Tempo de Leitura: 7 minutos

A festa de Natal corporativo é esperada pelos funcionários durante o ano todo. É neste momento de confraternização que a equipe tem a oportunidade de relaxar e conversar sobre os mais variados assuntos

Mas, para que tudo saia dentro do esperado, é preciso planejar o evento com cuidado e evitar alguns exageros.

Quer saber o que não pode faltar no seu planejamento para a festa de Natal da empresa? Confira abaixo os principais tópicos que tratamos neste texto e tenha uma boa leitura!

Qual a importância de realizar festa de Natal corporativo?

Festa de Natal na empresa

A confraternização de Natal no fim do ano tem uma enorme importância na criação e manutenção de uma cultura organizacional sadia e funcional, comunicando, assim, os valores da empresa de forma efetiva.

Ela tem um impacto positivo sobre a motivação e rendimento dos colaboradores e são uma excelente oportunidade para o entrosamento de toda a empresa.

Através desta simbologia de fechamento de ciclos é possível também promover conversas sobre as metas e objetivos da empresa no ano que está para começar.

A festa funciona também como uma forma de reconhecimento, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados pelo seu esforço durante todo o ano.

Banner de fundo claro, com texto

Sendo assim, já adiantamos uma dica: economizar no planejamento desta festa pode passar a mensagem errada para seus funcionários.

Por isso a importância de realizar um planejamento bastante meticuloso e que envolve toda a empresa é fundamental, seja o evento digital ou presencial.

Falaremos sobre isto mais adiante, mas antes confira os principais benefícios de realizar uma festa de Natal corporativo.

Quais os benefícios de realizar uma confraternização de Natal na empresa?

Existem inúmeras razões pelas quais investir em uma confraternização de Natal é muito importante para a sua empresa.

Confira a seguir as principais delas.

Construção da sensação de equipe (team building)

Uma confraternização é o local perfeito para que diversas pessoas da empresa possam se conhecer pessoalmente, especialmente aqueles que trabalham em departamentos diferentes ou fazem home office por exemplo.

Ele também ajuda na integração e aproximação de membros de um mesmo time, permitindo que novas parcerias se formem e estimulando uma troca que pode resultar em um ambiente de trabalho mais inovador.

Aumenta a motivação dos colaboradores

Este é um momento que, para muitos colaboradores, é interpretado como uma ação de reconhecimento pelo trabalho realizado durante todo o ano.

A tendência é que estes colaboradores se sintam valorizados pela corporação e, então, dediquem-se mais às ações da empresa.

Assim, é seguro dizer que a confraternização tem um impacto positivo na motivação destes indivíduos e em seu engajamento com outras ações da empresa. 

Momento de descontração e quebra de rotina

Não existe produtividade sem um momento de descontração e a confraternização de final de ano é perfeita para promover uma descompressão da rotina.

É um momento para socialização, relaxar e deixar a seriedade corporativa um pouco de lado. Claro, também é uma boa oportunidade para realizar networking e se entrosar com diversas pessoas do trabalho.

Sendo assim, é possível que todos se conheçam melhor (gestão e colaboradores) e ainda servem como um verdadeiro descanso do trabalho.

Só não pode esquecer que esta ainda é uma festa da empresa e a compostura deve estar sempre presente.

Veja as sugestões de leitura que separamos para você:

7 ideias para festa de Natal na empresa

Para você que está se perguntando como organizar uma confraternização de Natal na empresa, confira abaixo as 7 dicas para fazer uma!

1) Envolva os colaboradores na escolha da melhor data

O primeiro passo para organizar a festa de Natal da empresa é definir dia e horário do evento.

Ao optar por uma comemoração logo após o expediente é mais fácil garantir que todos comparecerão, mas também significa que a festa vai durar menos, pois os funcionários podem já estar cansados do dia de trabalho.

Assim, você pode escolher um simples happy hour, um almoço, um churrasco ou um evento noturno, com jantar ou coquetéis. Lembre-se que o horário está relacionado ao cardápio, por isso considere o tipo de evento que deseja antes de definir o horário.

O ideal é antecipar a festa de Natal para o meio de dezembro ou fim de novembro, pois no final do ano pode haver férias coletivas. Se for possível.

Se possível, é interessante envolver os colaboradores na escolha das datas, possibilitando que mais pessoas estejam presentes.

2) Planeje com antecedência

Planejamento é importante para o sucesso de qualquer evento, mas no caso das festas de Natal é preciso começar a pensar nos detalhes com muita antecedência

O motivo é que no final do ano a maioria das empresas tem comemorações, assim como as famílias. Ou seja, ocorrem muitos eventos em um curto período e os melhores locais são reservados rápido.

Para planejar, você precisa de uma estimativa de quantas pessoas vão participar e de já ter definido data e horário. 

Faça orçamentos e peça indicações de fornecedores, para depois conferir se há reclamações sobre eles na internet.  Depois das pesquisas, escolha aqueles que tiverem o melhor custo-benefício.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Pense também na locomoção dos convidados até a festa de Natal: é um local de fácil acesso? Tem estacionamento? Será difícil encontrar um táxi ou Uber na hora de ir embora?

Se a sua ideia for ir para um sítio ou hotel fazenda mais afastado, por exemplo, talvez seja uma boa opção alugar um ônibus para os colaboradores.

3) Deixe a festa de Natal com a cara da empresa

Um evento corporativo tem vários benefícios, entre eles o fortalecimento da imagem da instituição

Por isso, a festa de Natal deve estar alinhada com os valores da empresa e com sua cultura organizacional. Adeque suas ideias ao perfil da organização, pensando na identidade da marca.

