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O consumidor atual não quer mais apenas um produto ou serviço, mas sim uma experiência. O clube de vantagens surge como uma opção para que as empresas estreitem os laços com seus clientes e colaboradores. Assim, eles se sentem ainda mais valorizados.

Esse sentimento traz a fidelização, ou seja, faz com que o cliente volte e com que o colaborador indique a sua empresa. Pensando nisso, os clubes de benefícios são interessantes porque visam ao tratamento humanizado. Afinal, eles oferecem incentivos como bônus, cupons, prêmios, serviços e produtos adicionais, dentre outros. 

Essas vantagens podem ser consideradas, então, boas ferramentas estratégicas para o marketing de relacionamento da sua empresa. Afinal, elas melhoram a experiência do cliente/colaborador e a impressão que ele tem sobre a empresa.

É importante salientar, no entanto, que o mercado é repleto de concorrências. Ou seja: o seu negócio não é o único a oferecer esses benefícios. Há várias opções semelhantes e, por isso, é preciso focar em diferenciais para “manter a roda girando”. Do contrário, você pode acabar perdendo clientes/colaboradores para outras empresas.

Para saber como funciona um clube de vantagens e benefícios, e como ele pode alavancar o seu negócio, continue lendo este artigo! Para ler uma parte específica do texto, oriente-se pelos atalhos abaixo:

O que é um clube de vantagens?

clube de vantagens

O clube de vantagens é um programa de fidelização que objetiva incentivar o consumidor a comprar mais da sua empresa. Ou, ainda, o seu colaborador a continuar trabalhando com você.

Para isso, ele disponibiliza produtos e/ou serviços que podem ser acessados imediatamente. Portanto, ele não se assemelha a acúmulo de pontos que, em regra, os clientes podem resgatar apenas depois de acumulá-los.

Por meio da sua implementação, os clientes e colaboradores ganham uma vantagem real, estabelecendo um relacionamento melhor com a empresa.

Isso significa que qualquer dos funcionários conseguirá acessar aos benefícios, assim que ingressar na empresa. E os clientes o acessarão, independentemente do número de vezes que compraram, ou do tempo que são clientes.

Assim, não existem pré-requisitos e o cliente/colaborador apenas tem acesso a uma genuína recompensa, por preferir o seu estabelecimento.

Banner com fundo roxo e o texto

São várias as opções que uma empresa pode oferecer, passando por sorteios, descontos e outras. Todas elas levam à maior satisfação com o tratamento e à retenção dos consumidores e profissionais.

Quando há parcerias com outras empresas no processo, não existe cobrança ou comissão, já que o objetivo é, realmente, enriquecer o relacionamento com o cliente e colaboradores. E, para isso, é preciso contar com as melhores opções de benefícios corporativos para eles.

Oferecer aos seus stakeholders (partes interessadas no seu negócio) algo que eles desejam muito, não é bom apenas para eles, mas para sua empresa. Ao notar que recebem tratamento especial e que contam com vantagens exclusivas, eles tendem à fidelização ao estabelecimento.

Assim, clientes realizarão compras sempre ali, além de indicar a empresa a outros consumidores. E colaboradores trabalharão mais felizes.

Portanto, o clube de vantagens é muito positivo e gera impacto direto no faturamento e no funcionamento da empresa. E é interessante atualizá-lo sempre, apostando em novidades que mantenham a empolgação daqueles que o acessam.

Antes de continuarmos, salve os textos abaixo para mais tarde:

Quais as vantagens em se oferecer um clube de benefícios?

As vantagens de uma empresa oferecer um clube de benefícios são inúmeras, tanto para os funcionários, como as para empresas. Para os funcionários, são elas:

  • acesso a produtos com desconto;
  • descontos em serviços do estabelecimento ou parceiros;
  • acesso a serviços exclusivos;
  • economia;
  • valorização e reconhecimento;
  • personalização no atendimento;
  • proximidade com a empresa;
  • senso de comunidade;
  • dinheiro de volta.

Acesso a produtos com desconto

Quando o funcionário acessa a um clube de vantagens, ele pode comprar em várias empresas parceiras. Por exemplo, lojas de roupas, sapatos, comidas e outros.

