Tempo de Leitura: 8 minutos

Com um mundo cada vez mais tecnológico, fica clara a necessidade das empresas de encontrar profissionais da área qualificados. É aí que entra a necessidade do Tech Recruiter.

Essa é uma carreira que está em ascensão devido a grande quantidade de empresas passando pela transformação digital.

Essa demanda nasceu pela necessidade de maior assertividade na hora de preencher as vagas destinadas a profissionais da área de tecnologia. Afinal de contas, para contratar a pessoa certa é necessário compreender as habilidades e expectativas da área, por isso a necessidade desse recrutador técnico.

Compreenda o diferencial de contar com o Tech Recruiter em sua empresa lendo este artigo até o final.

Confira abaixo os principais tópicos abordados e boa leitura!

O que é um Tech Recruiter?

Pessoas gesticulando em frente a computador em ambiente empresarial representando a rotina de um Tech Recruiter

O Tech Recruiter, ou IT Recruiter, é o profissional responsável por contratar indivíduos com um bom fit cultural com a empresa e que seja tecnicamente capaz de desenvolver as funções do cargo que ocupará.

Banner com o fundo claro, na esquerda está escrito: ontrato com freelancer, utilize esse modelo de documento editável!

Os indivíduos que optam por essa carreira também podem ser conhecidos pelos seguintes títulos:

  • Dev Recruiter;
  • Developer Recruiter;
  • IT Recruiter;
  • Recrutador de programadores.
  • Recrutador de TI;

Esse recrutador tão nichado para a área de tecnologia é extremamente importante, pois é necessário compreender as funções que serão executadas e contratar um profissional com formação e experiências condizentes.

Mas esse não é o único desafio do IT Recruiter, ele também deve escolher a pessoa com mais chances de ficar. Ou seja, que tenha as hard skills e seja compatível com a cultura organizacional.

Imagem com fundo branco escrito de preto na esquerda:

Isso é de extrema importância para combater um índice que é um verdadeiro terror para o RH: a taxa de turnover. Quando os colaboradores escolhem deixar a empresa, traz por si só inúmeros problemas para a gestão de recursos humanos.

O que faz um Tech Recruiter?

Os recrutadores técnicos lidam com um nicho de profissionais bastante específico e bem diferente dos demais, sendo responsáveis pela aquisição e triagem de currículos, assim como a procura de profissionais capacitados.

Além disso, eles são responsáveis pela criação de estratégias para o processo seletivo, assim como escrever descrições de vagas apropriadas (discutimos a importância disso mais a frente).

Uma das principais diferenças é que os profissionais de TI ainda são escassos, ou seja, a grande maioria deles estará empregada. 

Sendo assim, é um nicho de pessoas que não procuram emprego, mas recebem propostas de headhunters. Ou seja, não adianta somente divulgar a vaga, é necessário procurar ativamente por esses profissionais.

Sendo assim, o Tech Recruiter nos principais ambientes online para se deparar com profissionais passíveis de preencher as vagas que precisam. 

Aqui o networking também é extremamente importante para encontrar aquela agulha no palheiro.

Outra característica importante é que ao abordar esse profissional para uma entrevista de emprego não solicitada, nem sempre ele está disposto a responder as longas perguntas dos recrutadores.

Dessa forma, a habilidade de interpretar seus currículos e suas experiências é primordial.

Como surgiu a necessidade de um Tech Recruiter?

Uma pesquisa da Brasscom demonstra que o mercado brasileiro precisará de 797 mil profissionais da área até 2025, contudo, somente 265 mil sairão das universidades.

O crescimento desse mercado é uma resposta direta à transformação digital basicamente imposta às empresas de grande a pequeno porte.

Isso, junto ao cenário que discutimos no tópico anterior, fez com que a demanda por um novo tipo de recrutador também surgisse. E assim, nasceu o Tech Recruiter.

Um indivíduo capaz de realizar a análise de currículos e habilidades no setor de TI, contudo, com todas as habilidades necessárias para escolher o indivíduo que melhor se encaixe na cultura organizacional.

Quais as principais skills de um Tech Recruiter?

