Tempo de Leitura: 7 minutos

Os benefícios corporativos são importantes ferramentas de atração e retenção de talentos nas empresas. Conforme o tempo passa, eles são cada vez mais considerados pelos profissionais na hora de escolherem em qual organização irão trabalhar. 

Com isso, os empregadores têm buscado formas de oferecer opções variadas e que realmente sejam úteis para seus colaboradores. Uma delas é o cashback como benefício corporativo. 

Se você ainda não sabe como esse recurso funciona e, melhor ainda, deseja oferecê-lo aos funcionários da sua empresa, venha conosco!

Para facilitar a sua leitura, confira abaixo os principais tópicos desse artigo:

É possível dar cashback como benefício corporativo?

Sim, é perfeitamente possível oferecer o cashback como benefício corporativo. Na verdade, essa é uma grande tendência do mercado.

A própria empresa pode criar um clube de benefícios e oferecê-lo aos colaboradores, ou contratar serviços/produtos que já contam com esse recurso. Dessa forma, a oferta se torna bem mais fácil. É o que acontece, por exemplo, com o Clube Tangerino by Sólides.

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Aliás, um segundinho: você já ouviu falar no Clube Tangerino by Sólides? Para saber todos os detalhes sobre ele, dê uma olhadinha no post abaixo:

O que são os benefícios corporativos? 

Os benefícios corporativos são vantagens oferecidas por uma empresa aos seus colaboradores. O objetivo é aumentar a qualidade de vida destes tanto durante o horário de trabalho, quanto fora dele. 

Mesmo sendo considerados incentivos extraordinários, eles estão previstos na legislação trabalhista. Portanto, configuram direitos e deveres para os empregados e os empregadores, dependendo do tipo. Veja:

Pesquisa de clima organizacional
  • Benefícios tradicionais – são vantagens fixas e obrigatórias, e estão previstos em lei, como auxílio-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, auxílio-creche etc. 
  • Benefícios flexíveis – dependem da cultura da empresa e podem ser diferentes. Porém, devem seguir o que determina a CLT e ser oferecidos de forma justa e igualitária a todos os colaboradores. Alguns exemplos são vale-cultura, vale-combustível, cestas básicas, day off no aniversário, educação corporativa etc. 

Quer saber um pouco mais sobre benefícios corporativos para a empresa? Assista ao vídeo abaixo!

O que é cashback?

A palavra cashback pode ser traduzida como “dinheiro de volta”. O termo já é muito comum no ambiente de compras e é representado por um programa de benefícios ou recompensas, que devolve ao cliente parte do dinheiro gasto em uma compra

Esse percentual está relacionado ao valor da compra do produto ou do serviço e varia conforme a loja. Além disso, ele pode ser acumulado e utilizado de maneiras diferentes, dependendo das regras do programa. 

Hoje, não só as lojas utilizam esse recurso como também os marketplaces e até os bancos. A intenção, sempre, é de incentivar o cliente a retornar e comprar novamente, promovendo sua fidelização. 

Em alguns casos, o valor acumulado deve ser utilizado na própria loja. Em outros, as opções são mais abrangentes. 

E existem ainda programas que oferecem o cashback como crédito em conta, sendo essa a modalidade mais literal desse conceito. 

Muitos consumidores consideram comprar em lojas ou aplicativos que oferecem melhores condições de cashback. Tal comportamento faz desse um benefício bastante importante no quesito de fidelizar o cliente

Aproveite a visita e confira também:

Como funciona o cashback como um benefício corporativo?

Existem diversas possibilidades para utilizar o cashback como um benefício corporativo. Porém, todas passam pela oferta de acesso a um programa de vantagens. Este, por sua vez, tem parceria com diferentes lojas/serviços e, no caso de compra, parte do valor gasto volta como crédito/dinheiro. 

A vantagem é que as empresas podem oferecer esses benefícios por meio da contratação de serviços necessários ao funcionamento da organização. E, muitas vezes, sem custos extras envolvidos. 