A depender das parcerias da empresa, ele consegue comprar em lojas que já tem costume, mas por um preço mais barato. Além disso, a empresa pode oferecer desconto nos seus próprios produtos.

Descontos em serviços do estabelecimento ou parceiros

Outros descontos aos quais os colaboradores têm acesso é em serviços, que podem ser relacionados a estética, cuidados com a saúde (como academias) e outros.

Acesso a serviços exclusivos

É possível, além de oferecer desconto em serviços, oferecer serviços exclusivos para os colaboradores da empresa. Para isso, basta o alinhamento com os parceiros, de modo que consigam oferecer um diferencial. Eles ganham e a sua empresa também.

Economia

A consequência da aplicação de descontos aos colaboradores é a economia financeira. Especialmente nos casos em que os descontos são ofertados em estabelecimentos fundamentais em uma rotina, como farmácias e supermercados.

Valorização e reconhecimento

Quando uma empresa se empenha em garantir benefícios aos seus colaboradores, por meio de um clube de vantagens, eles se sentem enxergados e valorizados. Todo mundo gosta de uma recompensa, especialmente quando vem depois de um trabalho duro.

Quer saber como engajar ainda mais seus funcionários? Confira as dicas que preparamos no post abaixo, publicado no Instagram do Tangerino by Sólides

Personalização no atendimento

Ao contar com diversas empresas parceiras, é possível oferecer benefícios realmente pertinentes a cada funcionário. Pode ser que, para um deles, descontos em postos de gasolina façam todo sentido. Mas, se o seu funcionário pegar ônibus, ele tirará maior proveito de descontos em outros estabelecimentos.

Proximidade com a empresa

O recebimento de benefícios e vantagens é muito motivador. Ele leva uma pessoa a se dedicar ainda mais, em busca de resultados. Portanto, além de se empenhar mais em suas funções, o colaborador se sente mais próximo da empresa. E é muito bom trabalhar em um local que oferece maior qualidade de vida.

Senso de comunidade

A proximidade com a empresa gera o sentimento de participação, de união e familiaridade. Um colaborador que gosta de onde trabalha, defenderá o negócio e conviverá em um local mais harmônico.

Dinheiro de volta

Muitos sistemas de clube de vantagens oferecem cashback. Isso significa que o colaborador realiza uma compra e recebe de volta parte do dinheiro gasto nela.

Para as empresas, são elas:

  • contato mais intenso com colaboradores;
  • satisfação dos funcionários com a empresa;
  • retenção de talentos;
  • atração de talentos;
  • destaque no mercado;
  • valorização da empresa;
  • otimização do clima organizacional;
  • diferencial competitivo;
  • economia com processos seletivos.

Contato mais intenso com colaboradores

Uma empresa que consegue se aproximar de seus colaboradores ganha o seu empenho e dedicação em troca.

Satisfação dos funcionários com a empresa

Funcionários que recebem recompensas extras da empresa serão mais felizes e gerarão baixo índice de rotatividade. Isso faz toda a diferença, especialmente no que tange à imagem da empresa no mercado.

Que tal aumentar o contentamento dos seus colaboradores? Confira nosso melhor (e gratuito) guia sobre o assunto:

Retenção de talentos

Muitas vezes, empresas perdem os seus melhores talentos porque eles não se sentem reconhecidos. E um ótimo funcionário que não trabalha para você, poderá trabalhar na sua concorrência. Assim, a retenção de talentos se faz primordial.

Atração de talentos

Despertar o interesse daqueles que buscam por colocação no mercado é muito bom, especialmente quando são pessoas qualificadas. Essas pessoas precisarão ver os diferenciais que a sua empresa tem, e o acesso a um clube de vantagens é um deles.

Ei, um segundinho: quer se aprofundar mais sobre retenção e atração de talentos, e a relação entre eles e os benefícios flexíveis? Confira o podcast que gravamos especialmente para você!

Economia com processos seletivos

Ao fazer a retenção dos seus talentos, que já trabalham duro para você, não é necessário investir em novos processos de seleção.

Otimização do clima organizacional

Uma empresa que valoriza seus funcionários se torna um ótimo lugar para trabalhar. O clima melhora e todos ganham mais disposição. E uma forma de mostrar a eles que são valorizados é através do clube de vantagens.