Uma festa de Natal de uma startup que só tem funcionários jovens e nenhuma regra de vestimenta difere de uma organização onde o clima é mais formal, como uma associação de advogados, por exemplo. 

Isso não significa que o evento precisa ser sério, ele deve continuar convidativo, mas sempre reforçando a imagem da empresa.

4) Capriche nos convites

Quando estiver tudo definido e organizado, é hora de fazer os convites

Use a criatividade e divulgue o evento o quanto antes possível, para que a maior quantidade de pessoas possa comparecer. 

É muito importante deixar claro no convite se apenas o colaborador é convidado ou se ele pode levar a família.

Convites originais fazem com que as pessoas fiquem curiosas sobre o que está por vir. Assim, tente transferir para o convite a identidade visual da festa, incluindo o tema, se houver. 

Se tiver atrações legais, aproveite para dar uma prévia no convite, como anunciando a banda, por exemplo.

Outro ponto que pode fazer toda diferença é não se prender somente às mídias tradicionais que é o cartão e o aviso no quadro geral. Faça vídeos, totens e até mesmo dinâmicas para divulgar a festa.

Também não esqueça de enviar um “save the date antes que todos os detalhes estejam determinados e posteriormente enviar o convite completo. Assim, os convidados já reservam a data em suas agendas para a festa de Natal da empresa.

Coloque, também, um exemplar em tamanho grande em quadros de aviso e reforce o convite por e-mail quando a data estiver próxima.

5) Fale sobre os resultados da empresa

A confraternização no fim de ano é perfeita para que a empresa apresente para todos os colaboradores os resultados alcançados, o que eles significam e quais os desafios para o próximo ano.

Esse tipo de transparência permite que todos estejam na mesma página e informados a respeito do que é esperado de sua atuação nesta nova fase.

O simbolismo dos novos ciclos também ajuda com que este momento no final do ano seja o melhor para uma autoavaliação crítica, seja no âmbito coletivo da empresa ou individual do colaborador.

6) Brinque com os brindes, dinâmicas, sorteios etc.

Uma festa de Natal corporativo está somente completa com brindes inesquecíveis.

Sendo assim, você pode deixar a criatividade te levar para oferecer brindes que certamente todos irão querer, só cuidado para não estourar o orçamento.

Seguem algumas ideias:

  • Cestas de Natal de diversos tamanhos;
  • Difusores de óleos essenciais;
  • Vale presentes em lojas locais;
  • Sorteios de viagens;
  • Espumantes de boa qualidade;
  • Caixas de som de marcas famosas como JBL;
  • Vale folgas;
  • Doces importados.

Esses brindes podem ser distribuídos por diversas brincadeiras como o famoso bingo. Mas não precisa ater-se somente a essa dinâmica, existem centenas que podem ser implementadas remota ou presencialmente.

7) Algumas ideias para confraternização remota

Existem inúmeros desafios para as empresas que desejam realizar um evento remoto, contudo, nada disso faz com que a festa seja impossível.

Sendo assim, pensamos em algumas ações que podem ser implementadas em sua empresa e fazer com que todo mundo se divirta mesmo que à distância.

  • Aposte nos kits e brindes: enviar brindes temáticos para as residências dos colaboradores é uma excelente forma de agradecer o empenho e aumentar o engajamento com o evento;
  • Promova premiações: esta dica serve tanto para eventos remotos quanto presenciais. Crie categorias como maior “vendeu mais”, “faltou menos” e outras para premiar os colaboradores;
  • Crie rodas de conversas: imagine só todos os colaboradores em uma mesma reunião tentando conversar, seria um caos, não é mesmo? Uma ideia para evitar isso é utilizar uma call geral para apresentações, mas depois distribuir as pessoas em grupos menores.

Uma ação interessante nos casos de confraternizações remotas é pedir feedbacks a respeito de que tipo de atrativos seria mais interessante.

Assim, todos podem se envolver neste evento e se divertir bastante.

Baixe os materiais gratuitos a seguir!

Tire suas dúvidas sobre Confraternização de Natal nas empresas

Confira agora as respostas para as principais dúvidas a respeito da confraternização de Natal nas empresas e esteja pronto para fazer uma festa inesquecível!

Por que fazer confraternização de Natal na empresa?

Existem inúmeros motivos pelos quais vale a pena realizar uma confraternização, contudo, a valorização do trabalhador e o aumento da motivação se destacam.
É inegável que colaboradores que se sentem valorizados pelas suas empresas tendem a produzir mais e são mais engajados. Sendo assim, a “confra de Natal” certamente deve estar na agenda da sua empresa.

3 benefícios de realizar uma festa de Natal nas empresas

Existem três motivos principais pelas quais você deve investir em uma festa de Natal para a sua empresa:
• momento de descontração e quebra de rotina;
• aumenta a motivação dos colaboradores;
• construção da sensação de equipe (team building);
• podem parecer questões simples, mas têm um profundo impacto no dia a dia, por exemplo, o team building (ou integração da equipe) pode levar a um ambiente mais inovador, já que há mais troca de ideias. 

Quais as melhores dicas de confraternização de Natal nas empresas?

Confira abaixo um resumo das dicas para realizar uma festa de Natal inesquecível em sua empresa. Para ler em detalhes, recomendamos voltar no tópico anterior.
1. Envolva os colaboradores na escolha da melhor data;
2. Planeje com antecedência;
3. Deixe a festa de Natal com a cara da empresa;
4. Capriche nos convites;
5. Fale sobre os resultados da empresa;
6. Brinque com os brindes, dinâmicas, sorteios etc.;
7. Algumas ideias para confraternização remota.

Agora que você já conferiu várias ideias para festa de Natal na empresa, confira como o employer branding ajuda a melhorar a visão externa da empresa e atrair os melhores talentos do mercado.

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias