Tempo de Leitura: 6 minutos

Levantar todas as atribuições relacionadas à folha de pagamento é uma atividade que envolve muitos números, normas, variáveis e que precisa ser repetida todos os meses. Garantir a produtividade do setor responsável é essencial e o BPO de folha de pagamento auxilia nesse sentido. 

O BPO promove redução de custos, aumentando a qualidade e a assertividade do serviço necessário para todos os negócios!

Quer saber o que é BPO da folha de pagamento e como funciona? Então confira esse conteúdo e tire todas as suas dúvidas. 

Para facilitar a leitura, veja todos os assuntos que vamos tratar nesse artigo:

O que é um BPO de Folha de pagamento?

Papéis do tamanho de recibos nas mãos de duas pessoas de roupa social em frente a dispositivo móvel simulando o BPO, ou seja, aterceirização da folha de pagamento.

Quando falamos em BPO de Folha de pagamento, nos referimos à decisão de deixar profissionais qualificados cuidarem dos processos relacionados ao pagamento de salário, férias, benefícios, além do que diz respeito à contratação e demissão de funcionários.

A rotina do profissional de Departamento Pessoal costuma ser muito atarefada, justamente por causa de todas essas demandas, que consomem muito tempo. No caso de pequenas e médias empresas, que geralmente contam com poucos funcionários, esse tempo poderia ser utilizado para melhorar outras áreas mais relevantes para o sucesso da empresa. 

Justamente por isso é que o BPO de folha de pagamento tem se mostrado um importante aliado para as organizações. 

Banner roxo escuro com o texto

O que é um BPO 

BPO é uma sigla em inglês que significa Business Process Outsourcing, que pode ser traduzido como a terceirização de processos e rotinas que não são o foco principal, o core, da empresa, mas são essenciais para que ela funcione adequadamente. 

Aproveite a visita e confira também:

Quais as vantagens de um BPO de Folha de Pagamento?

Hoje existem muitas ferramentas que podem auxiliar na realização dessas atividades do departamento pessoal, entretanto, é consideravelmente alto o investimento quando pensamos na aquisição dos recursos e na contratação de pessoal qualificado. 

Quando a empresa contrata um serviço de BPO para a folha de pagamento, a tecnologia envolvida e também a expertise do mercado vem da prestadora de serviço. Ou seja, o contratante tem acesso ao melhor do mercado, sem ter que investir tanto para isso

Veja algumas vantagens que a contratação de um BPO de Folha de pagamento proporciona.  

Redução de custos

A primeira vantagem é a redução de custos, já que a empresa não precisa manter um grande quadro de funcionários para realizar essas funções. 

Dessa maneira, todos os custos de contratação e capacitação de profissionais, pagamento de salários e encargos trabalhistas, estrutura tecnológica, etc., podem ser suprimidos ou, pelo menos, reduzidos nesse setor. 

Evita a ocorrência de erros frequentes na folha de pagamento

Os atrasos no envio de informações e erros de cálculos frequentemente são motivo de problemas nas empresas. E podem gerar processos trabalhistas e multas altas. 

Utilizar um provedor de BPO diminui esse risco, já que o processamento da folha de pagamento é feito automaticamente, com muito mais assertividade. Assim tanto o retrabalho, como os equívocos se tornam coisa do passado.

Aumento da eficiência na gestão de recursos humanos

Essas atividades precisam ser feitas todos os meses e, dependendo do caso, até mesmo mais de uma vez durante o mês. Utilizando o BPO de folha de pagamento sobra muito mais tempo para que os profissionais se dediquem a questões mais importantes para a empresa, como treinamentos internos, mapeamento de funções e outras que geram mais resultados para a empresa.   

Dessa maneira, o RH da empresa pode assumir o lado mais estratégico e eficiente para o crescimento da organização.

Mão de obra qualificada, atualizada e experiente

A prestadora do serviço de BPO é uma empresa especializada no segmento e, dessa maneira, mantém em seu quadro de funcionários profissionais qualificados e experientes, além de um parque tecnológico atualizado para o setor. 

Banner escrito: Planilha de controle de escalas de trabalho, controle folgas, planeje  om mais qualidade e evite absenteísmo e um botão escrito

Sendo assim, o contratante pode aproveitar a melhor qualidade dos serviços, sem precisar investir alto por essa qualificação. 

Sem vínculo empregatício com o profissional de RH

A carga tributária nos contratos de trabalho é alta e, dependendo do porte da empresa, esse fator pode inviabilizar a contratação de profissionais que têm qualificação adequada. 

Mas com o BPO de folha de pagamento, o contratante não possui vínculo trabalhista com os profissionais de RH envolvidos no serviço, reduzindo seus custos de maneira geral. 