Quer um jeito prático de mensurar o clima organizacional da sua empresa? Baixe agora nossa planilha gratuita e tenha uma noção melhor e mais prática de como anda a sua reputação entre os colaboradores:

Destaque no mercado

O estabelecimento de parcerias entre a sua marca e grandes empresas leva ao reconhecimento público. É possível, em alguns casos, que você mesmo escolha os seus estabelecimentos parceiros.

Valorização da empresa

A valorização e o reconhecimento da empresa acontecem, então, não apenas internamente entre os colaboradores, como para os clientes e diante de outras empresas.

Diferencial competitivo

A criação de meios especiais para valorização dos colaboradores gera unicidade, através da personalização nas estratégias de relacionamento.

Quais os tipos de clube de vantagens?

Existem 3 tipos de clube de vantagens que sua empresa pode adotar:

  • programas de fidelidade;
  • cupons de desconto;
  • clube de compra.

 A escolha do melhor para você e seus colaboradores depende daquilo que você sabe que lhes é mais interessante. Conheça mais sobre cada um deles:

Programas de fidelidade

Aqueles que são contratados na empresa recebem acesso a um programa de fidelidade, que funciona mediante uma parceria entre a empresa e outros estabelecimentos. Ele engloba preços melhores, participação em promoções, cashback e outros.

Os programas de fidelidade podem ter associação ao tempo em que o colaborador trabalha na empresa. Por exemplo, quanto mais tempo, maiores as vantagens. Isso mostra que a empresa recompensa o tempo dedicado a ela.

Cupons de desconto

Os cupons de desconto são oferecidos nos clubes de vantagens mediante a inserção de um código em um aplicativo ou site. Então, eles funcionam, especialmente, para compras online.

Os descontos são aplicados na hora, dando possibilitando o acesso a um menor preço imediatamente. Geralmente, cada funcionário recebe um número certo de cupons e não pode ultrapassá-lo.

Clube de compra

No clube de compras a própria empresa oferece benefícios referentes aos seus produtos e serviços. Assim, os colaboradores que quiserem adquiri-los têm acesso a eles por preços especiais.

Quais os tipos de benefícios oferecidos

Vantagens do ponto móvel para as empresas

São muitos os benefícios que uma empresa pode oferecer no seu clube de vantagens. Mas, entre eles, se destacam:

  • descontos em produtos e serviços de lojas parceiras; 
  • cashback;
  • descontos em produtos e serviços da própria loja.

Descontos em produtos e serviços de lojas parceiras (mesmo online)

A prática de estabelecer parcerias com outras marcas, para que seus colaboradores ganhem descontos em produtos e serviços é boa para todo mundo.

Ganha a sua empresa, pela boa relação com outras empresas. Ganha o seu funcionário, que pode comprar produtos por um preço mais acessível. E ganha as outras marcas, porque recebem maior procura pelos produtos ou serviços delas.

Cashback

Cashback, ou “dinheiro de volta” é um programa no qual a compra em um estabelecimento realmente retorna parte do que foi gasto nele.

Assim, uma pessoa realiza uma compra e, de acordo com as regras do programa (quanto foi gasto, parcelamento etc.), ela recebe uma parte de volta. Esta é uma das recompensas mais apreciadas em um clube de vantagens.

Descontos em produtos e serviços da própria loja

A depender do produto ou serviço com o qual a sua empresa trabalha, é possível oferecer descontos neles. Essa é uma prática mais conhecida em supermercados, por exemplo, que permitem que seus colaboradores façam suas compras a preços menores.

Além desses exemplos, é possível oferecer descontos em setores de entretenimento, acesso a cursos, voucher para estabelecimentos específicos, sorteios, brindes, desconto em delivery e outros.

Um segundinho: você já viu o vídeo que preparamos sobre benefícios corporativos? Ainda não? Sem problemas, é só apertar o play:

O que considerar antes de adotar um clube de vantagens?