Um bom Tech Recruiter tem uma série de habilidades que condizem com o processo diferenciado de recrutamento de pessoas de TI. A primeira coisa é estar sempre se atualizando.

O mundo da tecnologia não anda, corre; e é necessário estar atento a essa evolução a fim de compreender as novidades e conversar com as pessoas certas.

Outra questão que os recrutadores técnicos encontrarão no dia a dia é a necessidade de colaborar com os líderes de times a fim de desenvolver o perfil ideal para a vaga.

Isso requer uma verdadeira fusão dos conhecimentos de perfil comportamental com o mundo da tecnologia e uma ampla capacidade de compreender as necessidades desses líderes.

Ademais, assim como a área de TI, o processo de recrutamento e seleção também é bastante dinâmico. Sendo assim, o Tech Recruiter deve ser capaz de tomar decisões rápidas, caso contrário, o profissional desejado pode receber outras propostas.

Outra característica necessária é a necessidade de buscar pessoas qualificadas, seja em eventos, na internet, em ferramentas de busca de emprego, redes sociais, através de campanhas de indicação e muito mais! 

Tudo acontece de forma muito rápida e neste ringue, vence a empresa que tiver diferenciais mais fortes, salários mais atrativos e um clima organizacional mais agradável. 

Por que uma empresa precisa de um Tech Recruiter?

Agora que você já sabe o que é o Tech Recruiter e ele atua, chegou a hora de compreender porque as empresas precisam desse profissional.

É inegável a importância da transformação digital para as empresas nos dias de hoje e aquelas que resistem a isso, acabam esmaecendo diante do mercado, sendo incapaz de apresentar diferenciais.

Contudo, para gerir essas novas tecnologias internamente, a empresa precisará de profissionais capacitados e especialistas em suas áreas.

Para isso, o Tech Recruiter é o responsável por trazer os colaboradores com o melhor fit cultural possível.

É importante ter em mente que a tecnologia será o grande responsável pela escalabilidade do negócio, automação de tarefas repetitivas e muito mais. Muitos negócios, especialmente startups, são, inclusive, baseados no uso de tecnologias.

E claro, à medida que as tecnologias avançam, é importantíssimo ter alguém que compreenda como elas podem melhorar as rotinas empresariais e interpretar as novas possibilidades que as mesmas trazem.

Ainda não te convencemos da importância do Tech Recruiter no seu time de RH? Veja abaixo as principais vantagens de contar com esse profissional.

Confira também os artigos a seguir!

Quais as vantagens de ter um recrutador técnico na empresa?

Já está claro com tudo o que conversamos até aqui que o Tech Recruiter está em alinhamento com os objetivos estratégicos do RH

Confira abaixo as principais vantagens de contar com esse profissional.

Encontrar profissionais qualificados

O recrutador técnico tem um papal fundamental na assertividade dos processos seletivos, ajudando o time a progredir rapidamente na seleção de currículos, identificando talentos para etapas de entrevistas.

Sendo assim, eles são responsáveis por unir os conhecimentos sobre perfil comportamental e as skills necessárias para o trabalho de TI.

Além disso, eles também são responsáveis pela busca ativa de candidatos para a vaga em redes sociais como Linkedin e até mesmo eventos. Assim, aumentando a probabilidade de encontrar um profissional alinhado com a empresa.

Dessa forma, o Tech Recruiter é peça fundamental para encontrar os talentos do mundo da tecnologia e atraí-los para a empresa. 

E não basta só atrair, também é necessário garantir que ele é compatível a fim de evitar um alto turnover numa área tão estratégica para a empresa.

Aumentar a produtividade dos times e melhorar os resultados

A escolha do profissional com as hard e soft skills adequadas para o trabalho e o ambiente organizacional só pode ter uma consequência: aumento da produtividade da equipe como um todo.

Agilidade na contratação dos profissionais

Como falamos anteriormente, até mesmo a contratação de um profissional de TI é um processo dinâmico. Sendo assim, o Tech Recruiter é ideal para esse trabalho uma vez que conta com os conhecimentos técnicos necessários para realizá-lo.

