Tempo de Leitura: 7 minutos

O tempo em que o setor de recursos humanos das empresa era burocrático ficou para trás. Cada vez mais o RH mostra ser estratégico, tornando-se um um importante ponto-chave, especialmente nas contratações.

A tecnologia tem grande importância nessa mudança de posicionamento. Com o uso de ferramentas mais eficientes, os processos são mais produtivos e os profissionais podem se dedicar a melhorar os processos. 

Esse é o caso das ferramentas de recrutamento, que simplificam e otimizam os processos de seleção, tornando certeiras as escolhas de profissionais qualificados. 

Quer saber porque as ferramentas de recrutamento são tão importantes e como elas podem contribuir para a sua empresa? Então continue a leitura até o final. 

Para facilitar a leitura, veja todos os assuntos que você vai ler nesse conteúdo: 

O que são ferramentas de recrutamento?

pessoal de roupa social encaixando peças de quebra-cabeças simulando ferramentas de recrutamento

As ferramentas de recrutamento e seleção são instrumentos utilizados pelo setor de recursos humanos das empresas para agilizar e facilitar o processo de contratação de profissionais

Banner escrito:

Elas ajudam em todas as etapas do processo de recrutamento, englobando técnicas, metodologias e recursos tecnológicos que orientam os gestores sobre a escolha ideal para cada função, de acordo com os objetivos estratégicos.

As ferramentas podem ser utilizadas desde a divulgação da vaga, encontrando o maior número de candidatos qualificados, até a escolha final do profissional, criando um funil de recrutamento. 

Diferentes etapas são preparadas, como dinâmicas, entrevistas, testes de conhecimento, entre outros, tanto presenciais como online, favorecendo também a comunicação entre os candidatos e a empresa. 

Imagem com fundo branco escrito de preto na esquerda:

Por que usar ferramentas de recrutamento?

O principal objetivo em utilizar as ferramentas de recrutamento é otimizar os processos de seleção e facilitar a rotina dos profissionais de RH, tornando a escolha estratégica. 

Elas contribuem para a melhor tomada de decisões na hora da contratação, facilitando a identificação do que a empresa precisa para determinado cargo, encontrando e selecionando os candidatos que melhor se encaixam nesse perfil.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir contratações certeiras para a empresa, aumentando as chances de obter melhores resultados nos processos e na integração dos novos colaboradores nas equipes.

Aproveite a visita e confira também:

Quais as vantagens em usar ferramentas de recrutamento em sua empresa?

Os processos de recrutamento e seleção podem ser bastante complexos, sendo compostos por várias etapas, e exige muito cuidado, já que dele depende a escolha dos profissionais que integrarão o quadro de funcionários da empresa. 

Erros em qualquer dessas etapas podem causar prejuízos para a organização, como prejudicar o clima organizacional, o desempenho de equipes e até mesmo financeiro, já que a contratação, treinamento e a possível demissão do funcionário gera despesas e compromete o tempo. 

O uso das ferramentas de recrutamento oferece, portanto, algumas vantagens. 

Redução de custos

Todas as empresas estão sempre buscando esse objetivo e as ferramentas de recrutamento e seleção ajudam bastante, como eu já citei.

Além do custo de turnover, o banco de dados criado com as informações dos processos seletivos também permite que na abertura de novas vagas, a busca seja simplificada. Muitos dos candidatos podem permanecer em uma espécie de lista de espera, sendo chamados em nova oportunidade. 

O uso de recursos que tornam o processo digital, como o envio de documentos, formulários e até mesmo as entrevistas, também contribui para a simplificação das etapas e, consequentemente, aumentam a produtividade e os resultados envolvidos. 

Simplificação dos processos seletivos

Normalmente, quando uma vaga é aberta na empresa, existe uma certa pressa em ocupá-la, já que a falta de um funcionários implica em aumento de trabalho para os demais colaboradores da equipe. 

Dessa maneira, quanto mais curto e simples for o processo seletivo, mais rápido o profissional poderá assumir sua nova função e iniciar sua colaboração com a empresa.  

As ferramentas de recrutamento e seleção automatizam parte dos processos e simplificam a comunicação, o envio de documentos, a realização de entrevistas e dinâmicas e encurtam todas as fases. 

Centralização de informações

Uma das principais vantagens de utilizar as ferramentas de recrutamento e seleção é a centralização de informações. Em um processo comum, diversas pessoas são envolvidas, papéis, documentos diferentes, e cada informação corre o risco de ser perdida

Nas ferramentas digitais isso não acontece. Todos os dados ficam armazenados em um só lugar, e apenas as pessoas autorizadas, que estão envolvidas no processo de recrutamento, têm acesso. 

Esse recursos permite que as informações sejam acessadas mais rapidamente pelos gestores, além de permitir comparações simplificadas, que demonstram quais características cada candidato possui e como ele se aproxima do que a empresa precisa para o cargo. 

Melhora a experiência dos candidatos

Com o mercado extremamente acirrado como o atual, o processo de identificação entre empresa e candidato acontece em ambos os lados, ou seja, tanto a empresa busca o profissional que melhor se encaixa nos requisitos, mas também o candidato analisa se a empresa oferece a experiência que ele procura. 