Analise a empresa parceira, através da qual você oferecerá o clube de vantagens aos seus colaboradores. Alguns requisitos que não se pode deixar de lado são: 

  • marcas parceiras (qualidade e quantidade);
  • facilidade no uso (experiência do usuário);
  • opções de plano;
  • possibilidade de personalização;
  • customização para ter a identidade da sua marca;
  • autonomia para a inclusão de parceiros;
  • detalhes sobre como utilizar o clube de benefícios;
  • suporte para o resgate dos benefícios;
  • canais de comunicação utilizados.

O clube de vantagens que você escolher estará atrelado à sua marca, por isso defina com cuidado, avalie suas prioridades e busque o melhor para atender sua empresa.

Agora, vamos revisar os principais pontos sobre o clube de vantagens?


O que é um clube de vantagens?


Clube de vantagens é uma estratégia de retenção de clientes ou colaboradores, por meio do qual uma empresa oferece benefícios. Ele visa a obtenção imediata de uma recompensa, ao contrário do sistema de acúmulo de pontos.

Por ele, é possível acessar a descontos, serviços, brindes, sorteios e outros, os quais ficam disponíveis tão logo aconteça a afiliação. Isso faz com que as pessoas se sintam vistas e valorizadas, promovendo a sua fidelização.


Quais os tipos de benefícios que podem ser oferecidos


Vários, mas especialmente:

• descontos em produtos e serviços de lojas parceiras (mesmo online);
cashback;
• descontos em produtos e serviços da própria loja;
• descontos em setores de entretenimento;
• acesso a cursos;
voucher para estabelecimentos específicos;
• sorteios;
• brindes;
• desconto em delivery.


Quais são as vantagens para a empresa e funcionários


Para a empresa, um clube de vantagens ao qual seus colaboradores podem acessar traz vantagens como a maior satisfação deles com a empresa.

Isso gera melhora no clima organizacional e maior produtividade dos colaboradores, que são a base do funcionamento de qualquer negócio.

A consequência é a retenção de talentos, bem como a atração de novos, e o estabelecimento de diferencial competitivo perante a concorrência.

Para os funcionários, o clube de vantagens oferece descontos em produtos úteis e acesso a serviços exclusivos, o que promove a economia.

Além disso, o colaborador pode ter direito ao cashback e receber de volta parte do seu dinheiro, sempre que comprar em estabelecimentos parceiros.

Assim, ele se sente valorizado e cria um senso de comunidade com a empresa, convivendo melhor no ambiente.

E, por fim: como ter um clube de vantagens com baixos custos?

É possível acessar a um clube de vantagens com baixos custos, que traga vantagens para a empresa, clientes e funcionários. Isso porque há programas que vão além do fornecimento dos benefícios à clientela.

Por meio da plataforma do Tangerino by Sólides, você acessa um sistema de gestão de Departamento Pessoal pelo qual seus funcionários podem bater ponto e, ainda, podem contar com um clube de vantagens exclusivas!

Confira um pouco mais sobre ele no post que fizemos lá no Instagram do Tangerino by Sólides

Um dos benefícios da adoção deste clube de vantagens é o ganho de competitividade no mercado. Funcionários que se sentem valorizados são funcionários felizes, que trabalham melhor e produzem mais. Portanto, são pessoas que trazem melhores resultados para a empresa

O clube de vantagens do Tangerino conta com mais de 25 mil estabelecimentos parceiros em todo o Brasil. Dentre eles encontram-se lojas de roupas e calçados, farmácias, supermercados, hamburgueria, postos de gasolina e outros.

A afiliação a ele garante cupons de desconto em todos os parceiros e o cashback nas compras feitas com o PIX.

Além disso, de nada adianta ter um clube de vantagens que conta com poucos parceiros, ou com aqueles que não despertam o interesse dos seus colaboradores. Por isso, o Tangerino reúne diversas opções úteis, das quais todos podem tirar proveito.

A plataforma que o Tangerino oferece para disponibilização dos descontos é totalmente personalizável. Portanto, você pode deixá-la com a cara da sua marca, que será lembrada sempre pelos benefícios oferecidos.

A ativação do clube de vantagens se dá de forma muito simples, bastando que o aplicativo seja instalado no dispositivo móvel. Isso porque tudo foi projetado pensando na usabilidade e experiência do usuário.

Confira agora mesmo sobre como o clube do Tangerino by Sólides pode ajudar na retenção dos talentos de sua empresa!

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