Dessa maneira, os colaboradores podem ter acesso a descontos para compras nas lojas participantes e ainda recebem parte do valor de volta.  

Quais são os benefícios em oferecer cashback corporativo ao funcionário?

Uma empresa que oferece cashback como benefício corporativo, por exemplo, adquire uma série de vantagens nesse processo. As principais incluem:

  • melhora da experiência do colaborador;
  • retenção de talentos;
  • maior engajamento dos colaboradores;
  • aprimoramento da imagem da empresa;
  • redução de turnover e absenteísmo.

Vamos destrinchá-los?

Melhora da experiência do colaborador 

Uma mulher sentada de frente a um computador conversa com uma pessoa, que mostra só o braço dela, numa representação de facilidade da tecnologia nos processos trabalhistas

Para os funcionários, essa é a oportunidade de obter vantagens em compras do dia a dia, ampliar conhecimentos e realizar diversos sonhos.

Esses benefícios aumentam a sensação de pertencimento e de valorização, gerando bem-estar, diminuindo os conflitos etc. 

Retenção de talentos

A competitividade no mercado de trabalho é alta. Sendo assim, quanto mais vantagens a empresa oferecer aos colaboradores, maiores serão as chances de atrair (e reter) bons profissionais.  

Maior engajamento dos colaboradores 

O funcionário percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e se sente mais satisfeito, aumentando sua produtividade.

Agora, uma pergunta: que tal saber um pouco mais sobre esse assunto? Para entender a importância de se ter colaboradores engajados na sua organização e saber como mantê-los envolvidos em seus trabalhos, assista ao vídeo abaixo:

Melhora da imagem da empresa

Um funcionário que se sente valorizado fala bem da sua empresa, contribuindo para a imagem corporativa desta.

Esse comportamento transforma a empresa em uma Marca Empregadora Forte, tradução de Employer Branding

Agora, uma pausa. Quer saber um pouco mais sobre o que é o Employer Branding e como atrair novos talentos por meio dessa técnica? É só baixar nosso e-book gratuito sobre o assunto:

Reduzir o turnover e o absenteísmo

Quando os funcionários se sentem valorizados, tornam-se engajados. Eles dificilmente sentirão necessidade de buscar por oportunidades fora da empresa. Isso, por si só, já reduz consideravelmente os índices de turnover da organização.  

O mesmo acontece com o absenteísmo, ou seja, a incidência de faltas e atrasos. Quanto mais valorizados, maiores são as chances dos colaboradores se esforçarem ao máximo para cumprirem seus horários e responsabilidades com eficiência. 

Como a empresa pode oferecer cashback como benefício corporativo?

cashback como benefício corporativo

Depende do programa escolhido e a qual serviço ele está vinculado. 

A maneira mais simples é optar por contratar serviços que fazem parte das necessidades da empresa, mas que oferecem esse tipo de benefício.

No caso do cashback como benefício corporativo ser atrelado a um serviço de créditos para transporte público, por exemplo, a empresa fornecedora faz parcerias com marcas diversas e os usuários podem utilizar o benefício nas lojas vinculadas.

No caso de outros serviços, como acontece no Clube Tangerino by Sólides, os colaboradores têm acesso a descontos em milhares de lojas diferentes, como restaurantes, farmácias e grandes marketplaces, e o cashback é feito em PIX.  

O que um clube de vantagens corporativo pode oferecer? 

Os clubes de vantagens podem oferecer qualquer tipo de bonificação ou vantagem, desde que faça sentido para a empresa e para os funcionários. 

Nesse quesito, a criatividade não precisa ter limites, especialmente se a empresa optar por criar o seu próprio clube de benefícios. Mas isso não é necessário.  

Entre os produtos existentes no mercado hoje, as ofertas também são bastante diversificadas. Porém, entre os principais benefícios disponibilizados, que também são os mais procurados e valorizados pelos usuários, estão:

Descontos 

Quem não gosta de receber cupons de desconto para comprar produtos de qualidade com um preço bem mais acessível? 

Em alguns clubes de vantagens, os descontos podem chegar a 60% em relação ao valor original do produto/serviço.

Além disso, os cupons de desconto geralmente são renováveis e novos produtos são disponibilizados com frequência. 

Esse benefício já é muito conhecido em outros países, especialmente nos Estados Unidos, que possui uma cultura bem forte nesse sentido.

Milhas

As milhas são pontuações acumuladas que podem ser trocadas por descontos em passagens, hospedagens e outros serviços em companhias aéreas ou de viagens. 

Com esse benefício, as férias podem até mesmo sair de graça para o colaborador, permitindo experiências novas que talvez não fossem possíveis sem as milhas. 

Clubes de compra

Nessa modalidade, os colaboradores têm acesso a ofertas exclusivas de diversos produtos para compras recorrentes, ou seja, que acontecem com frequência. Pode ser assinatura de um canal de desenvolvimento, cursos, produtos de higiene e beleza, saúde etc.   

A ideia é comprar produtos em quantidades maiores e, assim, conseguir melhores preços e vantagens. 

Cashback

Apesar de ser o benefício mais recente entre esses três no Brasil, já ganhou fãs em toda parte. Muitos consumidores já o conhecem e, inclusive, preferem fazer compras em lojas que o oferecem. 

Precisamos lembrar, no entanto, que o mais importante é que os benefícios oferecidos sejam úteis aos colaboradores. E, claro, que realmente ajudem a melhorar a qualidade de vida deles e de suas famílias. 

O que é o Clube Tangerino by Sólides? 

O Clube Tangerino by Sólides é um programa de benefícios corporativos oferecido gratuitamente aos assinantes do software de Gestão de Ponto Eletrônico Tangerino

Com o Clube Tangerino by Sólides, seus funcionários têm acesso a:

  • cupons de desconto de até 60%;
  • cashback em pix em mais de 25 mil estabelecimentos comerciais, como farmácias, restaurantes, marketplaces;
  • e muito mais.  

Vale ressaltar, ainda, que ele já possui mais de 14 mil usuários ativos e mais de 6 mil cupons resgatados. Além disso, já gerou mais de 20 mil reais de economia para os funcionários de nossos parceiros. 

E o melhor é que a empresa não paga nada a mais por isso. Essa é uma vantagem de ser cliente Tangerino. 

Como o colaborador ativa o clube?

Dispositivos com o Tangerino

Para fazer a ativação é necessário ser cliente Tangerino Ponto e ter o aplicativo instalado e atualizado no celular. Para isso:

  • acesse a loja de aplicativos (Google Play ou App Store) e instale (ou baixe) a atualização mais recente do aplicativo;
  • localize a aba Clube Tangerino na parte superior, ao lado do Ponto;
  • insira seu CPF e confira todas as vantagens disponíveis.  

O Tangerino é pioneiro no controle de ponto digital. Somos uma solução completa para a gestão da jornada de trabalho, automatizando os processos manuais do DP de ponta a ponta e, agora, com vantagens exclusivas para seus colaboradores.

Inclusive, nós temos alguns materiais relacionados a esse assunto. Confira:

Agora sim! Você já sabe o que é cashback, o que são os programas de benefícios e como esses recursos, juntos, podem favorecer o bem-estar e a percepção de valor dos funcionários, aumentando a motivação e a produtividade, e reduzindo o turnover da empresa. 

Também conheceu as opções mais frequentes no mercado e como o cashback acabou se tornando um importante fator de atração de clientes, no comércio em geral, e de profissionais, quando oferecidos como benefício corporativo. 

Depois de saber tudo sobre o cashback como benefício corporativo, agora só está faltando uma única coisa… você conhecer o Clube Tangerino! 

Então aproveite essa oportunidade e peça a sua demonstração. Clique no link e conheça o clube Tangerino agora mesmo!

Banner com fundo cinza o texto