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Como anda o ambiente de trabalho na sua empresa? Em uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foi constatado que colaboradores felizes são 31% mais produtivos, tornando as equipes engajadas.

A alegria contagia, quando um membro do time está feliz, esse sentimento alcança os demais.

Ter equipes engajadas é sinônimo de uma comunicação melhor, mais efetiva e melhores resultados para a empresa, pensando nisso muitos líderes buscam incentivar o espírito de equipe.

Existem muitos benefícios nesta escolha, como um ambiente mais saudável, aumento da confiança e da produtividade. Ao longo do tempo, muitas técnicas foram criadas para que esses resultados fossem alcançados, mas qual delas seria a ideal para o seu pessoal?

Um líder que está sempre presente, entende melhor as necessidades dos colaboradores e uma maneira de fazer isso são as reuniões conhecidas como  “um a um” que podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

A habilidade de compreender o que sua equipe precisa pode ser desenvolvida por meio da leitura. A seguir, indicamos 5 livros que vão te ajudar nessa jornada e destacamos os principais pontos que vão te ajudar a ter uma equipe mais engajada.

Aproveite a leitura!

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  1. Inteligência Social – Daniel Goleman
  2. Reinventando as Organizações – Frederic Laloux
  3. Todos São Importantes – Bob Chapman e Raj Sisodia
  4. Sorria, você trabalha aqui! – Analisa de Medeiros Brum
  5. Dar e Receber  – Adam Grant

1. Inteligência Social – Daniel Goleman

pessoas lado a lado em roda, unindo seus punhos fechados ao centro, representando equipes engajadas

Você sabe o que é Inteligência Social? Em seu livro homônimo , Daniel Goleman explica que o termo foi criado por volta de 1920 por um psicólogo, que assim chamou a capacidade de entender e administrar as pessoas e os relacionamentos.

A leitura nos proporciona aprendizados como o da Vantagem do Rosto Feliz, a partir da qual entendemos que o cérebro humano reconhece expressões felizes mais rapidamente que as tristes. 

Durante a leitura da obra é enfatizada a importância da empatia por parte tanto dos líderes quanto dos colegas de trabalho, o que ajuda a promover um ambiente de melhor para todos.

O autor, que além de escritor é psicólogo, enfatiza que saber lidar com a frustração é uma habilidade que precisa ser cultivada desde a infância, que o estresse em níveis mínimos auxiliam nesse aprendizado.

“A felicidade prospera com a resiliência, a capacidade de superar os reveses e voltar a um estado mais calmo e mais feliz. Parece haver uma ligação direta entre a resiliência ao estresse e a capacidade para a felicidade.”

2. Reinventando as Organizações – Frederic Laloux

A proposta de um novo modelo organizacional é discutida ao longo do livro Reinventando as Organizações, de Frederic Laloux. O autor do livro defende a autogestão, pois com ela é possível tomar decisões coletivamente. 

A integralidade é discutida na obra, que sugere que um ambiente em que todos podem ser quem são, promove um melhor relacionamento entre os colaboradores e resultados mais positivos.

Para focar no propósito evolutivo é imprescindível estar de braços abertos para novas ideias. Quando o aumento dos lucros deixa de ser um objetivo único, se torna uma consequência de um trabalho bem feito.Essa leitura mostra como a melhoria contínua gera grandes resultados, torna os funcionarios engajadado e os colaboradores mais felizes com a organização.

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3. Todos São Importantes – Bob Chapman e Raj Sisodia

A leitura de “Todos são importantes”, de Bob Chapman e Raj Sisodia, traz um novo panorama sobre o mundo empresarial e propõe melhorias no relacionamento dos líderes com seus colaboradores.

Os autores acreditam que, mesmo que nem toda empresa seja uma empresa familiar, é possível criar uma família dentro de qualquer organização, com confiança, amor e estímulo incondicional.

A ideia de que um futuro de sucesso é possível para todos, mesmo os que não possuem mentes brilhantes, se torna mais alcançável quando a empresa possui uma cultura bem estabelecida e um modelo sustentável de negócio.

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Dentre os pontos principais destacados pelo autor também estão: 

  • ouvir a equipe;
  • a conexão entre times;
  • a valorização de boas iniciativas e progressos. 

A atenção a essas questões vai te ajudar a manter as equipes engajadas!

“Trata-se de trazer o nosso sentido mais profundo do que é certo, do cuidado autêntico e dos altos ideais para os negócios. Trata-se de alcançar o sucesso além do sucesso, medido no florescimento da vida humana.”

4. Sorria, você trabalha aqui! – Analisa de Medeiros Brum

O livro “Sorria, você trabalha aqui”, de Analisa de Medeiros Brum, é uma bússola para empresas que procuram manter equipes engajadas. A obra reúne 500 insights da autora para melhorar a produtividade dos colaboradores usando endomarketing.

Ela destaca que um time talentoso perde seu valor quando não está satisfeito com a empresa. 

É essencial mostrar a eles que todos são tão importantes para a organização quanto o líder, a dica é andar pela empresa e conversar com os funcionários, desenvolvendo assim proximidade e admiração.

A obra também destaca que oferecer seminários, capacitações, reuniões e permitir que os funcionários participem e opinem na elaboração das estratégias é capaz de gerar engajamento orgânico.

“O líder tem um papel vital na boa organização da empresa. Qualifique-o. Ofereça treinamentos, seminários. Desenvolva a capacidade dele.”

5. Dar e Receber  – Adam Grant

O mundo é dividido entre os doadores, os tomadores e os compensadores, de acordo com o livro Dar e Receber, do autor Adam Grant, sendo os doadores ao mesmo tempo os mais bem sucedidos e os mais fracassados.

Destaca-se que, independente de qual estilo você assuma no momento, você sempre pode mudar e alcançar melhores resultados. O livro foca na necessidade de espalhar mensagens de solidariedade.

Uma grande dica dada no livro é a de ouvir mais do que falar, assim como sempre tomar cinco minutos do seu dia para ajudar alguém que tiver lhe pedido, o trabalho em equipe se torna mais eficiente quando atitudes como essa são tomadas.

“Quase sempre é possível exercer um impacto maior quando se sabe o que perguntar, em vez de o que dizer.”

Um ambiente de trabalho saudável torna a equipe mais engajada!

Como líder de uma empresa, um de seus objetivos é ter equipes engajadas, a sua principal preocupação deve ser manter um ambiente saudável para todos, de forma que todos se sintam bem-vindos e valorizados.

Existem algumas maneiras de fazer isso, mas a principal é ouvir sem julgamentos o que cada membro do time tem a dizer e avaliar se faz sentido para a organização.

Cada pessoa se sente motivada de uma maneira diferente, buscar a melhor forma de equilibrar a satisfação de todos exige dedicação, mas os resultados são fascinantes.

Pessoas em posição de liderança que investem na leitura e na busca por informação proporcionam o melhor tanto para clientes como para colaboradores. Por isso, invista na leitura dos livros indicados neste artigo, com certeza você experienciará uma jornada enriquecedora!

Os materiais a seguir também podem colaborar para o seu bom desempenho! Baixe gratuitamente:

Este post foi produzido em parceria com aequipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

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