Isso faz com que o processo de onboarding possa ser rápido e o colaborador esteja apto a assumir seu cargo e contribuir de forma produtiva.

Qual o papel do Tech Recruiter no processo de seleção?

O Tech Recruiter tem um papel bastante específico na rotina do recrutamento e seleção dentro do RH. Confira algumas das responsabilidades desse profissional e o que esperar do seu trabalho.

Determinação do perfil comportamental ideal

Antes de começar a busca ativa pelos novos colaboradores, o recrutador técnico deve traçar o perfil ideal do candidato em colaboração com os líderes e gestores do time que irá compor.

Criação das descrições das vagas

O próximo passo é escrever a descrição das vagas para divulgação em sites de contratação, Linkedin ou mesmo no programa de indicação da empresa.

Atração dos candidatos

Também é função destes recrutados pensar em estratégias para atrair os colaboradores certos, tanto em habilidades técnicas quanto em fit cultural para a vaga.

Realizar as entrevistas

O conhecimento a respeito da área de tecnologia é essencial, avaliando o perfil técnico e comportamental. Uma característica importante é realizar todas as etapas da seleção o mais rápido possível.

O cenário de tecnologia é muito dinâmico e é necessário fazer tudo de forma rápida para garantir a contratação do colaborador.

Atualizar os candidatos

Também é esperado deste colaborador levar os feedbacks para todos os candidatos de forma direta e construtiva.

Baixe os guias gratuitos a seguir:

Quais os principais desafios para contratar profissionais da tecnologia?

Existem inúmeros desafios que o Tech Recruiter enfrenta para encontrar o candidato ideal para vaga. Descubra antes mesmo de começar o processo de seleção quais são eles e evite em sua empresa.

Descrição da vaga incorreta

A descrição da vaga é uma parte fundamental para atrair as pessoas certas para o trabalho. Normalmente, esses textos são redigidos pelo departamento de RH, contudo, é importante que seja realizado por pessoas com qualificação técnica.

É justamente aqui que o Tech Recruiter entra, revisando as descrições e redigindo novas.

Benefícios pouco atrativos 

Um programa de benefícios atrativo faz toda a diferença na hora de atrair talentos. É uma forma de valorizar o colaborador e se diferenciar da concorrência.

Aqui é interessante analisar o perfil das pessoas que compõem a empresa a fim de identificar quais os tipos de benefícios são mais interessantes. Além de ajudar também na retenção dessas pessoas, diminuindo o turnover.

Outro ponto importante para se levar em consideração na hora de demonstrar a preocupação com o colaborador é a criação de um plano de carreira

Dificuldade em encontrar profissionais qualificados

O mercado ainda está defasado quando o assunto são profissionais de tecnologia, sendo assim, pode ser bastante complicado encontrar um indivíduo que satisfaça os requisitos técnicos e comportamentais.

Isso só ressalta a importância de um Tech Recruiter para identificar quais são os melhores profissionais para contratar.

Como desenvolver um Tech Recruiter dentro da empresa?

Para possibilitar o desenvolvimento de um analista de RH em Tech Recruiter é primordial oferecer um ambiente que valorize o aprendizado contínuo.

Assim, esses profissionais podem dedicar-se ao estudo de tecnologia de linguagens de programação e outros assuntos tecnológicos.

Não somente existem alguns cursos de Tech Recruiter além de pós-graduações e MBAs para se especializar nesse campo.

Conclusão

O Tech Recruiter traz muito mais agilidade na hora de encontrar profissionais da área de TI, auxiliando nas inúmeras etapas do processo de recrutamento e seleção.

Eles atuam na estratégia de atração de talentos, confrontando não somente as suas habilidades técnicas, mas também suas soft skills e compatibilidade com a cultura organizacional.

O IT Recruiter ajuda a empresa a encontrar um profissional escasso no mercado atualmente, sendo assim, a importância dele não deve ser subestimada.

E quando de trata de otimização de processos, a tecnologia é a principal aliada. Você já faz a efetivação de novos colaboradores de forma digital em sua empresa? Leia nosso artigo sobre softwares de admissão digital agora mesmo!

Banner com fundo roxo e o texto