Redução de processos operacionais

Quantas etapas existem em cada processo de pagamento de folha de pagamento, você já parou para pensar? Depende de cada empresa, mas certamente são muitos. 

Recolher os dados da jornada de trabalho de cada funcionário, organizar todas as informações, contabilizar atrasos, horas extras, faltas, etc. Calcular os encargos trabalhistas em cima do salário e, depois disso tudo, agendar o pagamento, torcendo para não ter errado nenhum número. 

Com o BPO de folha de pagamento isso tudo é automatizado e se torna responsabilidade da empresa contratada. Toda essa curadoria de informações será executada rapidamente e com a segurança tecnológica necessária. 

Com isso, o profissional de RH pode se dedicar a outras atividades, aumentando sua produtividade. 

Proteção de dados

As regras da LGPD valem também para os dados de funcionários, você sabia? E, ao contratar um serviço de BPO de folha de pagamento, todas as informações são asseguradas. A empresa precisa contar com um sistema de segurança e proteção rigoroso e permitir o acesso apenas às pessoas autorizadas. 

O que observar antes de contratar um BPO de Folha de Pagamento?

É fundamental escolher uma empresa realmente comprometida com a entrega eficiente dos seus serviços. Para isso, ela deve oferecer as melhores soluções do mercado, além de atendimento de qualidade. Algumas formas de identificar esses fatores são:

  • Suporte oferecido – É essencial entender como funciona o atendimento e suporte oferecido pela empresa e se o sistema de contato é suficiente para atender suas demandas;
  • Postura colaborativa – O relacionamento deve ser sempre de respeito, colaboração e busca de soluções que ajudem a atingir o objetivos propostos;
  • Tecnologia – A provedora do BPO precisa estar atenta às tendências de mercado e oferecer atualizações frequentes em seus serviços e sistemas;
  • Qualificação dos profissionais – Os profissionais devem ser especialistas em suas áreas de atuação e com grande capacidade analítica;
  • Flexibilidade – Mudanças podem acontecer ao longo do contrato e é preciso perceber qual é o nível de flexibilidade oferecido para, por exemplo, aumentar ou reduzir demandas se for necessário. 

Quanto custa para fazer uma terceirização de folha de pagamento?

O custo de implementação do BPO de folha de pagamento é muito variável. Depende, principalmente, do número de colaboradores da empresa. 

Mas o importante é saber que as despesas relacionadas a essa mudança são menores que a contratação e manutenção de profissionais qualificados, e também que esse investimento é recuperado com a redução de custos, com o aumento da produtividade e da eficiência do setor e com o melhor aproveitamento dos colaboradores. 

Quais as principais dúvidas sobre BPO de folha de pagamento

O que é BPO de folha de pagamento?

BPO de folha de pagamento é a prática de terceirizar o processo de fopag da organização. O contratante escolhe uma empresa prestadora de serviços, que passa a atuar em algumas ou em todas as atividades relacionadas ao pagamento. 
Esses profissionais são capacitados para colher e organizar dados, analisar, realizar os cálculos pertinentes e processar os pagamentos, entre outras responsabilidades. 
Eles também podem assumir a gestão de férias, admissão e demissão, pagamento de benefícios, etc. 

Quais as 7 principais vantagens da terceirização de folha de pagamento?

São muitas as vantagens para a empresa ao optar por contratar um BPO de folha de pagamento. Veja algumas: 
1. Redução de custos
2. Evita a ocorrência de erros frequentes na folha de pagamento
3. Aumento da eficiência na gestão de recursos humanos
4. Mão de obra qualificada, atualizada e experiente
5. Sem vínculo empregatício com o profissional de RH
6. Redução de processos operacionais
7. Proteção de dados

Quanto custa?

O custo depende, principalmente, do número de funcionários da empresa. 
Mas o importante é saber que ele é menor que a contratação de profissionais qualificados para desempenhar tais atividades e ainda, que esse investimento retorna em médio ou longo prazo, com a redução de despesas relacionadas à contratação de pessoal, qualificação e com o melhor aproveitamento dos profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores da empresa. 

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:

Conclusão

Agora você já sabe que quando falamos de BPO de folha de pagamento, nos referimos a um tipo de terceirização dos serviços e atividades desse segmento do RH, que traz inúmeras vantagens para a empresa contratante, como aumento de produtividade, redução de custos, entre outros. 

Existem muitas áreas que utilizam esse sistema de BPO nas empresas, como a contabilidade, que normalmente exige muito conhecimento e uma tecnologia específica, que muitas vezes não compensa para a empresa adquirir, quando essa não é a sua atividade fim.  

Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe o e-book sobre tecnologia na contabilidade e fique por dentro!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP