home office se tornou uma grande necessidade, outros momentos podem demonstrar outras possibilidades.
O modelo de trabalho híbrido é uma delas, permitindo que os funcionários realizem suas atividades tanto em casa quanto na sede das empresas.
Por esse motivo, é importante para a Sólides oferecer plataformas específicas para esse momento sem que os colaboradores sejam expostos a riscos desnecessários.
Como já citamos, o trabalho em casa pode contar com o registro de ponto através de smartphones e da web. Assim, os funcionários utilizam seus próprios dispositivos para bater o ponto.
Nas sedes, porém, é comum o uso de um dispositivo compartilhado, algo que não é indicado para o momento atual.
Pensando naqueles que não podem deixar o trabalho presencial, ou pensam em se adaptar ao trabalho híbrido, criamos o Tangerino Totem para facilitar o controle de ponto na sede.
A versão Totem do Tangerino é perfeita para tablets que se encontram nas sedes e permitem que os colaboradores realizem o controle de ponto sem toques, apenas com a apresentação de um QR Code e um registro de foto.
Por que contratar a Sólides
O controle de ponto digital é, sem dúvidas, a forma mais confiável de realizar o registro de horas dos funcionários em qualquer tipo de mercado.
A Sólides foi pensada para criar uma solução simples e eficiente para que funcionários e gestores possam desfrutar de uma plataforma descomplicada sem abrir mão da efetividade.
Com diversas versões e softwares interconectados, a sólides preza pela liberdade dos gestores em escolher aquilo que possa aumentar a produtividade de suas equipes.
Além disso, é essencial e nítida a evolução de nossa plataforma, que avalia o cenário atual do empreendedorismo e do mercado de trabalho.
Assim, independente do que seja necessário pela sua empresa, estaremos prontos para oferecer a solução mais simples e eficaz possível.
Sejam em home office, no modelo híbrido ou no trabalho presencial, a Sólides é perfeita para empresas como a sua. Faça uma demonstração agora mesmo!
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