Sendo assim, também é muito importante que a empresa se preocupe com a jornada do candidato oferecendo uma boa experiência em seu processo seletivo, para que os profissionais se interessem e tenham vontade de trabalhar na organização. 

Isso também contribui para a formação de uma imagem sólida e atraente da empresa no mercado de trabalho. 

Contratação certeira

Já falei um pouco do turnover na parte de custos, mas muito pior do que o prejuízo financeiro e o prejuízo operacional. 

Quando o processo de recrutamento não é eficiente, aumentam as chances de escolher um candidato que não se encaixa com as exigências e necessidades do cargo, não está alinhado ao fit cultural da empresa. Com o tempo, essa escolha errada pode causar furos no quadro de funcionários e, com isso, problemas de produtividade e de resultados. 

Mas com as ferramentas de recrutamento, cada etapa é baseada em dados e as escolhas também utilizam essas informações para serem tomadas, minimizando as chances de erros.  

Os materiais a seguir podem te auxiliar nas rotinas de RH. Baixe gratuitamente:

Como escolher uma ferramenta de recrutamento?

Depois de saber como as ferramentas de recrutamento contribuem para a escolha de profissionais alinhados às expectativas da empresa, é importante também saber como escolher esses recursos. 

1. Desenhar o processo

O primeiro passo é desenhar o processo seletivo. Ele possui muitas etapas, passando desde a identificação, mapeamento e descrição da vaga, até a fase final de escolha e admissão do profissional. 

Também é importante identificar quais indicadores ajudarão a equipe a identificar os melhores candidatos e isso está relacionado às funções específicas do cargo.

2. Identificar os problemas

O passo seguinte é identificar quais possíveis problemas podem atrapalhar o processo de seleção. Aqui o RH deve levantar as dificuldades de encontrar os profissionais, quais etapas precisam de maior atenção e quais recursos podem ser melhor aproveitados

Alguns índices de processos anteriores devem ser analisados, como tempo de processo, índice de turnover e efetividade da atração. 

3. Análise das opções do mercado

Existem muitas opções de ferramentas de recrutamento, entretanto nem todas oferecem uma experiência completa e eficiente. Para identificar a melhor, é preciso descobrir as funcionalidades de cada uma e comparar com o que a sua empresa precisa

É importante também saber sobre a implantação, treinamento, suporte oferecido pela empresa fornecedora, para garantir que todo o processo seja eficiente. 

Outras questões essenciais são verificar se a empresa:

  • está adequada à LGPD;
  • possui integração com banco de currículos;
  • utiliza inteligência artificial;
  • permite o recrutamento colaborativo;
  • oferece testes;
  • tem boa reputação no mercado. 

Quais as principais ferramentas de recrutamento?

Chatbot

O chatbot ajuda a executar tarefas simples, como o envio de respostas automáticas aos candidatos, ajudando a mantê-los engajados e atualizados sobre as fases do processo. Gera economia de tempo e melhora a experiência do candidato. 

Mapeamento de perfil

A ferramenta ATS, do inglês Applicant Tracking System, ou sistema de rastreamento de candidatos, oferece recursos de rastreamento e mapeamento de perfil de candidatos e permite que a empresa compare essas características com o que deseja para a vaga, selecionando o perfil ideal em uma base considerável de profissionais. 

Automatização de publicação de vagas

Contar com uma ferramenta de automatização de publicações amplia a abrangência da oferta e garante que mais candidatos tenham acesso às informações da vaga. 

Dessa maneira, juntamente com outras ferramentas que facilitam a triagem e a seleção de currículos, as chances de encontrar o profissional ideal são maiores. 

Entrevistas online

Com a utilização de uma ferramenta de comunicação online, é possível realizar entrevistas e dinâmicas com candidatos de outras cidades, ampliando o acesso à vaga. Algumas ferramentas de recrutamento desse tipo, ainda oferecem a possibilidade de aplicar testes de avaliação comportamental, também online, complementando ainda mais a análise de candidatos. 

Diagnóstico de recrutamento e seleção

Essa ferramenta ajuda a identificar as possíveis falhas no processo de recrutamento, permitindo uma análise aprofundada sobre os pontos fortes e fracos. Dessa maneira, é possível planejar melhorias e novas estratégias para sempre otimizar a seleção de pessoal. 

Software de recrutamento e seleção

Contar com um sistema completo que auxilia em todos os processos, como é o caso do Admissão do Tangerino, é fundamental. 

Ele é uma ferramenta que otimiza o processo de contratação, tornando o procedimento totalmente digital, simples e interativo com todas as partes envolvidas, descomplicando  as etapas e deixando a jornada linear, sem perder prazos ou pular etapas, ou documentos.

Conclusão

Agora você já sabe o que são as ferramentas de recrutamento e seleção, como elas ajudam a empresa nos processos de contratação, e também quais tipos podem ajudar você a otimizar cada etapa.

Contar com profissionais qualificados e alinhados aos objetivos da empresa é uma das melhores maneiras de melhorar seus resultados. 

Nesse processo, otimizar as rotinas de Departamento Pessoal e tornar os processos necessários na admissão, após o recrutamento e seleção, mais ágeis, vale a pena buscar ferramentas específicas para este fim.

Leia nosso artigo, conheça agora o processo de admissão digital e como fazê-lo!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP